Ex-Ministro da educação critica falta de incentivo para novos modelos educacionais
O desenvolvimento insatisfatório da educação no Brasil e o pouco uso em sala-de-aula de novas tecnologias forma um cenário inadequado do ensino brasileiro, de acordo com Carlos Alberto Chiarelli, Presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced) e ex-ministro da Educação.
“Infelizmente, nossa educação ainda é basicamente voltada para o ensino tradicional, que não busca outras ferramentas que possam auxiliar o aprendizado. Dessa forma, nota-se certo desestímulo entre os estudantes, que estão no seu cotidiano em contato com novos instrumentos tecnológicos”, destaca.
Chiarelli explica que existem instituições de ensino e alunos que buscam novas alternativas para o acesso ao saber, mas, infelizmente, as tecnologias educacionais não estão sendo incorporadas na velocidade necessária. O ex-Ministro ainda comenta que, na busca por novos métodos, os estudantes encontram na Educação a Distância (EAD) e em materiais didáticos diferenciados novas formas de aprender, mas ainda há dificuldades impostas sobre estas ferramentas.
“O próprio governo não facilita no patamar desejado o avanço destas novas tecnologias enquanto que, em outros países, o estímulo para a adesão ao EAD, por exemplo, é crescente. É necessário que haja mais incentivos para esses mecanismos de acesso ao saber. Só assim conseguiremos modificar o cenário da educação brasileira”, diz.
Uma classificação feita pelo Fórum Econômico Mundial coloca o Brasil apenas na posição de número 59 entre as economias que mais conseguem tirar proveito das novas tecnologias, por força, inclusive, do governo, que não utiliza suficientemente essas tecnologias.
Entre os países latino-americanos, o líder é o Chile, na 34.ª posição. Já o Brasil vem caindo desde 2005 e já é superado por países como Turquia, México, China, Jamaica, Arábia Saudita, Índia ou Barbados. “Com base nesses dados, deveriam ser revistos os investimentos na área da educação. É preciso agir rapidamente para avançar no uso da tecnologia”, finaliza Chiarelli.
Perfil ACED - A Aced (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). Mais informações sobre a Aced podem ser obtidas no site www.aced.org.br
Mauricio Figueiredo
Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera
terça-feira, 17 de novembro de 2009
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