Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 21 de julho de 2018

Erasmo

O AMIGO DO REI

As mensagens de amizade tomaram conta da rede no Dia do Amigo. Muitos avessos às datas deixaram passar em branco. É o velho discurso de que mãe, pai, namorados, etc, deve ser comemorado todo o dia.
Tradicionalmente, talvez por comodismo, entre as coisas que posto está a enigmática canção de Carole King, a grande compositora e cantora norte-americana com o seu mega sucesso You've Got a Friend (Você tem um amigo) dedicada ao seu especial amigo James Taylor, na ocasião, no fundo do poço do mundo das drogas e segundo a lenda a canção foi essencial para a sua recuperação.
Mas, hoje gostaria de falar de um outro super amigo. Ou melhor, do amigo do rei, que não é pouca coisa. Trata-se de Erasmo Carlos.
Muitas vezes aparecendo à sombra de Roberto, Erasmo não é devidamente notado como excelente compositor e poeta. Há, no entanto, quem procure se debruçar na obra autoral do Tremendão, embora seguindo o manual dos Beatles, grande parte das composições dos mestres da Jovem Guarda sejam assinadas em dupla (Erasmo-Roberto). Mas, quando se acompanha a obra de Erasmo dá para se perceber com maior nitidez um certo toque sutil nas composições que só as valorizam.
Conta-se que Sentado à Beira do Caminho, mega sucesso gravado internacionalmente seja uma composição típica de Erasmo e representa um desabafo feito ao fim da Jovem Guarda, quando Roberto praticamente partiu para carreira solo, deixando na pista órfãos Erasmo e Vanderleia. Erasmo então frisou que "Eu não posso mais ficar aqui sozinho, esperando que de repente você volte para mim" e mais efusivo: "preciso lembrar que eu existo, eu existo".
Assim somos nós, ciumentos em relação aos nossos grandes amigos. Procuramos deixá-los na geladeira por uns tempos, acreditando que eles nos esqueceram. Mas, no fim de tudo, não resistimos e voltamos a procurá-los. Amigos são ingratos, são infiéis, são chatos quando apontam nossos erros. Mas essa praga são amigos e não podemos viver sem eles. Como disse Dolores Duran, se pudéssemos os esqueceríamos.
Insatisfeitos como os amigos sinceros e os insinceros que temos, seguimos nossa sina de continuar procurando um amigo para que realmente fiquem conosco, em nosso eterno vazio existencial. Carole King disse a James Taylor que esse amigo verdadeiro só pode ser como o Cristo:

" Quando você estiver deprimido e confuso
E você precisa de uma mão amiga
E nada, nada estiver dando certo.
Feche os olhos e pense em mim
E logo eu estarei lá
Para iluminar até mesmo suas noites mais sombrias.

Apenas chame meu nome..."

Mas de forma direta Erasmo Carlos escreve em seu "Preciso Encontrar um Amigo":

"Preciso urgentemente encontrar um amigo
Pra ficar comigo, pra ficar comigo
Preciso urgentemente encontrar um amigo
Pra ficar comigo, pra ficar comigo

Quero ver o sol nascer
E essa gente se encontrar
E no mundo de amanhã
Quero acreditar, quero acreditar, quero acreditar
E a paz que eu tanto quero
Eu consiga encontrar

É difícil de encontrar
Vai ser grande a confusão
Pode até estar aqui
Nessa multidão, nessa multidão, nessa multidão
E a paz que eu tanto quero
Ele traz no coração".

PS: Dedicados aos amigos que, por vezes somem, precisam respirar um pouco com a minha ausência. (Mauricio Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário