Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Teatro grátis no Centro do Rio

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa

Peça A Visita da Velha Senhora retorna após período de Carnaval

O clássico do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt ganha uma nova montagem na cena carioca. As sessões desta semana serão nos dias 23, 24 e 25, de segunda a quarta, na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio), localizada no Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel 29, Centro. As apresentações são sempre às 19h, com entrada gratuita, e distribuição de senhas para o público externo a partir das 18h30. O espetáculo é uma realização do CCPJ-Rio, em homenagem aos 15 anos do programa “Teatro na Justiça”, em curso no âmbito cultural do Poder Judiciário fluminense desde 1999.
No elenco estão: Maria Adélia, Marcos Ácher, Rogério Freitas, Eduardo Rieche, Paulo Japyassú, Sávio Moll, Laura Nielsen, Renato Peres, André Frazzi, Anita Terrana, Pedro Lamin e Pedro Messina. A direção é assinada por Sílvia Monte, a direção musical é de Marcelo Coutinho, cenário, de José Dias, figurino de Pedro Sayad e iluminação de Elisa Tandeta.
A história se passa numa pequena cidade da Europa Central, Güllen, que vive na miséria, arrasada por violenta crise econômica. Um dia, porém, a cidade é tomada por movimentação incomum. Todos os seus habitantes se preparam para receber a mulher mais rica do mundo, Claire Zahanasian (Maria Adélia). Clara Waescher nasceu em Güllen e aos 17 anos namorou Alfred Schill (Marcos Ácher). Grávida e abandonada por Schill, ela moveu na justiça de Güllen uma ação de “investigação de paternidade”. Um processo humilhante ao fim do qual ela acabou sendo expulsa da cidade.
Desamparada, Clara tornou-se prostituta. E no bordel ela conhece o arquimilionário Zahanassian com quem se casa. Viúva, ela torna-se a única herdeira de um grande império. Quarenta e cinco anos depois de ter sido expulsa da cidade, ela retorna à Güllen com o firme desejo de vingar-se. Clara ajudará a sua cidade natal, mas impõe uma condição: um bilhão em troca da cabeça de Alfredo Schill.
A peça “A Visita da Velha Senhora” é obra-prima da dramaturgia mundial e mola mestra da carreira do autor suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990). Um texto contundente sobre a hipocrisia social e a falência dos valores humanos, uma desenfreada sátira ao poder do dinheiro e a queda dos valores.
FICHA TÉCNICA
A Visita da Velha Senhora
Autor: Friedrich Dürrenmatt
Tradução: Mario da Silva
Direção e Adaptação: Sílvia Monte
Direção Musical: Marcelo Coutinho
Cenário: José Dias
Figurino: Pedro Sayad
Iluminação: Elisa Tandeta
Direção de Produção: Renata Blasi e Ana Paula Abreu
Realização:
Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Diretoria-Geral de Comunicação e Difusão do Conhecimento
Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
SERVIÇO
Temporada: de 2 de fevereiro a 29 de julho, de segunda a quarta-feira, às 19h
Local: Sala Multiuso – CCPJ-Rio / Antigo Palácio da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel 29, Centro, Térreo - Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 54 lugares
Duração do espetáculo: 120 minutos/ com intervalo de 10 minutos
Recomendação etária: 14 anos
Entrada franca com distribuição de senhas 30 minutos antes do início da sessão.
CCPJ-Rio
Telefones: (21) 3133-3366 / 3133-3368

Nenhum comentário:

Postar um comentário