Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jornalista novata em busca de oportunidade

Durante vários anos trabalhei orientando estagiários em Jornalismo ou mesmo repórteres iniciantes. Por isso, quando algum escreve pedindo aconselhamento, procuro dar algumas dicas, mas acentuando que outras orientações deverão ser buscadas. O principal para o jornalista novato é mostrar que está capacitado a ocupar a vaga que, eventualmente, surgir. As dificuldades iniciais não devem servir de desânimo. Acho que além do envio de currículo, a presença física do candidato pode queimar etapas. Eis o bate papo, com antiga estagiária (o nome foi modificado):


11:30
Gina: Oi, Maurício
11:31
Olha, deixa te dizer... enviei meu currículo (porque me formei) para um jornal. Enviei para o Recursos Humanos. Terminei a faculdade e estou correndo atrás de emprego e tal. Esse é o melhor caminho?
 
11:33
eu: Oi Gina - Vou te dar uma dica. Não basta enviar currículo. Vai com a cara e coragem nas redações, empresas, etc. Diz que é jornalista e gostaria de conversar com alguém da área de Recursos Humanos ou com o Chefe de Redaçãol ou com o Chefe de Reportagem. Se perguntarem, diz que viu os nomes no expediente do jornal ou no noticiário, etc. No caso de um jornal, é importante investir alguns reais e se tornar leitor.
11:34
Gina: siim, vou tirar a semana que vem pra percorrer os jornais no rio
11:35
eu: Leia os jornais ou revistas ou procure informações sobre as empresas visadas por você. Quando for conversar com alguém da empresa, você mostrará que está por dentro do jornal (principais colunas, assuntos que estão saindo. O que diz o editorial, etc). Isso é válido também para as empresas em geral, pois mostra que você  é uma pessoa bem informada e que acompanha os veículos - conhece os principais colunistas e sabe sobre o que o jornal vem abordando - principais assuntos, etc. É importante ter um conhecimento mínimo da história da empresa em que você deseja trabalhar. É o mesmo que alguém tentar ingressar na Ford, sem saber quem foi Henry Ford. Ou no Globo, sem saber quem foi Roberto Marinho.
 
11:36
Gina: nossa, brigada Maurício!

pode deixar, vou fazer isso sim!!!
 
vou comprar os jornais hoje e na segunda vou rodar pelo rio entregando os currículos e tudo mais!!!
 
brigada, viu!!!

11:37
eu: 4 - Agora que você é profissional - um último conselho de amigo e colega mais velho. Cuidado com o que você escreve nos sites de relacionamento  (Facebook, Orkut) etc). Os principais RH de empresas costumam verificar o que as pessoas andam falando e se estão no perfil esperado... Um forte abraço e boa sorte. Qualquer coisa é só entrar em contato.

11:38
Ginai: beleza, Maurício!!!
 
brigada pelas dicas, viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário