Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 28 de outubro de 2017

TRE-RJ

Participação social de jovens é tema de evento em parceria com Unicef

Qual é o papel dos jovens na construção de um sociedade mais justa? De que maneira eles podem contribuir no desenvolvimento de políticas públicas? Essas foram algumas das questões que permearam os debates na sexta-feira (27), durante o "Encontro de Experiências de Participação Cidadã", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), do TRE-RJ, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, teve palestras, debates e oficinas e contou com a participação de dezenas de jovens estudantes, ativistas de ONGs e de movimentos sociais e profissionais da área da educação.

"Não há democracia sem a tomada de consciência e discussão dos problemas da sociedade. O exercício pleno da cidadania passa não só pela pelo voto, mas também pela preocupação com o próximo e o comprometimento ético", discursou a presidente do TRE-RJ, desembargadora Jacqueline Montenegro, durante a abertura do encontro. "Liberdade é engajamento e reflexão. Devemos fazer da participação um direito efetivo", completou o diretor da EJE-RJ, desembargador Fernando Chagas.

Durante as palestras, a importância da aproximação entre o poder institucional e a sociedade civil foi ressaltada como forma de fortalecimento da democracia. "Temos que aproveitar os espaços públicos e oportunidades como esta para nos fazermos escutar. Nós jovens representamos também o trabalho infantil, a população indígena exterminada, as mulheres abusadas", disse o estudante Felipe da Cunha, integrante do Núcleo de Cidadania da Unicef. "Vocês vivenciam no dia a dia a realidade do que é discutido nos gabinetes", destacou o coordenador do Programa de Adolescentes do Unicef, Mário Volpi.

O uso das novas mídias e tecnologias como ferramentas de transformação foi o destaque do painel "Cidadania, democracia e participação social". "Podemos desconstruir a narrativa hegemônica da grande mídia que associa pobreza e violência, e valorizar o potencial que existe entre os moradores de comunidades carentes", opinou o cofundador do Coletivo Papo Reto, Raull Santiago.

No evento, foi apresentado ainda o projeto #PartiuMudar. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral em parceria com a Unicef, a iniciativa é voltada à promoção da educação e da cidadania entre alunos do ensino médio de escolas públicas. "Entrem no site. Lá existe um formulário para que nos enviem projetos e iniciativas de empreendedorismo", propôs o assessor-chefe da Presidência da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Adisson Leal. Também foram apresentadas pela EJE-RJ o programa "Eleitor do Futuro", sua nova logomarca e a recém-lançada cartilha "Bonde da Ética", direcionada a estudantes do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário