Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As sete competências básicas para educar em valores


Xus Martín García e Josep Maria Puig, especialistas em educação na Espanha, apresentam as sete competências pessoais e profissionais para que o professor eduque em valores. Defendendo o princípio da educação para a construção da cidadania, eles abordam os diversos problemas do ensino e também as causas e os desafios da revolução educacional.

A escola de hoje passa por uma série de dificuldades relativas ao seu papel na sociedade. Nesse contexto, o conceito de competências vem se firmando como o novo caminho a ser trilhado pelos docentes na construção de uma sociedade ética, humana e solidária.

No livro As sete competências básicas para educar em valores (184 p., R$ 54,90), lançamento da Summus Editorial, os especialistas em educação Xus Martín García e Josep Maria Puig, ambos da Espanha, propõem diversas atividades práticas que podem ser trabalhadas em todos os níveis de ensino.

Partindo do princípio de que a educação em valores é uma ocupação essencial dos educadores, os autores revelam aquelas que definem como as sete competências pessoais e profissionais para que o professor cumpra essa tarefa: ser ele mesmo, reconhecer o outro, facilitar o diálogo, regular a participação, trabalhar em equipe, fazer escola e trabalhar em rede.

Os autores

Xus Martín García é professora titular de Teoria e História da Educação da Universidade de Barcelona, onde ministra aulas de Educação Moral, Educação e Valores e Teoria da Educação. É membro do Grupo dePesquisas em Educação Moral (Grem). Entre suas publicações individuais e coletivas se destacam: Descarados: una pedagogia para adolescentes inadaptados (Octaedro, 2008); Tutoría: técnicas, recursos y actividades (Alianza, 2008); e Competencia en autonomía e iniciativa personal (Alianza, 2007).

Josep Maria Puig é professor catedrático de Teoria da Educação da Universidade de Barcelona e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Moral (Grem). É reconhecido como um dos maiores especialistas em educação moral na Espanha, onde tem vários livros na área. No Brasil, publicou as seguintes obras: Educação e valores: pontos e contrapontos (Summus, 2007), em coautoria com Ulisses F. Araújo e Valéria Amorim Arantes (org.); Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral (Moderna, 2004); Democracia e participação escolar (Moderna, 2000); Ética e valores: métodos para um ensino transversal (Casa do Psicólogo, 1998); e A construção da personalidade moral (Ática, 1998).

Título: As sete competências básicas para educar em valores

Autores: Xus Martín García e Josep Maria Puig

Revisão Técnica: Valéria Amorim Arantes

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 54,90

Páginas: 184 (2 cores)

ISBN: 978-85-323-0646-3

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.summus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário