Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 5 de abril de 2011

Felipe o Grande, a revelação do campeonato

  A Macedônia era rica em ouro e financiadora de um exército forte e efetivo, cuja eficácia se deveu muito aos esforços pessoais de Filipe. Era uma barreira entre a Grécia e o mundo bárbaro, mas os conflitos da Tessália e a intervenção de Tebas a introduziram no quadro grego.

Mas agora, a História é outra. É de um tal Felipe que já está sendo aclamado, merecidamente, como o Grande. Com 33-34 anos pode ser considerado a revelação do campeonato. E por que revelação? Revelação porque o craque cruzmaltino estava praticamente desenganado na UTI de São Januário. Afastado, estranhamente, do time sem saber o motivo já era dado como ultrapassado e acabado para o futebol. O jeito era ir fazer parte da turma do chinelinho e esperar pelo fim.

Contudo, a vida dá voltas, como o seu xará da antiguidade, que era filho de Amintas III e começou a governar a Macedônia em uma época em que o país estava dominado pelos ilírios, e libertou o reino pela força das armas e por sua habilidade como comandante militar; mas foi mostrando-se moderado em relação aos derrotados que ele se tornou o maior poder na Europa, o Felipe vascaíno ressurgiu pelas mãos do novo técnico, Ricardo Gomes, e seu futebol passou a encantar a todos.

E de repente, ele encontrou uma nova forma de jogar. Economizou nos seus esplêndidos dribles e incorporou a lição do Mestre Didi, da de quem corre é a bola. E Felipe passou a fazer a bola correr. E ela agora corre pelos campos inimigos ou adversários - conforme o gosto do freguês - como uma bola de bilhar, apesar do tapete enrrugado da mesa de sinuca, dos buracos e da grama pesada de nossos campos pessimamente cuidados. Mas, o craque também sabe lançar em qualquer terreno e por isso se diferencia dos demais.

E como o rei da Macedônia, Felipe mostra que é sempre tempo de se renascer, de se reinventar, de se tentar novamente. E isso vale para o futebol, como para a própria vida.

www.agenciareporterdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário