Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Flamengo

MISTER JORGE JESUS:
UM TÉCNICO DIFERENCIADO

Não é a primeira vez que um técnico estrangeiro se destaca no futebol brasileiro. O próprio Flamengo foi marcado, no passado, pelo brilhante trabalho do paraguaio Dom Fleitas Solich, o Feiticeiro, na conquista do segundo tricampeonato do clube em 1053-54-55. Também teve, com menos sucesso, o argentino Armando Renganeschi, 1965-67.
Na atualidade, no entanto, o trabalho do técnico português Jorge Jesus salta aos olhos de todos, pelo dinamismo e competência, conseguindo em tempo recorde fazer do Flamengo uma equipe diferenciada das demais no futebol brasileiro.
Trata-se de um técnico altamente experiente, com 17 anos comandando importantes equipes na Europa. Mister, como é carinhosamente chamado pelos jogadores e torcedores rubro-negros, caiu em solo pátrio cercado de um certo mistério e dose de xenofobismo por parte de alguns pouco afeitos ao que consideram invasão estrangeira em nosso mercado no qual a renovação do treinadores ocorre de maneira lenta.
Em seus primeiros passos no Flamengo causou estranheza quando escalou Rafinha no meio de campo. Mas, uma das vantagens do Mister é dar logo a volta por cima e à medida que conhece o elenco vir dispondo como um brilhante enxadrista melhor suas peças em campo.
Dizer que o Flamengo atual possui uma verdadeira seleção de craques é dizer pouco, pois há vários experientes técnicos que mesmo com os melhores jogadores à sua disposição acabam tropeçando, vide o próprio comandante da seleção Brasileira, Tite, que terminada a Copa do Mundo ainda não conseguiu armar uma equipe que realmente emocione o torcedor.
Ao contrário do que é comum, Jorge Jesus se caracteriza pela ousadia. É um técnico motivador e que em momento algum joga para garantir resultado. Não protege seu emprego com acumulo de cabeças de área como é muito comum em grandes equipes nacionais. Também não se refugia na retranca quando o time sai na frente do marcador.
Pelo contrário, no 5 a 0 contra o Grêmio pela Libertadores continuou cobrando dos jogadores empenho e a constante busca por mais gols.
Em um momento em que, como na seleção brasileira, aceita-se comodamente péssimos resultados diante de resultados pífios, a presença de Jorge Jesus parece ser uma luz a iluminar os gramados brasileiros, mostrando ser possível se jogar um futebol menos covarde e mais eficiente.
(Mauricio Figueiredo - Agência Repórter Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário