Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mercado de Trabalho


Professora quer mais facilidades para ingresso das pessoas no mercado de trabalho
Defender as facilidades para os desempregados encontrar a oportunidade de emprego, expandindo núcleos modernos especializados em RH, nos bairros da capital e no interior do estado, eis alguma das propostas da professora Regina Neves, especializada na área de Recrutamento e Seleção.
Para ela, é preciso apoiar a capacitação como ferramenta do desenvolvimento profissional do trabalhador. Viabilizar a aprovação de trabalhos para incentivar uma maior aplicação da Lei nº101101, de dezembro de 2000 (PLR /participação nos lucros ou resultados) pelas empresas, como fonte de valorização e incentivo à produtividade e combate da pobreza, além de se apoiar a política de redução de impostos.
·                                 A seu ver, este é o momento ideal para se divulgar as propostas de defesa de redução de impostos e incentivo fiscal às empresas que queiram implantar a PL. O tema, segundo a professora Regina Neves, é de interesse de todos os que buscam oportunidades de carreira; ofertas de consultoria; novos empreendimentos; consultas de empregos; solicitações de conhecimento; acordos de negócios;  e solicitações de referência.
·                                 Eis a entrevista da professora à Agência Repórter Digital (www.agenciareporterdigital.com.br):

           ARD - O que deve ser feito para melhorar o acesso das pessoas ao mercado de trabalho?
Regina Neves -  A capacitação profissional além de boa base na escolaridade. Em primeiro lugar, sabemos que a construção de um edifício ou uma casa precisa de um excelente alicerce, que é a base da boa construção para permitir que as futuras gerações usufruam dela.
ARD - O Ministério do Trabalho registra falta de pessoal em diversos cargos devido a má-formação de mão de obra qualificada pelo sistema de ensino. Como se resolver essa situação? 

Regina Neves - Garantir  a   formação profissional nas últimas séries do ensino fundamental e médio , incluindo o pós médio/técnico.     

ARD - A senhora tem uma larga experiência na área de colocação de pessoal no mercado de trabalho. Que conselho daria a um jovem ou adulto com dificuldades de conseguir um emprego?

Regina Neves - Buscar uma boa capacitação,conhecer  técnicas de entrevista profissional e marketing pessoal; elaborar um bom currículo; e montar rede de contatos.
ARD - A área militar é tradicionalmente grande recrutadora de mão de obra de todos os graus de escolaridade, além de ser ela mesma uma formadora de pessoas. Nos últimos anos, as Forças Armadas não têm recebido dos governantes a devida atenção. A seu ver, o que
pode ser feito para que Marinha, Exército e Aeronáutica sejam uma ótima opçãode futuro profissional para os jovens?
Regina Neves - Sabemos que as Forças Armadas possuem diversos cursos de formação profissional nas Academias e Escolas de especialistas. Por exemplo, piloto de avião, piloto de helicóptero, mecânico de avião e helicóptero, ambos no mercado de trabalho são reconhecidos como mão de obra cara e bem remunerada, Passo a pensar então, que as Forças Armadas poderiam contribuir com a valorização do mercado de trabalho, através da preparação dos jovens enquanto estivessem  servindo. Outro exemplo: A Marinha  prepará-los nas
 funções para  os estaleiros como soldadores,  mag tig eletrodos, autocadista, estrutura navais, etc Na Aeronáutica, opções como mecânico de helicóptero, avião. O Exército, por exemplo, contribuiria com técnicos da saúde, mecânico automotores. Em síntese todos jovens enquanto prestassem serviço militar deveriam receber cursos de qualificação para a vida profissional após a baixa. E,se possível encaminhá-los,com critérios,para oportunidade de emprego. Outra forma para atrair à carreira militar, seria oferecer um adicional a título de compensação pela especialização do militar de nível superior.   
ARD - Fala-se muito em inclusão social, com a necessidade de melhor atendimento às pessoas
portadoras de deficiências, em especial a criança. Com sua experiência na área, que sugestões
a senhora dá para que a escola possa realizar um trabalho eficiente em relação ao assunto?

Regina Neves - Para  os com deficiência múltiplas e os maiores ainda há necessidade da escola especial com  as oficinas. Com os menores e down se consegue realizar um bom trabalho de inclusão na escola regular com turma especial.
ARD - Nossos professores recebem os mais baixos salários no ranking profissional (o piso salarial
no Estado do Rio para o magistério é de R$ 638). Qual a importância da valorização do professor
na construção de uma sociedade mais justa e fraterna? 
Regina Neves - Em primeiro lugar, sabemos que a construção de um edifício ou uma casa precisa de um excelente alicerce, que é a base da boa construção para permitir que as futuras gerações usufruam dela. Caso sejam contratados profissionais como engenheiros arquitetos ou mesmo pedreiros preocupados apenas com os compromissos  financeiros, corre-se o risco de, em  algum momento, distraírem-se e efetuar  um cálculo a mais ou a menos e comprometer a construção por longos anos ou que se tenha de se recomeçar tudo do zero. Sabemos que a Educação é a base e o valor está na estrutura do alicerce. Somente desta forma se consegue um município, um estado, um país forte. O professor é uma fábrica  de capacitação humana. Produzindo para o país pessoas alfabetizadas,graduadas,cientistas, especialistas etc..Creio que elevar o piso ou as gratificações  de ano a anos  não é a única solução. Tenho um pensamento impactante sobre o assunto. 


E a que ser resume este pensamento?

ARD - Regina Neves - É simples assim... Eu defendo  os benefícios da Lei 10101 de dezembro de 2000 como fonte de valorização e incentivo à produtividade e forma correta do combate a pobreza. Ao pensar na minha classe dos professores lembro que a cada dia estamos mais pobres e desvalorizados, porém produzimos muito, em âmbito seja  municípal, estadual ou federal. Os poderes arrecadam o suficiente para compartilhar deste benefício de Lei com a classe dos professores, solucionando as questões de defasagem salarial e não haveria mais o que esperar par obter aumentos salariais... Quanto mais o poder arrecadar os professores que produzem, receberiam o previsto no acordo de PL. O que seria desses poderes hipoteticamente falando sem um mestre? Voltaríamos ao nível de atraso do Brasil Colônia?  Os funcionários da Petrobras há muito já são beneficiados com esta Lei que é conquista do sindicato. Os professores também podem usufruir. Então é hora de ajustar  para a classe a Lei da  PL.

ARD - E será viável a aplicação dessa lei?

Regina Neves - Neste instante verifiquei por exemplo que o município de Niterói é o que mais arrecada: 11 milhões por anos consecutivos. O pensamento é de impacto. Ninguém quer dividir o bolo, mas comer sozinho da dor na barriga... daí aposto tudo nesta Lei 10101, recomendando que as pessoas tomem conhecimento dela pela Internet, verificando os detalhes que ela descreve.. simples e direta ao assunto, para mim é ferramenta  de combate a pobreza com trabalho, industriosidade e produção. É claro que será preciso muita coragem para se entrar na briga....


Contato: regina neves" - reginasln@yahoo.com.br

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