Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 6 de janeiro de 2018

Vestibular no Paraná

PUCPR abre as inscrições para o Vestibular de Janeiro 2018

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Janeiro 2018 da PUCPR Câmpus Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. O prazo termina no dia 24 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 28 de janeiro, a partir das 14h, abrangendo 40 questões objetivas e uma redação. O candidato deve acessar o site www.vestibular.pucpr.br para efetuar a inscrição.

O gabarito será publicado a partir das 19h do dia 29 de janeiro. A PUCPR divulgará a partir das 18h do dia 06 de fevereiro de 2018, na internet (www.vestibular.pucpr.br), o resultado dos aprovados para o preenchimento das vagas em primeira chamada, assim como disponibilizará a matrícula dos candidatos aprovados no período de 07 de fevereiro de 2018 a 09 de fevereiro de 2018.

Fechamento dos portões – as portas de acesso aos prédios onde serão realizadas as provas serão abertas 1 (uma) hora antes do início da prova e fechadas, impreterivelmente, 20 (vinte) minutos antes do início da prova.

Confira abaixo mais informações sobre os Câmpus:

Câmpus Curitiba
A taxa de inscrição para o Vestibular de Janeiro 2018 da PUCPR – Câmpus Curitiba é de R$ 65.

Serão ofertadas vagas nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Design, Ciência da Computação (Bacharelado), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica - Eixos: Telecomunicações, Eletrônica ou Sistema de Potência e Energia, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Sistemas de Informação, Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Software, Superior de Tecnologia em Segurança da Informação, Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Superior de Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas, Teatro (Bacharelado), Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Marketing.

Mais informações estão disponíveis no site www.vestibular.pucpr.br.

Câmpus Londrina, Toledo e Maringá
A taxa de inscrição para o Vestibular de Janeiro 2018 da PUCPR – Câmpus Londrina, Maringá e Toledo é de R$ 65. Serão ofertadas vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Filosofia, Medicina Veterinária, Psicologia e Teologia (bacharelado).


Audiências de custódia


Poder Judiciário fluminense realiza mais de 6,5 mil audiências de custódia em 2017


O Poder Judiciário fluminense realizou 6.639 audiências de custódia de janeiro a novembro de 2017 nas três Centrais de Custódia, atualmente localizadas em Benfica, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes. O número é 11,7% superior ao ano anterior, quando foram realizadas 5.944 audiências de custódia no estado.
Em 2017, houve ainda 4.815 concessões de liberdade nas três centrais durante audiências de custódia, enquanto o número de conversões de prisão em flagrante em prisão preventiva foi 102,7% maior que o de concessões de liberdade, totalizando 9.763.
As três Centrais de Custódia foram inauguradas em outubro deste ano. Até então, as audiências de custódia, desde que foram adotadas, em setembro de 2015, por resolução do Conselho Nacional de Justiça, ocorriam em uma unidade no Fórum Central, ao lado do Plantão Judiciário.

A audiência de custódia
A audiência de custódia garante a apresentação rápida ao juiz do preso em flagrante. Desta forma, o magistrado analisa a prisão sob os aspectos da legalidade, necessidade e adequação da sua continuidade ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Violência no futebol


Juizado do Torcedor, do TJ, expulsou 500 brigões dos estádios 

Levantamento do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro revela que no ano de 2017 mais de 500 torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Macaé e Corinthians foram afastados por decisões judiciais em processos por práticas de violência, associação criminosa, injúria racial e descumprimentos de medidas judiciais, entre outras penalidades. As torcidas organizadas Jovem Fla, Força Jovem do Vasco, Fúria Jovem do Botafogo e as corintianas Gaviões da Fiel, Coringão Chopp, Camisa 12 e Torcida Pavilhão Nove também estão impedidas de ingressar nos estádios.

Desde 2003, o Juizado Especial do Torcedor atua nos estádios do Rio para garantir a segurança e o conforto dos torcedores nas partidas. O desembargador Mauro Martins, que coordena a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos, afirma que permanentemente o Juizado tem discutido soluções de paz com os clubes, instituições e outros órgãos públicos e que a atuação do Poder Judiciário tem atraído, de forma gradual, torcedores que querem apenas fazer festa e torcer por seus times nos estádios.