Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 27 de setembro de 2011

UPA-Maré: "Perdeu playboy!!!"

Napoleão, o imperador francês e considerado um gênio militar, afirmava em relação aos seus exércitos que o estômago deveria ser colocado acima da cabeça. Isso significa que para se obter sucesso em uma ação contra um hipotético inimigo deva se levar em conta antes de tudo o melhor planejamento. O famoso general francês referia-se a necessidade de se dar ênfase à Logística antes de se entrar no campo de batalha.

E o que é a Logística: nada menos que dar condições na retaguarda para suprir o exército em suas ações. Conta-se que o soldado de Napoleão marchava sempre com uma reserva de pão no embornal. Ou seja: “o estômago colocado acima da cabeça”.

Por isso, o fechamento da unidade 24 horas que atendia diariamente 290 pessoas por dia na Favela da Maré, a primeira do estado, inaugurada em 2007, por tempo indeterminado, a pedido da Polícia Militar, tem o simbolismo de uma derrota do Poder Público diante da marginalidade.

Se o terreno não tinha as condições adequadas para o funcionamento da UPA, apesar de no local existir um Batalhão da Polícia Militar, a unidade não deveria ter sido instalada. Houve falha de Planejamento e de Logística.

Muitas especulações são feitas, em relação ao assunto, entre as quais a da falta de pessoal nas UPAs, com atraso de pagamentos, em virtude da terceirização dos serviços, expondo também o caos do estado na área de saúde.

Por ter sido a unidade pioneira no estado, o fechamento da UPA da Maré, como resultado da violência, representa um atentado aos cidadãos de bens, como são a maioria dos moradores do Complexo da Maré e a toda população em geral. É como se os bandidos orgulhosos declarassem o seu tradicional: “Perdeu playboy!!!”

PS: Felizmente, o governo voltou atrás e decidiu reabrir a UPA da Maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário