Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

LIVERPOOL X FLAMENGO



Let it Be (Deixa estar) x Let it Bleed (Deixa sangrar)

A grande vantagem do Liverpool em relação ao Flamengo na disputa do Mundial, 21 de dezembro, é o poderio financeiro. Contudo, se levarmos a máxima de João Saldanha de que se dinheiro ganhasse campeonato, o time do Banco do Brasil venceria sempre, isso não conta muito.
Outro fator importante é que na Premier League, da Inglaterra, o Liverpool tem sempre morrido na praia nos últimos anos, a contar de 2000, sendo sua última conquista registrada em 1990. Ou seja, uma equipe acostumada à derrota. Até mesmo o modesto Leicester, com um orçamento pífio, surpreendeu os poderosos e foi campeão em 2016.
O Liverpool utiliza a estratégia da Raposa e as Uvas da história de Esopo. Se perder o Mundial para o Flamengo dirá que o título não tem importância, pois está focado no campeonato inglês. Se ganhar então festejará um título inédito em seu currículo, colocando toda a arrogância na mesa.
Contra o Monterrey do México utilizou essa estratégia. Escalou pretensiosamente uma equipe sem quatro titulares, achando que resolveria a parada facilmente. Acabou correndo risco de perder a partida e teve de largar a pose e colocar as estrelas em campo, juntando-se ao maestro Salas isolado no meio de atletas comuns.
É evidente que o campeonato inglês é importante. Mas é preciso levar em conta circunstâncias diferenciadas. Além do poder econômico, facilitando contratações e tudo o mais, a Ilha chamada Inglaterra com seus 130 mil kilômetros quadrados cabe inteira dentro do Estado de São Paulo. Com isso, ao contrário do campeonato Brasileiro, os deslocamentos das equipes ocorrem de maneira confortável, sem contar as condições de aeroportos, hotéis e estradas.
Já o Brasileirão, com seus 38 times, é uma verdadeira maratona de jogos e sacrifício em gramados e estádios nem sempre preparados para a exibição de um bom futebol. Trata-se de uma competição bem mais competitiva.
Este ano, o Flamengo surpreendeu ao aliar a montagem de uma equipe qualificada com um técnico experiente e com visão moderna de futebol. Ou seja, Jorge Jesus juntou a competitividade do futebol europeu com o talento e criatividade inegável do futebol brasileiro.
Futebol como bem definiu Luiz Mendes é uma caixinha de surpresas: o embate entre o primo pobre da América do Sul e o ricaço inglês é de resultado imprevisível.
Tudo pode acontecer. O Liverpool enfiar uma goleada ou vencer de forma modesta ou na prorrogação ou nos pênaltis. O mesmo pode ocorrer com o Flamengo, golear o adversário, vencer modestamente ou na prorrogação ou nos pênaltis.
O inglês se vencer comemorará de forma blasé e focará na Premier League, enquanto o Flamengo transformará boa parte do Brasil em verdadeiro carnaval. O Liverpool canta o seu clássico Beatles – Let it Be (Deixa Estar) – o Flamengo responde no estilo Stones – Let it Bleed (Deixa Sangrar).
Mauricio Figueiredo – Agência Repórter Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário