Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 4 de junho de 2018

OPINIÃO E METAMORFOSE

Na época do arbítrio fazia sentido os versos fortes de Zé Keti, com o Opinião (Pode me bater pode me prender, podem até deixar-me sem comer que eu não mudo de opinião). Mas, o mundo gira e o mundo roda. Ainda longe da democracia ideal, nos aproximamos hoje mais, felizmente, da Metamorfose Ambulante pregada por Raul Seixas (Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo).
São dois contextos, duas épocas diferentes. Contudo, para muitos e já foi dito que "o uso do cachimbo torna a boca torta", o que resta desta festa é a intolerância, o pensamento troglodita, o tacape rasgando a cabeça do próximo, simplesmente pelo fato de não pensar como a gente.
A intolerância se faz presente em um simples debate político em torno da liberdade ou prisão do Lula até a uma discussão sobre a escalação ou não de um atacante em uma equipe de futebol.
Frutos de um país, no qual a prática democrática sempre foi rara, o pensamento geral entre velhos e jovens é o de não saber debater. A conversação não flui, ela é sempre entremeada de agressões e palavrões que são os recursos comuns aos pobres em argumentação ou na transformação da acepção religiosa, os chamados "pobres de espírito", visto de forma pejorativa. Ao contrário dos do passado, não herdarão a terra, mas simplesmente o inferno da opinião ditatorial ou a metamorfose dos que mudam sempre para pior. (Mauricio Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário