Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 11 de setembro de 2011

Missão dada é missão cumprida

       O bordão do Bope celebrizado no filme Tropa de Elite dá, também, em outros setores uma visão clara do que se espera do chamado profissional de ponta. Ele é como na versão de Pitigrilli, o soldado enviado para Cuba com o objetivo de levar uma carta presidencial a Garcia, líder dos rebeldes na luta contra a separação da Espanha. Ele pega a carta do presidente McKinley e não pergunta como fazer, qual o caminho a seguir, quais os recursos que disporia, se contaria com ajuda, etc e tal. Simplesmente pega a carta e cumpre a missão. Pitigrilli diz que o soldado em questão deveria ter uma estátua erguida em frente de cada escola nos Estados Unidos. Essa seria a estátua em homenagem a todos os indivíduos que sabem tomar iniciativa.
                  
      No mercado de trabalho há grande reclamação pela falta de profissionais que saibam tomar iniciativa. Por isso, quando esse profissional aparece é visto como joia rara. É uma espécie de Nilton Santos, chamado a Enciclopédia do Futebol. Na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, ao ver um enorme espaço à sua frente, apesar de ser defensor, e naquela época, o normal era o defensor só defender, o lateral não titubeou foi em frente conduzindo a bola em direção ao gol adversário, enquanto, conta-se que desesperado o técnico gritava do banco para ele retornar. Mas, Nilton foi adiante e marcou um gol consagrador. Conta o folclore do futebol, que do banco Feola, o treinador, gritava: "Volta Nilton para me dar um abraço".

      Cumprimento da missão, vista como meta, como objetivo, como o gol é fundamental em qualquer atividade. A tomada de iniciativa, por isso, se faz necessária. O importante é a realização da obra. Muitas vezes, quando ela não é obtida, partimos para algum tipo de desculpa como falando do prazo pequeno, da falta de colaboração da equipe, da espera do sinal verde por parte de algum diretor, etc e tal. Mas, nada se justifica. O fundamental é o cumprimento da meta. Isso diferencia o profissional com capacidade de iniciativa dos demais.

Para www.agenciareporterdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário