Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Lenin: o passado é uma roupa

O mago Belchior decretou em uma de suas músicas que "o passado é uma roupa que não nos serve mais".
Digo isso a respeito do aniversário de morte do líder comunista Vladimir Ilitch Ulianov, em 21 de janeiro de 1924, aos 53 anos.
Como fato histórico é presença obrigatória em relação aos acontecimentos marcantes do século passado.
Como fato presente, Lenin é figura morta e embalsamada, como aliás se encontra em exposição permanente no mausoléu na Praça Vermelha, em Moscou.
Não há nenhum demérito em relação a isso.
O próprio Lenin, que contraiu séria doença no mesmo ano da criação da União Soviética, se vivo fosse, estrategicamente, não levantaria a sua bandeira de Santo Marxista.
O comunismo preconizado por Lenin desmoronou praticamente em todo o mundo. Se irá renascer mais adiante, não é História e sim cartomancia. Não há qualquer indício sério em relação a isso. A própria China mantém o nome comunismo apenas como um rótulo, exercendo fielmente o seu Capitalismo de Estado. Cuba e Venezuela são dupla que não pesam na chamada Ordem Mundia. A Coreia do Norte dá passos de querer virar o próximo filho pródigo.

Os chamados cachorros grandes é que dão a carta (Europa, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, entre outros). O capitalismo, que não é selvagem, em sua sobrevivência absorveu muitas das bandeiras consideradas válidas do antigo socialismo real.
Mas é o capitalismo que dá as cartas no mundo, com seus jatos modernos, carros velozes, celulares, máquinas e bugigangas em geral, influenciando até mesmo o mundo da religiosidade com a teologia da prosperidade, enquanto a teologia da libertação reúne apenas um pequeno número de fiéis.
Lenin foi um grande pensador para sua época. A sua capacidade como líder e governante esteve sempre em adequar o rumo da sua revolução à realidade. Por isso, flertou com a economia de mercado quando houve necessidade. Sua estratégia era a de ser preciso recuar um passo para poder se avançar dois.
Diante do que se convencionou chamar de democracia burguesa, Lenin tem o pensamento e agir de um verdadeiro espírito autoritário e anti-democrático. O seu endeusamento por alguns é grande trunfo para os que pregam a escola sem partido. 
É atribuída a ele frases como: "Precisamos odiar. O ódio é a base do comunismo. Nossas crianças devem ser ensinadas a odiar seus pais se eles não são comunistas". 
Outra pérola atribuída ao pensador comunista: "Os capitalistas chamam liberdade à liberdade dos ricos de enriquecer e à dos operários para morrer de fome. Os capitalistas chamam de liberdade de imprensa à compra dela pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública".
E mais: "A liberdade é uma coisa tão preciosa que devia ser racionada. Ideias são mais letais que armas. A teoria sem a prática de nada vale, a prática sem a teoria é cega. Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver. Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!"

ADEUS LENIN!

Mauricio Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário