Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O uso correto das palavras

No mundo corporativo, em especial nos meios de comunicação, é importante que o profissional tenha o máximo cuidado com as coisas que escreve ou fala, sobretudo procurando não alimentar preconceitos ou atitudes politicamente incorretas. Para que isso ocorra é importante se desvencilhar das frases preconceituosas, das piadas de mau gosto, etc, tanto no ambiente familiar, escolar e no trabalho. Já foi dito que o pensamento, muitas vezes se transforma em palavras e as palavras se transformam em ação.

Exemplo recente disso é do conceituado jornalista Boris Casoy que se expressou de maneira preconceituosa em relação aos garis, ao término de uma reportagem sobre o ano novo.

Agora, o Sindicato dos Trabalhadores de Empresa de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascom) entraram com três ações contra o jornalista, sendo uma delas criminal. Em duas ações, a Band também é citada.

No dia 31 de dezembro durante o jornal da Band, Boris disse que os garis apresentados em uma reportagem estavam “no mais baixo na escala de trabalho”, com o audio tendo vazado nacionalmente. Apesar do pedido de desculpas ao vivo, no dia seguinte, o prejuízo causado pelas declarações infeliz obteve repercussão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário