Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 17 de maio de 2011

Protesto contra sistema político

Espanhóis lotam a Praça do Sol
em busca de Democracia de verdade


Na Espanha onde é difícil autoridades públicas terem o patrimônio grandemente multiplicado em pequeno espaço de tempo, milhares de pessoas bloquearam durante a tarde de terça-feira, 17 de maio, a Praça do Sol, a mais importante do Centro de Madrid. O motivo foi a realização do protesto anti-sistema convocado de forma espontânea pelas redes sociais e por SMS, ligado ao recém-criado movimento "Democracia Real Já". Parte dos manifestantes ficaram no local durante a noite.

Concentrados desde o final da tarde na Puerta del Sol, no Centro de Madrid, em protesto contra o sistema político e econômico, os manifestantes decidiram pernoitar na praça, apesar da forte presença policial. A manifestação é a segunda grande concentração realizada na praça em menos de 24 horas após uma outra, que incluiu um acampamento provisório instalado por centenas de pessoas, na madrugada, ter sido desalojada à força pela polícia, deixando muitas pessoas feridas.

A Praça do Sol é um dos locais mais visitados pelos turistas em Madrid, além de abrigar a sede do Governo regional. A alegação dos manifestantes é que o sistema político tradicional deixou de representar os verdadeiros interesses da população. O grupo é formado por jovens, idosos, alunos e até famílias inteiras, nas quais alguns ou todos os s membros estão desempregados. Além de criticar o modelo econômico atual, com apoio aos bancos, os manifestantes são contrários ao sistema político essencialmente bipartidário que consideram não os representar. Fazem menção, também, ao crescente distanciamento entre a classe política e o resto da sociedade e a falta de apoio a iniciativas políticas de cidadãos.

O movimento por trás da manifestação é o "Democracia Real Já", criado há poucos meses e que conseguiu mobilizar protestos em 50 cidades espanholas no domingo, 15 de maio, conseguiu reunir mais participantes que os realizados recentemente pelos sindicatos espanhóis.

www.agenciareporterdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário