Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A criança até 4 anos


Baseando-se em quase trinta anos de experiência como diretora e coordenadora pedagógica, Vânia de Almeida Salek apresenta o cotidiano de uma escola de educação infantil desde o ingresso do bebê. O livro esclarece, entre outras dúvidas frequentes, como a escola pode estimular a inteligência e a criatividade dos pequenos. A obra prática é indicada a educadores do ensino público e privado, bem como para pais curiosos.
A entrada da mulher no mercado de trabalho alterou radicalmente a configuração das creches. Hoje, é comum que bebês de apenas alguns meses sejam matriculados em instituições de ensino. Mas a decisão de matricular o filho numa creche geralmente deixa os pais inseguros. Já para os professores, trabalhar com crianças pequenas é um grande desafio. Afinal, o que esperar de seres tão frágeis? De que maneira se dá o aprendizado numa idade tão tenra? Para a educadora Vânia de Almeida Salek, essa é uma fase importantíssima na vida da criança.
No livro A criança até 4 Anos – Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos) (144 p., R$ 33,80), lançamento da Summus Editorial, a educadora responde a esses questionamentos e apresenta o cotidiano de uma escola de educação infantil desde o ingresso do bebê. Nesse percurso, leva em conta todos os personagens envolvidos no processo educacional: a família, a criança, o educador e a própria instituição, mostrando o papel de cada um. “Trata-se de um guia prático, objetivo e bem-humorado, com dicas para os educadores e os pais”, revela a autora.
Baseando-se em quase trinta anos de experiência como diretora e coordenadora pedagógica, a autora explica o funcionamento de uma escola de educação infantil e propõe atividades para todas as faixas etárias. As sugestões estimulam o raciocínio lógico-matemático, a sensibilidade para atividades artísticas, a boa relação com o próprio corpo, o desenvolvimento da linguagem, o estabelecimento de valores éticos, a solidariedade e a autonomia.
Também é abordada a importância da inclusão de crianças com deficiências ou necessidades especiais nas instituições de educação infantil. Resultado de cinco anos de trabalho, incluindo o registro das experiências vividas na área e uma minuciosa pesquisa, a obra supre a escassez de livros sobre o tema no mercado editorial.
Em capítulos organizados por faixas etárias, a autora explica como as crianças se relacionam entre si e com os adultos, de que modo compreendem as informações que recebem e como a escola pode estimular a inteligência e a criatividade dos pequenos. A educadora descreve as características marcantes de cada faixa etária e apresenta atividades baseadas em jogos e brincadeiras. Revela também uma lista de habilidades que a criança deve adquirir e exercitar.
É importante, segundo a autora, que a educadora tenha humor, vibre com as conquistas de cada aluno e saiba aprender com eles. “Ela deve fazer seu trabalho com entusiasmo e criatividade”, afirma.
Vânia explica também que, no caso da educação infantil, atividade e brincadeira querem dizer a mesma coisa, pois brincar é o trabalho da criança. “Mesmo depois que a gente cresce, o conhecimento que se adquire com prazer é sempre o que permanece”, afirma.
Além de guia valioso para os profissionais de educação, o livro é um manual tranquilizador para os pais. Mostra o que esperar de cada etapa do desenvolvimento da criança e como lidar com conflitos normais de cada idade.
É um livro oportuno, com informações claras baseadas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo MEC, indicado para educadores do ensino público e privado.
A obra reúne os conteúdos mais importantes da educação infantil: o respeito, a solidariedade, a tolerância, o reconhecimento das próprias limitações e a vontade de aprender. “Se postos em prática ao longo da vida, quem sabe um dia nossa aldeia global aprenda a conviver em harmonia?”, indaga a educadora.
A autora Vânia de Almeida Salek nasceu em Recife, em 1951, e no ano seguinte mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Formada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi professora de Língua Inglesa em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro e, paralelamente, fez traduções para grandes editoras. Em 1981, participou da criação da Creche Garatuja, da qual é diretora. Junto com a atividade de educadora, vem se dedicando à literatura para crianças. Pertence ao Letra Falante, grupo dedicado à leitura e ao estudo da literatura escrita para crianças e jovens.
Alguns textos de Vânia podem ser encontrados em http://www.estacaodasletras.com.br/ e http://www.dobrasdaleitura.com/.
Título: A criança até 4 anos – Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos)
Autora: Vânia de Almeida Salek
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 33,80
Páginas: 144
ISBN: 978-85-323-0648-7
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Nenhum comentário:

Postar um comentário