Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Musa da Viradouro, Vanessa Bilate, pronta para o ensaio técnico

MUNDO DO SAMBA - ADRIANA VIEIRA

Musa da Viradouro, Vanessa Bilate, disse estar pronta para o ensaio técnico de domingo
Amante do samba e apaixonada pelo carnaval, a musa da Unidos do Viradouro, Vanessa
Bilate disse que está preparada para o ensaio técnico da vermelha e branca no próximo
domingo, dia 11, abrindo os desfiles das escolas do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.
Formada em Odontologia, ela confessa que sua trajetória no samba começou ainda criança
quando acompanhava o pai, Nélio Bilate, repórter policial da Rádio Tupi, que trabalhava na
cobertura do carnaval na Sapucaí.
"Entrei para o mundo do samba por influência dos meus pais, já que eles tinham amizades
com boa parte dos presidentes das escolas. Eu pisei pela primeira vez na avenida em 1997,
na minha escola de coração, a  Beija-Flor, com o enredo "A Beija-Flor é festa na Sapucaí".
Nesse desfile eu estava na ala das crianças e foi muito bom. No entanto, como eu era muito
pequena, não tive muita noção do que representava o desfile", alegou .
Depois, em 2006, Vanessa Bilate foi convidada pelo presidente da Acadêmicos do Grande
Rio para desfilar no abre-alas no enredo que falava da Amazônia, ficando em segundo lugar
no grupo. De acordo com ela, a experiência foi maravilhosa e a estreia em grande estilo.
Já em 2013, a musa passa a ser madrinha de bateria da Sinfonia Imperial, comandada por
mestre Capoeira, na Império da Tijuca. Ela admite que até hoje quando vai à quadra da verde
e branca da Tijuca, é tratada com muito amor, carinho e respeito.
"Minha experiência na Império da Tijuca foi maravilhosa e quase um acaso, pois em uma das
reuniões da Lierj, onde estive com minha mãe, eu vi na recepção o presidente Antônio
Marcos Teles, o Tê. Conversamos e falei para ele que tinha o sonho de vir à frente de uma
bateria mas a minha escola de samba, a  Beija-Flor, já tinha uma menina da comunidade e
eles não colocavam mais de uma pessoa no posto.  Ele então me respondeu: É seu sonho?
Eu disse sim. Foi aí que ele disse: Pode considerar seu sonho realizado. Ele ainda brincou
dizendo que só não poderia tirar a sua filha, rainha até hoje, e eu na mesma hora respondi
que não pretendia fazer isso. Ainda falei que se ela não se importasse em dividir o espaço
comigo, brilharíamos juntas e misturadas. Assim fui apresentada como madrinha na quadra
da Formiga. Achei estranho no início pois ocupar o posto de madrinha em uma escola sem
ser famosa, é complicado. Porém, fui bem recebida, conquistei o carinho e o coração daquela
comunidade maravilhosa. Até hoje quando vou à quadra sou tratada com muito amor e
carinho, e isso não te preço", ressaltou.
Como toda musa, existe sempre aquele desfile marcante e Vanessa escolheu o enredo
Negra, Pérola Mulher, de 2013 da Império da Tijuca, pois além de ser a realização de seu
sonho, a escola foi campeã e voltou ao Grupo Especial.
Apesar do campeonato, a vida de musa também é cheia de surpresas e ela deixar a Império
da Tijuca e atravessa a Baia da Guanabara para ancorar na Unidos do Viradouro, a convite
do presidente Gustavo Clarão.
"Minha mãe estava em uma reunião com o presidente da Viradouro e ele me convidou. Eu
disse a ela que não queria mais desfilar até porque não conhecia ninguém. Mais o convite foi
para ser uma das musas. Eu adorei a ideia e fomos conhecer a quadra e a comunidade. Fui
bem recebida pelo diretor de carnaval Wilson Polycarpo. Quando o intérprete Zé Paulo
começou a cantar o samba, me arrepiei e falei para minha mãe que iria desfilar. Vai ser uma
experiência diferente e vou subir com a escola. Dito e feito. Aos 45 minutos do segundo
tempo aceitei o convite, não conhecia ninguém da escola, mas fui. Vesti a camisa vermelha e
branca e fui campeã com a Vradouro. Alguns presidentes brincam com a minha mãe e falam
que sou pé quente", disse encantada.
Vanessa Bilate conta que foi uma experiência completamente diferente, que se apaixonou e
hoje já está mais entrosada com o povo de Niterói. Em fevereiro, segundo ela, virá
novamente à frente do segundo carro da escola.
"O convite me pegou de surpresa porque como eu não fiquei na Império da Tijuca,
não queria mais desfilar, mas minha mãe sempre me incentivou, dizendo que o mundo do
samba é cheio de surpresas e que existem muitas outras agremiações", relata.
Para o ensaio técnico de domingo, dia 11, Vanessa admite que irá desfilar com muita garra e
determinação, já que a escola quer continuar no grupo e precisa da força e do canto de seus
componentes.
"Todos dizem que a escola que sobe não continua no grupo, mas a Viradouro está fazendo
um trabalho maravilhoso. O carnavalesco João Vitor, meu amigo, é de uma competência
inexplicável. A comunidade toda está cantando o samba, sendo considerado o melhor
enredo, pois Luís Carlos da Vila é um ícone no samba. Podem aguardar que nosso desfile irá
emocionar", enfatiza.
Ao ser perguntada sobre a sua fantasia, ela sorri e diz com muita educação: Minha roupa é
surpresa!!! Só no dia vocês irão saber (rsrsrsr). Vanessa é adepta de exercícios físicos para
manter a saúde em dia e de dieta equilibrada.
"Eu me preparo sim, malho todos os dias com personal. Também faço dieta mas nada
exagerado. No dia do desfile procuro descansar e beber bastante líquido. O segredo para
manter a beleza é ser feliz e estar sempre sorrindo independente dos problemas, temos que
estar sempre de bem com a vida para termos forças e seguir em frente", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário