Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 1 de dezembro de 2019

Catolicismo


ESPECIALISTA EXPLICA
IMPORTÂNCIA DA CRISMA


A Paróquia São Sebastião, em Araruama, região dos Lagos do Estado do Rio, encontra-se com inscrições abertas para o Catecumenato Batismal na secretaria da Catequese Eucarística, sendo necessária a cópia da identidade ou certidão de nascimento; e cópia do comprovante de residência.
Com o objetivo de esclarecer sobre a importância da Crisma, a Agência Repórter Digital entrevistou Luciane de Castro Raposo, formadora da Dimensão Bíblico-Catequética da Paróquia São Sebastião de Araruama.
Eis a entrevista:
Agência Repórter Digital - O que significa a Crisma?
Luciane de Castro Raposo – A Crisma, ou Confirmação, é o Sacramento que produz a infusão dos dons do Espírito Santo sobre o crismado. É também o sacramento que confere maturidade e responsabilidade para que o cristão seja discípulo missionário do Senhor.
Agência Repórter Digital - O católico, caso queira, pode abrir mão da Crisma, se atendo só ao batismo ou a primeira comunhão?
Luciane de Castro Raposo - Um católico verdadeiramente católico sempre preferirá receber todos os sacramentos possíveis. Deixar de receber a Crisma é dispensar os dons do Espírito Santo, que tantas mudanças positivas pode proporcionar às nossas vidas. Sem a Crisma o católico não está verdadeiramente iniciado na fé católica e permanece ainda criança em sua prática de fé.
Agência Repórter Digital - Qual o tempo mínimo e máximo de preparação para a Crisma?
Luciane de Castro Raposo – O período mínimo que se deveria observar seria da Quaresma de um ano à Páscoa do ano posterior. Mas no início da Era Cristã os novos cristãos eram preparados por, pelo menos, três anos. São Paulo é um belo exemplo dessa preparação mais longa e tão frutuosa. E olhe que São Paulo era versado nas escrituras do Antigo Testamento, tendo estudado com Gamaliel.
Agência Repórter Digital - Se a pessoa se julga já preparada para a Crisma, alegando possuir grande bagagem de ensinamentos cristãos e da doutrina da Igreja, pode requerer para ser crismada de imediato?
Luciane de Castro Raposo – Se a pessoa realmente possui tais conhecimentos e vivência, das duas uma: ou já está crismada, pois teve o reconhecimento da necessidade desse sacramento logo que chegou aos quinze anos; ou se reconhece sempre necessitado de conhecer e aprofundar sua fé, com uma preparação de oração, comunhão e partilha. O cristão católico maduro reconhece-se sempre necessitado de formação. É próprio de sua identidade.
Agência Repórter Digital - Quais os requisitos necessários para fazer a Crisma?
Luciane de Castro Raposo – No Catecumenato Crismal é necessário ser batizado e ter as disposições de ânimo e compromisso para participar de toda a formação. Empenhar-se na leitura da Palavra, nas formações com assiduidade, cumprir a vivência pastoral (um estágio em alguma pastoral da paróquia), não ter impedimento canônico nem estar irregular na Igreja, como viver maritalmente sem estar casado no religioso. Também se pede a idade mínima de 15 anos e compromisso pessoal.
Agência Repórter Digital  - Como funciona a Crisma na Paróquia São Sebastião? Dias, horário. É cobrada assiduidade?
Luciane de Castro Raposo – Assiduidade é o outro nome do cristão católico. Rsrsrsrs. Quem não tem assiduidade com o Senhor, tem dificuldade em crescer na fé. Funciona às quintas, após a missa das dezenove horas, e o número de faltas não justificadas não pode exceder 3 seguidas ou cinco aleatórias.
Agência Repórter Digital - Ao fim do curso é feita alguma avaliação? Como a pessoa pode se considerar ou considerada preparada para a Crisma?
Luciane de Castro Raposo – O tempo inteiro há avaliação da pessoa, por si e pelos catequistas. Observa-se, além da assiduidade, a participação nas palestras e atividades, a postura e as respostas às indagações, conversas pessoais e expressões de maturidade, ou não. A Crisma é um processo de amadurecimento, que, ao final, faz com que o crismando não se sinta “pronto”, mas “decidido” pelo Senhor e o Seu Reino.
Agência Repórter Digital - Quais os materiais básicos para participar da Crisma?
Luciane de Castro Raposo – O Catecismo da Igreja Católica e a Bíblia Sagrada. O formulário de vivência pastoral em dia e blocos de notas; além de celulares desligados. Quem não se desconecta do virtual nem para rezar, não pode crescer na maturidade e graça do Senhor.
Agência Repórter Digital - Como ocorre a escolha dos padrinhos? Quais os requisitos e quanto são os padrinhos?
Luciane de Castro Raposo – A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita bem antes da data de recebimento do sacramento. O ideal é o futuro padrinho ou madrinha acompanhar todo o processo de conversão/amadurecimento de seu afilhado. Interceder por ele e dar todo o apoio e aconselhamento de que precisar.
Trata-se de um padrinho ou uma madrinha, crismados na Igreja, sem impedimento canônico, com mais de dezesseis anos, com maturidade e postura consciente, que seja atuante na Igreja e possua bons relacionamentos com os outros, tanto dentro quanto fora da comunidade. Não deve ser pai, mãe, filho ou filha, namorado ou namorada, marido ou esposa do crismando. É uma relação de paternidade/maternidade espiritual muito diferente das relações terrenas.
Agência Repórter Digital - Por que a Crisma e não o Crisma?
Luciane de Castro Raposo – O Crisma é o óleo que nos unge no Batismo e nos confirma na Celebração do Sacramento da Crisma. Ungidos pelo Senhor, somos chamados a assumir nossa missão junto à Igreja e ao mundo.
Entrevista para a Agência Repórter Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário