Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mengão Hexacampeão

Flamengo-1987: a vitória do bom senso

Na época triste em que o Brasil foi envolto em nuvens de obscurantismo, a mistura de Esporte-Política tornou-se intensiva. No Brasil-Gigante que se tentou construir com pernas de barro, chegou-se a elaborar Campeonato Nacional com número recorde de clubes participantes, em detrimento da qualidade e do aspecto rentável da competição.

Ainda em 1987, como resquício do período autoritário, quando a CBF enfrentava problemas financeiros, os principais clubes do Brasil criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de Copa União com a presença de 16 times. A entidade combalida passou a chamar a disputa de módulo Verde e criou o módulo Amarelo com equipes de menos expressão, no momento, e o absurdo de que os campeões dos dois módulos teriam de se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987. O Flamengo e o Internacional se recusaram a enfrentar o Sport Recife e o Guarani, que se enfrentarem entre si, com o time pernambucano sendo apontado como campeão brasileiro.

Agora, em decisão história, a CBF, após longa reunião de seu presidente, Ricardo Teixeira, e a presidente rubro-negra, Patrícia Amorim, reconheceu o título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo, em 1987, ao lado do Sport Recife.

"Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro", disse Patrícia, ao site oficial da CBF.

Com a resolução, o Flamengo é tido oficialmente como hexacampeão brasileiro e soma as conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.

Eis a equipe do Flamengo campeã Brasileira de 1987, de fato e de direito: Zé Carlos, Jorginho, Edinho, Leandro e Leonardo; Ailton, Andrade, Zinho e Zico; Bebeto e Renato Gaúcho.

www.agenciareporterdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário