Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Cantos de Maldoror com Fernando Cezar



Jornalista lança programa
da Ethereal Music na rádio
Deepland na web



A Rádio Deepland está no ar desde 2014 e trata-se de uma web rádio dedicada a uma vertente musical específica, a gothic music, e seus diversos subgêneros. Com as facilidades trazidas com o advento da internet e a posterior disseminação das web rádios, tornou-se inevitável a existência de veículos segmentados como a Deepland, especializados em um tipo específico de cultura musical, voltado para um público bastante direcionado.
Desde o dia 6 de janeiro, o jornalista Fernando Cezar, de São Paulo, comanda todas as terças-feiras, às 23 horas, o programa Cantos de Maldoror, dedicado a Ethereal Music entre outros gêneros.
Ele conversou com a Agência Repórter Digital sobre a rádio e o seu programa.


Como surgiu a ideia da rádio Deepland?
FERNANDO CEZAR - A rádio é oriunda do Projeto Deepland, criado pelo DJ Marcelo Souza Lima, mais conhecido como DJ Marcelo Kpta, em 1996, quando atuava como DJ residente na noite paulista em clubes especializados nesse tipo de música. Inicialmente, a proposta era organizar festas, que incluíam poemas, performances e shows ao vivo pela cidade. Após quase 20 anos, o projeto deixou de ter como ênfase as festas musicais para adquirir o formato de rádio web.

Como ouvir a programação da rádio?
FERNANDO CEZAR - A rádio pode ser acessada pelo site www.deepland.com.br e, além do Marcelo, conta hoje com mais 14 programadores, entre os quais me incluo. Estes contam com programas específicos, dedicados a gêneros particulares dentro da diversidade musical abrangida pela rádio (cold wave, EBM, death rock, industrial, ethereal, martial, folk, etc). Nos demais horários, quando não está passando o programa de algum programador, o set list é mais abrangente, atingindo um panorama geral de todos os gêneros do estilo.


E o seu programa especificamente como funciona?
FERNANDO CEZAR -  O programa Cantos de Maldoror, do qual sou responsável, ocorre desde 6 de janeiro, às terças-feiras, às 23 horas. A proposta é ser um programa mais voltado para a Ethereal Music e outros gêneros que considero condizentes. Em geral, a música Ethereal tem uma característica de se distanciar um pouco mais do rock que os demais gêneros chamados de góticos, se mesclando, geralmente, com as músicas clássica, medieval e folclórica. Algumas bandas possuem uma abordagem mais eletrônica, mas geralmente o estilo tende a se caracterizar pela predominância de vocais femininos, muitas vezes bastante próximo do lírico. Entre as bandas mais “populares”, se é que podemos usar este termo, estão Cocteau Twins, Dead Can Dance e This Mortal Coil.

Qual a razão do nome?
FERNANDO CEZAR - Quanto ao nome, é uma homenagem ao livro homônimo do século XIX, de Isadore Ducase, mais conhecido como conde de Lautreamont. Os motivos, basicamente, são dois. Quem conhece o livro sabe que a atmosfera lírica e um tanto mórbida da obra é muito condizente com o tipo de música veiculado pela rádio. Muitas bandas, incluindo diversas vertentes do estilo, citam o livro como influência e possuem músicas que o usam como referência. O segundo motivo é a duplicidade da palavra Cantos que, embora no livro seja usada no sentido literário, uma vez que a história é contada por meio de “cantos”, ou seja, prosa poética, no contexto radiofônico adquire outro significado, se referindo a cantos, literalmente no sentido musical, de algo cantado. Quem estiver interessado pode consultar a programação completa no site da rádio, para conhecer os estilos abordados pelos sets de cada programador e do site, como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário