Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 19 de agosto de 2012

Voto nulo: Façam a Revolução!!!


Na época da ditadura militar, na qual utilizou-se o artifício de se manter um Congresso em funcionamento, com suas ações tuteladas pelo regime, no que se convencionou chamar eufemisticamente de "democracia relativa", a campanha pelo voto nulo nas eleições possuía um sentido de resistência por parte de muitos, embora, outros alinhados no partido da oposição permitida (o MDB - Movimento Democrático Brasileiro) procuravam de alguma forma lutar para o retorno do país à normalidade democrática.

Com a queda da ditadura e o retorno do país à normalidade democrática, vendo-se a democracia como um Estado a ser construído no dia a dia, o Brasil embora ainda muito longe de um modelo ideal, pois o aperfeiçoamento das instituições requer várias reformas como a da política, judiciário e outras mais, se afasta cada vez mais do longo período de autoritarismo.

É verdade que não há consenso em relação ao Estado democrático. Muitos possuem um pensamento de esquerda que só acredita na verdadeira modificação do quadro social por meio de uma revolução e por isso classificam a democracia como a brasileira e de outros países, como sendo a chamada "democracia burguesa" e aplaudem regimes como o cubano, Coreia do Norte ou o chinês (apesar de toda guinada deste último para o modelo de capitalismo de estado).

Da mesma forma existe o pensamento de direita que vê em regimes autoritários, como o estabelecido pelas ditaduras como a melhor forma de se avançar. Ou seja, de colocar a casa em ordem, combater a criminalidade e através de um estado policial afastar qualquer tipo de oposição ao governo.


A grande maioria, no entanto, continua apostando no difícil trabalho de construção de um país moderno e democrático, onde as opiniões circulem livremente e da mesma forma as informações, o que tem sido muito facilitado com o surgimento de tecnologias modernas como as que deram origem às redes sociais. Falar que a mídia no Brasil é controlada por seis famílias é chover no molhado, pois o que se vê na prática é a enorme diluição do poder da comunicação. Quem faz um trabalho bem feito (mesmo originado com poucos recursos) acaba alcançando o sucesso esperado.

Construção de sites, blogs, etc é um caminho no entanto que exige esforço intelectual e muito trabalho. Mas há os que preferem panfletar e assinar manifestos e comodamente ficarem de fora do jogo político.

Campanhas como as veiculadas da internet pela anulação do voto demonstram apenas o desconhecimento de pessoas em relação à própria legislação em vigor, sob a alegação de que um elevado número de votos nulos anularia o pleito. Trata-se de algo inexistente.

Na ditadura, pegar em armas como muitos fizeram, com o sacrifício da própria vida, ou anular o voto foram formas de luta conscientes e importantes.

Já no Estado democrático (mesmo que se considere uma democracia burguesa), tal proposta não faz sentido. Ou então, que se siga o caminho: Façam a Revolução!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário