Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Feira de Leitura: a escola que não consta nos rankings oficiais


Apesar dos baixos índices obtidos pelas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, no último Enem, onde os resultados mostraram um desenvolvimento abaixo do índice esperado pela Secretaria Estadual de Educação. O Colégio Estadual Frederico Azevedo, em, Itaúna, São Gonçalo, apresentou a sua segunda Feira de Leitura, provando que, com boas ações é possível melhorar o quadro caótico da educação no estado.

Como parte do programa, Visita às Escolas, a presidente da UPPES, professora Teresinha Machado da Silva, acompanhou de perto as atividades realizadas pelos alunos. Para a educadora, são realizações como essas que fazem a diferença no ensino dos alunos, apesar dos baixos salários e da falta de condição de trabalho, muitos professores conseguem desempenhar atividades importantes para a formação dos estudantes. “Mesmo sem a valorização adequada, o professor ainda consegue desempenhar realizações importantes, por amor e dedicação ao magistério”, disse. Para a presidente, eventos dessa magnitude deveriam ter um maior apoio do governo. “Se o governo incentivasse estes eventos em todas as escolas da rede estadual, talvez o resultado nas avaliações fosse outro”, frisou.

O evento que mudou a rotina dos alunos, contou com stands de leitura, montados na quadra da escola e com diversos títulos de autores nacionais e internacionais. Para a presidente o incentivo a leitura deve ser uma prática constante para todos, pois, segundo ela, a leitura é uma forma de desenvolvimento intelectual, não só dos estudantes, mas de todo ser humano. O convite para o evento foi enviado pelo diretor geral da escola, professor Luiz Carlos Caldeira Delgado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário