Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tchê do JS Escolar: repórter guerreiro

Ronaldo Tchê, além de amigo foi um dos meus primeiros orientadores, quando comecei a trabalhar como repórter de Educação no antigo  Jornal dos Sports. Em plena período de ditadura, como repórter é dono de um longo histórico, no qual a busca pela notícia era colocada acima de tudo. Em um vestibular da antiga Uni-Rio (Escola de Medicina e Cirurgia) resolveram boicotar a imprensa (coisas do período autoritário). A ansiedade era grande entre os estudantes pelo resultado do vestibular. Tivemos a informação que a lista seria afixada no mural da universidade, no fim da noite, e só no dia seguinte poderia ser vista pelos candidatos. Tchê simplesmente pulou o muro alto, trouxe a lista para a Redação, os números e nomes foram copiados rapidamente e a lista devolvida para o paredão de onde saiu. No dia seguinte, o JS publicou o resultado do vestibular com exclusividade. Conto a história com o que me ficou na memória - talvez com algum ou outro erro -, mas apenas para acentuar a iniciativa de Tchê como repórter.

Mas, talvez, a sua grande façanha foi a de entrar em um hospital, no qual um líder estudantil estava baleado em estado grave e cercado de seguranças para que nada fosse noticiado. Tchê simplesmente teve a iniciativa de conseguir um jaleco com um funcionário e passando por enfermeiros e médicos, conseguiu chegar ao quarto do paciente e cuidadosamente fotografá-lo. Infelizmente, o regime foi cada vez mais endurecendo e a censura tomou conta de vez.

Agora com o passar dos anos. Graças aos avanços tecnológicos. Recebo uma carinhosa mensagem do Tchê, mandando notícias.
_________________________________________________________________________________

Caro Maurício. Um grande e afetuoso abraço! Um abraço também para o Adolfo.. Lembra de mim? Sou o Tchê do JS Escolar, de significativa memória. Parabéns pela Folha Dirigida. Que sucesso! Da mente do Adolfo, era de se esperar tudo isso! Ainda mais com colaboradores como tu... Parabéns pelos excelentes textos que acabei de ler! Se um dia vieres ao sul ( ou o Adolfo) me procurem.
Casaste? Tens filhos? Eu tenho três filhas e um neto de 8 anos...
... Estou aposentado e me sinto muito jovem. E você? O jornalismo é uma cachaça: colaboro com o site O PORTAL DO JARDIM ALGARVE. Ainda conservo um texto correto. Ah! a imodéstia! Dá uma olhadinha na "Coluna do TeleRonaldo". São matérias polêmicas como "Mulher, a Redenção Fora do Paraíso", pela qual me chamam de "ateu"... (Ou à toa...) Mas chega de falar de mim.
                                         ______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário