Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Porta Estreita

TUDO É LÍCITO
MAS NEM TUDO
ME CONVÉM

Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine

1 Coríntios 6:12

Ao longo da História muitas manifestações artísticas surgem com atos considerados ofensivos a determinados grupos religiosos. Há casos como o do jornal satírico francês Charles Hebdo alvo de ataque terrorista em 7 de janeiro de 2015, em Paris, resultando em 10 mortos e cinco feridos, resultante de publicações consideradas ofensivas ao Islamismo.
No Brasil, vire e mexe, também ocorrem fatos geradores de polêmicas, insuflando o mundo religioso e de outro lado aqueles que defendem a liberdade de expressão a todo custo. É o Cristo coberto de Joâozinho Trinta em um desfile de carnaval; Rita Lee vestida de Nossa Senhora em um show do Rolling Stones, no Maracanã; Nossa Senhora em desfile carnavalesco em Salvador; charge de Jaguar no Pasquim, etc.
Agora volta à tona outra polêmica envolvendo o grupo humorístico Porta dos Fundos em filme sobre o Natal produzido pela Netflix.
A Netflix oferece centenas de filmes a seus assinantes. Muitos talvez passariam ao largo diante da oferta de mais um, sobretudo ao lado de vários outros em que o Natal é tratado de maneira mais adequada para a maioria do público.
Contudo, o objetivo do grupo de humor acaba sendo alcançado quando desperta a reação de grupos religiosos entre eles a de um bispo, chamando a atenção para o filme.
Erra-se como no passado em relação ao filme polêmico de Goddard "Je vous salue marie", com religiosos fazendo protestos na porta de cinemas, o que só serviu para aumentar o interesse de público para a obra do cineasta francês.
Despertar polêmica é a forma de ação de muitos artistas. Persistir na fé deve ser a forma de ação dos religiosos, não se deixando abalar pelas chamadas coisas do mundo. Mostrar-se ofendido,

no caso do Cristianismo, a resposta já foi dada há mais de 2 mil anos por Jesus, quando os fariseus lhe apresentam a moeda romana: "Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus" ou em sua oração "perdoai as nossas ofensas como perdoamos aos que nos ofendem".
Todo mundo é livre para seguir pela Porta dos Fundos, bem sabemos que a Porta Estreita é mais difícil de ser seguida.
Mauricio Figueiredo - Ard-Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário