Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Discurso da presidente Dilma

Educação como prioridade


Em seu primeiro pronunciamento à Nação, em rede nacional após assumir o cargo em 1º de janeiro, a presidente Dilma Rousseff fez menção ao retorno às aulas, repetindo comportamento adotado pelo presidente norte-americano, Barack Obama, em pronunciamento sobre o início do ano letivo, em seu primeiro ano de mandato. A mensagem

de cerca de cinco minutos é promissora, pois, representa certo ineditismo entre os governantes brasileiros, que nunca deram importância a esse fato.



Ao reforçar o compromisso com a área educacional, a presidente traz para os holofotes da mídia, uma de sua promessas de campanha. Ela anunciou a criação do Programa de Acesso à Escola Técnica, semelhante ao ProUni para o ensino superior, bem como o Plano Nacional de Banda Larga e medidas para evitar novas falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ponte forte do breve pronunciamento, no entanto, foi o reforço as metas de valorização do magistério. Outro compromisso destacado é o da criação de novas escolas e creches em todo o país.



Em um momento, que o governo efetua cortes de quase 50 bilhões no orçamento, ao destacar a prioridade com a Educação, a presidente Dilma demonstra estar no caminho certo, tantas vezes postergado por governos anteriores. "É hora de investirmos ainda mais na formação e remuneração de professores e na criação de novas creches e pré-escolas", disse ela, considerando a educação como a melhor maneira de se sair da pobreza.



"Ninguém sai da pobreza se não tiver condições de educação gratuita, contínua e de qualidade", foi como finalizou o discurso, sendo seguida por vídeo com os dizeres "Brasil: país rico é pais sem pobreza".



Nesse aspecto, há de se ressaltar, também, a necessidade de que tão logo seja possível, o governo retome a política de concursos públicos, vital para a empregabilidade de grande número de brasileiros, em especial os jovens, que faze da área pública instrumento fundamental para a saída da pobreza, complementando um dos objetivos da educação.







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