ESTUDANTES INTERESSADOS EM ESTÁGIO
DEVEM ATUALIZAR CADASTRO NO BANCO
DE DADOS DO CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a oferta de 25 mil vagas de estágio em todo o Brasil, até o fim de fevereiro, para estudantes de praticamente todos os cursos. O aumento é gerado pelo vencimento no período de um grande número de contratos de estágio. Desde novembro, o número total era de 60 mil vagas, tendo 35 mil sido preenchidas até agora. Nesse momento, é importante que os interessados acessem o Portal do Estudante (www.ciee.org.br) e atualizem seus dados, aumentando suas chances de ser convocados para processos seletivos. Estudantes ainda não cadastrados também podem fazê-lo gratuitamente. “Em diversos casos, a inclusão da informação de que o aluno avançou uma fase em seus estudos de inglês, por exemplo, pode fazer toda a diferença entre a contratação ou a rejeição de um candidato”, enfatiza Eduardo de Oliveira, superintendente de operações do CIEE.
Lembrando que, em média, os contratos de estágio têm a duração de um ano e podem ser prorrogados por igual período, Oliveira esclarece: “Notamos que nem sempre as empresas mantêm os mesmos jovens, optando em substituí-los por novos estagiários. Além disso, metade dos contratos expirados não pode ser refeita porque o estudante se formou”. Ele explica que só jovens acima regularmente matriculados em uma instituição de ensino – seja ela do nível médio, profissionalizante, técnico, tecnológico ou superior – podem fazer estágio.
Cursos gratuitos – Para aproveitar melhor a onda de boas oportunidades, o estudante precisa estar preparado e, acima de tudo, perder o medo de participar de dinâmicas de grupo e processos seletivos. Nesse sentido, vários cursos que podem ajudar são oferecidos gratuitamente pelo CIEE e o candidato não precisa nem sair de casa para fazê-los.
No programa de Educação a Distância, disponível no site do CIEE, cursos como o Dinâmicas e Testes na Seleção orientam o estudante sobre atitudes, comportamentos e como trabalhar em equipe com criatividade e flexibilidade nas dinâmicas de grupos. Os interessados podem ir além e inscrever-se para outros 27 cursos que incluem dicas comportamentais e aulas de informática.
De acordo com Oliveira, o estágio é uma ótima forma de o estudante iniciar-se no mundo do trabalho. “Por meio dessa atividade, o jovem tem a oportunidade de aprender a prática da área que escolheu seguir. É muito mais fácil para alguém que se formou conseguir uma oportunidade de trabalho comprovando que já tem alguma experiência, adquirida quando estagiou”, acredita. Um dado que confirma essa premissa é uma pesquisa realizada pelo instituto TNS InterScience, que indica o percentual de efetivação de 64% dos ex-estagiários ao final do primeiro ou segundo período de treinamento prático.
Mauricio Figueiredo
Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário