Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Educação Física - Admildo Chirol

Tenho a impressão que o Brasil caminharia muito melhor em Educação se extinguisse o Ministério que dá nome à Pasta. Em um país gigantesco como o nosso o MEC parece um enorme elefante sem a agilidade que o país precisa e pior que tudo fruto da ação nefasta de políticos que de paraquedas caem em seu comando.
Na ditadura já foi comandado por um general (Ludwig) e com relativo sucesso, pois teve o mérito de na marra conseguir as verbas para a área que viviam congeladas. Também se promoveu a primeira grande reforma do ensino com a instituição da Lei 5.692 que fixou o ainda hoje existente núcleo comum do ensino médio. Em contrapartida, mandou-se para o espaço disciplinas como Desenho, Descritiva, Música, Artes entre outras. Descritiva por exemplo é disciplina que ajudaria muito a melhoria do alunado em cursos como Engenharia e Arquitetura.
Depois tentou-se à toque de caixa como se faz agora no governo Temer se implantar o ensino profissionalizante obrigatório, o que resultou em retumbante fracasso.
Hora o ensino profissionalizante caminha no ritmo do próprio desenvolvimento da indústria, comércio e área de serviços e escolas do sistema S, além das técnicas federais, entre outras já suprem de forma conveniente o mercado de trabalho. Por sinal, no momento estagnado com nosso exército de 12 milhões de empregados.
Não é a formação de profissionais que expande o mercado e sim o contrário.
 Ninguém é bobo de perder tempo em um ensino técnico meia boca para depois não encontrar mercado de trabalho. Quem quer seriamente ingressar no mercado de trabalho, no caso do Rio, faz o difícil e disputado concurso de admissão para o CEFET. Lá, antes mesmo de concluir o curso já é disputado a peso de ouro pelas principais empresas. É como o Barcelona fez com o Neymar e outros craques do futebol.
Nos anos 60, quando o MEC não se metia tanto na Educação brasileira, o Rio desencadeou um processo de renovação em suas escolas de ensino médio. Foram experiências renovadoras como as Enéas Martins de Barros, no Visconde de Cairu no Méier e Henriete Amado, no André Maurois, no Leblon, entre outros estabelecimentos, com grande participação de coordenadores, professores e dos próprios estudantes. Foi o movimento militar que de  uma leva só botou para correr os diretores nomeando interventores para os lugares e o projeto foi para o beleléu.
Na área de Educação Física, um jovem professor chamado Admildo Chirol, que atuava no Botafogo, e, posteriormente na seleção brasileira de futebol, teve a percepção de separar entre centenas de garotos que preguiçosamente iam para as aulas de ginástica, mal alimentados, sonolentos ou mortos de fome conforme o horário, utilizando péssimas instalações de banheiros onde se tomava banho em espécie de canos de água, correndo para não perder o tempo de aula regular de outras disciplinas, aqueles realmente vocacionados para a atividade.
Ele formou um grupo de 40 garotos que praticavam variadas atividades físicas, incluindo acrobacias. O colégio formou equipes competitivas de futebol de salão, vôlei e basquete. Ou seja, priorizou-se a turma com maior habilidade e aptidão. O mesmo ocorria em outras áreas como a Música, com coral no comando do professor Penna Firme e banda de música do maestro Fidélis. O colégio anteriormente era chamado industrial, mas o maquinário foi deixado de lado virando sucata.
"Os meninos do Chirol" como em tom pejorativo eram apelidados pelos demais garotos que não tinham vaga no seleto grupo, certamente ganharam potencial, caso quisessem de seguir algum esporte ou atividade física. O maior destaque foi Nei Conceição que o próprio Chirol levou para ser um meio de campo de destaque na equipe profissional do seu Botafogo.
Com professores motivados e autonomia para as próprias escolas, a Educação brasileira vai mais longe do que com qualquer reforma feita em laboratórios em conluio entre políticos e pessoal de gabinete. (Mauricio Figueiredo)

Eleições 2016

 TRE-RJ oficializa sistema de totalização neste sábado (1º)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro vai oficializar neste sábado (1º), às 13h, o sistema de totalização da 176ª Zona Eleitoral, responsável pela totalização de votos no município do Rio de Janeiro. Na cerimônia, que contará com a participação de representantes do Ministério Público Eleitoral, partidos políticos, OAB e outras entidades, será emitida a zerésima, relatório que demonstra não haver nenhum voto computado no banco de dados. Ao longo da tarde, todas as demais zonas eleitorais responsáveis pela totalização dos votos nos municípios do interior realizarão a oficialização de seus sistemas. 

Eleições 2016

TRE-RJ orienta eleitor que for justificar ausência a levar formulário preenchido

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral em 2 e 30 de outubro – datas do primeiro e segundo turnos das Eleições 2016 – terá de justificar sua ausência. Para isso, a Justiça Eleitoral recomenda que, no dia da votação, ele leve a qualquer seção eleitoral, já preenchido, o formulário de requerimento de justificativa eleitoral, que pode ser baixado no site do TRE-RJ ou retirado em um cartório eleitoral.

Além do requerimento, o eleitor terá de apresentar o título e um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais); certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos o voto é facultativo.

Eleições 2016

TRE-RJ sorteia urnas eletrônicas para auditoria no dia da eleição

Neste sábado (1º), o TRE-RJ irá sortear em audiência pública, às 9h, na sede do Tribunal, na Avenida Presidente Wilson, 198, 2º andar, Centro, as cinco seções eleitorais cujas urnas eletrônicas serão testadas na votação paralela, uma auditoria criada para verificar a segurança e o correto funcionamento do sistema de votação. As urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos, e levadas para um local em que todas as ações são filmadas e registradas.

Durante essa auditoria, que acontece no mesmo dia e horário da eleição oficial, fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conferem os votos que são digitados nas urnas e, após o encerramento da votação, verificam se o resultado corresponde aos votos digitados. Todas as etapas dessa votação são realizadas na presença de auditores externos, inclusive da imprensa local.

Canibalismo



COMIA-TE TODA
Em Portugal, os juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Coimbra absolveu um homem da acusação por parte de uma mulher por ter declarado a ela que "comia-te toda". O tribunal considerou que não houve crime e sim falta de educação.
"Estás cada vez melhor! Comia-te toda! És toda boa! Pagavas-me o que me deves!". Foram essas declarações que levaram a mulher de São Pedro do Sul a dar queixa do homem à Polícia e levá-lo aos tribunais.
Em Portugal está em vigor a chamada "lei do piropo" que proíbe "cantadas" dos homens a qualquer mulher. Mas o incidente ocorreu em julho do ano passado, quando a lei ainda não estava em vigor.
Os juízes entenderam que o dito agressor apenas se dirigiu "de forma grosseira e boçal à sua assistente, fazendo uma apreciação subjetiva sobre as qualidades físicas dela e anunciando seus propósitos libidinosos" e concluíram os juízes: "o que está em jogo é apenas falta de educação e não o cometimento de um crime". (Mauricio Figueiredo)

Pedrx II



O X da questão - No Pedro II, que já foi chamado de colégio padrão do Brasil, e, na qual agora os meninos passaram a ter direito de frequentar as aulas usando saias, a ordem agora é acabar com a discriminação de sexo... Professor está escrevendo no cabeçalho Alunx - para não discriminar ninguém. Ordem é colocar o x


Chá dançante



QUEM TE VIU... QUEM TE... Como diz minha vó. As pessoas mudam. "Você era a favorita das cabrochas dessa ala. Você desfilava onde eu era mestre sala. Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua. Você só vai a chá dançante onde eu não sou convidado..." (O Velho Chico)


O valor do voto

DEMOCRACIA - Democracia é isso: o nosso voto vale apenas um voto, embora muitos preferissem que valesse 1 milhão e o do vizinho continuasse valendo apenas 1. (Mauricio Figueiredo)


Não dá pra ser feliz!!!

ESTANCAR O DESEMPREGO - O PNAD de agosto registra o aumento do desemprego em 11,8% no trimestre encerrado em agosto, levando para o patamar perigoso de 12 milhões de brasileiros desempregados. Nenhuma democracia resiste a índices tão alarmantes. O desemprego leva ao desânimo e a perda na confiança na própria vida ou a outro extremo que é o da violência, com a necessidade de levar o ganha pão para a família a qualquer preço.
Como disse o poeta Gonzaguinha, nessa situação o homem "se humilha se castram o seu sonho. Seu sonho é sua vida. E vida é trabalho. E sem o seu trabalho. Um homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata. Não dá pra ser feliz. Não dá pra ser feliz." (Gonzaguinha - Um homem também chora - Guerreiro)

( Mauricio Figueiredo)


Van Gogh com a máfia



 Policiais italianos encontram com a máfia, quadros de Van Gogh roubados há 14 anos.


Hitler da Filipinas

Rodrigo Duterte quer extermínio
de 3 milhões de viciados em drogas

Presidente da Filipinas, Rodrigo Duterte, se compara a Hitler, e quer exterminar com todos os viciados em drogas e traficantes. Ele pede a volta da pena de morte no país para matar cerca de 3 milhões de viciados em drogas.


30 de setembro - Dia da Secretária


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sala Leila Diniz



CurtaSexta
Evento cinematográfico apresenta três curtas no dia 
30 de setembro

    Pode anotar na sua agenda que vem aí mais um 
CurtaSexta. Seu entretenimento e sua pipoca estão 
garantidos em toda última sexta-feira do mês na Sala 
de Cultura Leila Diniz. A exibição começa às 18h30 
e a entrada é gratuita.
    Nessa edição, serão apresentados três curtas. 
“Girl on the Escalator”, na tradução “A menina da escada 
rolante”, é um filme de Kayhan Lannes Ozmen, baseado 
no poema de Charles Bukowski, que mostra um homem 
de terceira idade que se vê frente aos dilemas da 
vida quando encontra uma jovem e sedutora menina na 
escada rolante de um shopping.
    No segundo curta da noite, a gravidade acaba por um 
dia no planeta Terra. Uma menina e seu cachorro vivem 
uma aventura épica enquanto tudo no mundo flutua. Com 
imagens de tirar o fôlego, “Um dia sem gravidade” foi 
escrito e dirigido por Julio Secchin.
    Outra atração do CurtaSexta de setembro será 
“Considerações sobre fumaça e musgo”, dirigido por Artur 
Miranda, um filme sobre nossa geração indecisa entre 
estabilidade e felicidade por fazer o que realmente gosta. 
O nome “Fumaça e Musgo” é uma metáfora entre a 
estabilidade e a liberdade, enquanto a primeira é livre, 
o outro é estático e sem vida. Além da exibição do 
curta, também teremos a presença do diretor para 
uma conversa sobre o assunto.
    Convide familiares e amigos e venha prestigiar a sétima arte em mais uma edição do CurtaSexta!

Serviço:
CurtaSexta – Exibição de curtas-metragens
Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 –
Centro – Niterói/RJ
Data: 30/09/2016 (sexta-feira)
Horário: 18h30
ENTRADA FRANCA

Mundo do Samba

Leão de Nova realiza semifinal nesta sexta, dia 30

Em virtude das eleições de 2016 que estão marcadas para o próximo domingo, dia 2 de outubro, a diretoria do Leão de Nova Iguaçu decidiu antecipar a semifinal de samba-enredo para esta sexta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 22 horas, com entrada gratuita até as 23 horas. Na última eliminatória, realizada no último dia 24, não houve eliminação de samba. Portanto, prosseguem à semifinal seis parcerias: Jadir Mendes, Márcio Oliveira, Juninho, Crispim Lourenço e Diogo Silva (Samba 02); Marcelo Marrom, Júnior Capixaba, Nino do Cabuís, Ricardo Moreno, Vadinho e Júlio Reis (Samba 04); Mauro Naval, Myngal, Murilo Rayol, Mingauzinho, Douglas Oliveira, Rodrigo Marreco (Samba 07); André Júnior, George Wagner, Juninho Copa, Demilson, Petisco, Sandro Jta. R, Beiço Rosa (Samba 10); Renan Paixão e João Melodia (Samba 12); e Rael, Renan Pereira, Valdecir Moreno, Dedé, Pingo Sargento e Marquinhos Valério (Samba 17). A grande final está marcada para o dia 08 de outubro.
A vermelho, branco e dourado de Nova Iguaçu, oitava escola a desfilar na Estrada Intendente Magalhães em 2017, pela Série B, apresentará o enredo "Ilê Axé Opô Afonjá", que será desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho. A quadra do Leão de Nova Iguaçu fica na Rua Mário José da Fraga, 40, bairro Santa Eugênia, Nova Iguaçu.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Rodoviária Novo Rio

Rodoviária Novo Rio terá de instalar posto médico de emergência


Os desembargadores da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) confirmaram a sentença dada em primeira instância que obriga o consórcio que administra a Rodoviária Novo Rio a instalar um posto médico de urgência no terminal, por onde passa, todos os dias, uma média de 50 mil pessoas. O serviço terá que contar com materiais e instrumentos adequados, além de equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.
A ação foi proposta pelo Ministério Público estadual a partir de incidentes ocorridos no terminal, sem a prestação de serviço médico de urgência. Condenado em primeira instância pela 2ª Vara Empresarial da Capital, o Consórcio Novo Rio recorreu da sentença.
A empresa tentou dividir a responsabilidade com a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte), com quem celebrou o contrato de concessão. O consórcio negou ainda a existência de omissão de socorro e alegou que o novo encargo vai onerar o contrato ao ponto de ter o direito de pleitear seu reequilíbrio econômico e financeiro.
No entanto, ao julgar o caso, o colegiado da 21ª Câmara Cível acompanhou o voto da desembargadora Denise Levy Tredler, relatora do processo. Segundo a magistrada, o concessionário responde diretamente pelos danos decorrentes do exercício de sua atividade, conforme dispõe a Constituição Federal.
Ainda de acordo com a decisão, o regulamento interno dos terminais rodoviários e de terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte) determina ser dever da concessionária promover o serviço de atendimento médico de urgência.
Além disso, segundo a desembargadora, o decreto federal nº 2.521/1998 impõe que os terminais rodoviários, públicos ou privados, e os pontos de parada e de apoio deverão dispor de áreas e instalações compatíveis com seu movimento e apresentar padrões adequados de segurança, higiene e conforto.
“Releva destacar que o apelante informa que instala o serviço de atendimento de urgência, em épocas festivas, com o que se depreende que tem ciência da sua responsabilidade pela prestação desse ofício objeto da lide”, assinalou a relatora em seu voto.

Processo 0313469-13.2015.8.19.0001


Idosos

TJ do Rio vai debater a Garantia dos Direitos dos Idosos

Com o previsível aumento da população idosa no Brasil, a Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (Cevij), do Tribunal de Justiça do Estado do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), vai realizar, no próximo dia 3 de outubro, o evento “Políticas Públicas e o Desafio da Garantia de Direitos Humanos para Idosos”. Membros do Poder Judiciário, da Polícia Civil, assistentes sociais e médico vão participar do debate em que o foco estará na garantia dos direitos desses idosos no futuro.
A ideia para a organização do seminário tomou por base os dados do IBGE, que mostram o aumento da população idosa no Brasil. Segundo dados do instituto, o Brasil tem hoje uma população de 206.469.800 pessoas. Enquanto no ano 2000,  5,61% da população tinha mais de 65 anos, a previsão é de que em 2020 a proporção seja de 9,42% e, em 2030, alcance 13,44%. Diante destes dados, a Cevij considera fundamental dar uma atenção especial à situação desta parcela populacional, que demanda proteção, serviços e políticas públicas específicas às suas particularidades e à garantia de seus direitos.
O evento também comemora a passagem do Dia Mundial do Idoso, instituído no dia primeiro de outubro há 25 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, ainda, os 13 anos de promulgação do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
Mesas Redondas
“Envelhecimento Populacional e Direito dos Idosos” será o tema da primeira mesa redonda, sob a coordenação da juíza Maria Aglaé Tedesco Velasco, da 15ª Vara de Família do TJRJ, que contará com palestras das pesquisadoras Ana Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Sandra Rabello, da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnatiI/Uerj) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Os demais debates terão a contribuição de representantes dos principais órgãos e instituições que se dedicam ao atendimento e defesa dos direitos dos idosos.  A juíza Raquel Santos Pereira Chrispino, da 1ª Vara de Família de São João de Meriti e Coordenadora da Cevij, vai dirigir o grupo que discutirá o tema “Atendimento ao Idoso pelo Sistema de Justiça”, com a participação da juíza Monica Labuto , da 3ª Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso do TJRJ, do defensor público Fabio Amado, Coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (DPGE), do promotor Luiz Claudio Carvalho de Almeida, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Ministério Público, e da delegada Sueli Peçanha Murat de Souza, da Delegacia da Terceira Idade da Secretaria de Segurança.
Já o terceiro grupo vai abordar o tema “O atendimento ao idoso pela Rede de Proteção Social”, sob a coordenação da assistente social Andreia Pequeno, da Corregedoria Geral de Justiça  do TJRJ, e contará ainda com as assistentes sociais Daniele Viveiros, da Gerencia de Alta Complexidade da Subsecretaria de Proteção Social Especial; Flávia Furtado, da Secretaria Municipal do Envelhecimento Ativo, Resiliência e Cuidado; Ana Silvia Furtado Vasconcelos, diretora de Assistência Especializada da Fundação Leão XIII, e da médica Germana Perissé, da Área Técnica de Saúde  da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde.
O evento será realizado, das 9h30 às 17h30, no Auditório Desembargador José Navega Cretton, no 7º andar do Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga 115. As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 9h.



São Gonçalo



Jovens estudantes de São Gonçalo fazem intercâmbio na França
 
Iniciativa contemplou os alunos dos cursos de Panificação e Confeitaria e Leites e Derivados
 
Com apenas 18 anos, a gonçalense Brenna Araújo já carrega no currículo um estágio na Europa e uma experiência profissional em um dos restaurantes mais renomados do Rio de Janeiro, localizado no Museu de Arte Moderna (MAM). Estudante do 1° período do curso de Nutrição, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, ela lembra que o interesse pela profissão surgiu no curso de Panificação e Confeitaria do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), localizado em São Gonçalo, onde fez o Ensino Médio.


 
– Foi no colégio que peguei o gosto pela confeitaria e tive a certeza que seguiria na carreira. Quando soube dessa chance de passar por uma experiência fora do Brasil, eu me empenhei ainda mais nos estudos para ser uma das escolhidas. A viagem foi sensacional! Vivenciei a rotina dos profissionais franceses, conheci novos ingredientes e fiquei apaixonada pelas vitrines de delicatesse – derrete-se a universitária, que, também, foi aprovada na Universidade do Rio de Janeiro (Unirio).
 
Além de Brenna, outros cinco estudantes passaram por um estágio na França, entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro, onde aperfeiçoaram os seus conhecimentos e tiveram contato com o que há de mais moderno nas cidades de Paris, Nice, Saint- Étienne e La Roche sur-Foron. Na ocasião, o grupo teve aulas práticas em escolas renomadas francesas e visitou fábricas, padarias e confeitarias. Os alunos foram selecionados pela dedicação, comprometimento e boas notas durante o Ensino Médio.
 
Pablo Rodrigues, de 18 anos, diz que o estágio foi um grande passo para a realização do seu sonho, que é conseguir um emprego de confeiteiro no exterior. Atualmente, ele, que cursou Panificação e Confeitaria, trabalha numa conceituada padaria em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
 
– O que me chamou mais atenção foi o profissionalismo, a organização e a disciplina dos franceses. Fiz um bom contato na escola em que fomos recebidos durante o estágio e pretendo voltar para fazer um curso e trabalhar lá – disse com entusiasmo.
 
A saudade do colégio e a paixão por queijos fez Lucas Pereira, ex-aluno do curso de Leites e Derivados, trocar um emprego em uma rede de sorveterias para exercer o cargo de técnico na usina de leite da unidade escolar.
 
– No início do curso tive dificuldades de me adaptar a algumas disciplinas, mas, depois, acabei gostando muito da área. Na usina, atuo desde a preparação até a maturação dos queijos. Fiquei muito feliz de ter sido escolhido para participar do estágio na França. Foi uma experiência inesquecível – finalizou o jovem.
 
O Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz integra o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (NATA), que é um projeto criado em 2009, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e Agricultura e o Grupo Pão de Açúcar, e faz parte do Programa Dupla Escola.

Israel perde Shimon Peres

MORREU EX-PRIMEIRO
MINISTRO ISRAELENSE

Morreu na terça-feira, 27, o ex-primeiro ministro de Israel Shimon Peres, aos 93 anos de idade. Ele foi presidente do país judeu entre junho de 2007 e julho de 2014. Estava internado após sofre um acidente vascular cerebral (AVC).

terça-feira, 27 de setembro de 2016

São Sebastião do Alto

TRE-RJ mantém indeferimento de candidatura de ex-prefeito de S. Sebastião do Alto

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manteve o indeferimento, na sessão plenária de segunda-feira (26), do registro de candidatura de Mauro Henrique Silva Queiroz Chagas (PTB) à Prefeitura de São Sebastião do Alto. A decisão confirma a sentença proferida pelo Juízo da 60ª Zona Eleitoral, que julgou procedente pedido formulado em ação de impugnação proposta pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação "Alto de Todos os Distritos" contra o ex-prefeito.

A Corte Eleitoral entendeu que Mauro Henrique encontra-se inelegível, uma vez que teve seu cargo de prefeito cassado pela Câmara Municipal de São Sebastião do Alto "pela prática de crime de responsabilidade, com base em suposto recebimento de propina no valor de R$ 100 mil, motivo pelo qual teria ocorrido sua prisão em flagrante", conforme redigiu o relator do processo, desembargador federal André Fontes. O candidato ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Processo relacionado: RE 59-09

Candidato propõe primeiro Hospital Veterinário do Rio



Paulo Roberto Botelho - 27278 - é candidato com proposta na área ecológica, holística e de terapias alternativas, como a introdução da yoga na rede escolar. O candidato propõe a criação do primeiro Hospital Veterinário do Rio.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dória lidera corrida em São Paulo

João Dória (PSDB) e Celso Russomano lideram a corrida eleitoral, em São Paulo, segundo a última pesquisa do Ibope. O primeiro com 28% das intenções de volta e o segundo com 24%. Marta Suplicy aparece em terceiro lugar com 15% e o atual prefeito petista, Fernando Haddad, possui 12%.

Corrida eleitoral no Rio



ELEITORADO EVANGÉLICO
ALAVANCA CANDIDATURA
CRIVELLA PARA PREFEITO DO RIO
O candidato Marcelo Crivella, com 35% das intenções de votos, segundo última pesquisa eleitoral do Ibope, lidera a corrida para a Prefeitura do Rio alavancado pelo eleitorado evangélico. O candidato governista, Pedro Paulo, figura em segundo lugar com 11% seguido de Marcelo Freixo com 9%.


Armação de Búzios


TRE-RJ defere candidatura do prefeito de Búzios

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro deferiu, nesta segunda-feira (26), o pedido de registro do prefeito de Armação dos Búzios, André Granado (PMDB), ao dar provimento ao recurso interposto pelo candidato, que tenta a reeleição pela coligação "A Mudança Continua" (PMDB / PP / PSC / PSDC / PEN / PSD). Granado teve o seu pedido indeferido na primeira instância com base em condenação por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No entanto, a Corte Eleitoral fluminense, por maioria, reformou a sentença, tendo em vista que uma nova decisão do TJRJ, durante o plantão olímpico, suspendeu os efeitos do acórdão que havia condenado o candidato. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Processo relacionado: RE 7782

Sala Leila Diniz


Orquestra Guerra-Peixe e Interculturalidades II
se apresentam na Sala de Cultura Leila Diniz
Com repertório cheio de nomes importantes, músicos prometem apresentação marcante

    Nesse mês de setembro, o Programa Aprendiz – Música na Escola traz uma sessão especial para a série “Concertos na Imprensa”. No dia 28, quarta-feira, a Orquestra Interculturalidades II e a Orquestra Guerra-Peixe se apresentarão na Sala de Cultura Leila Diniz, às 12h30. Carregados de clássicos, os repertórios das duas orquestras garantem uma experiência inesquecível para aqueles que gostam de tirar a hora do almoço para aliviar o estresse do dia a dia.
    A Orquestra Guerra-Peixe (OGP) foi fundada em 2014 por conta da grande demanda de alunos mais jovens pela participação na orquestra principal do Programa Aprendiz (Orquestra Sinfônica Aprendiz). Ela é composta por 16 jovens instrumentistas, com idades entre 11 e 14 anos. O condutor do grupo é o professor de violino Daniel Andrade e o repertório da orquestra é primordialmente brasileiro, englobando fortes nomes como Tom Jobim (“Samba de Uma Nota Só”) e Cartola (“As Rosas Não Falam”).


    Já a Orquestra Mirim Interculturalidades II é composta por cerca de 40 alunos da Escola Municipal Julia Cortines e possui um repertório eclético, que vai da homônima “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, até “We Will Rock You”, um dos maiores sucessos da banda de rock americana, Queen. Vale a pena conferir!

Serviço:
Apresentação da Orquestra Interculturalidades II e Orquestra Guerra-Peixe
Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 – Centro – Niterói/RJ
Data: 28/09/2016 (quarta-feira).
Horário: 12h30
ENTRADA FRANCA

Setembro Amarelo



Jornalista André Trigueiro faz palestra sobre suicídio nesta quarta

Em seu livro mais recente, “Viver é a melhor opção”, o jornalista André Trigueiro rompe com a cultura do silêncio que costuma cercar o suicídio e trata do assunto com toda a gravidade que ele merece: um caso de saúde pública responsável por mais da metade das causas de mortes violentas em todo o mundo – o Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial, em números absolutos, com 32 suicídios por dia.
Para marcar o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que ocorre este mês em todo o mundo, Trigueiro fará palestra nesta quarta-feira, dia 28, às 18h, no Antigo Palácio da Justiça. Em seguida, vai autografar a obra, cujos direitos autorais são integralmente doados ao CVV, o Centro de Valorização da Vida, que desde 1962 oferece um serviço de apoio emocional e de prevenção pelo telefone 141 e pelo site cvv.org.br.
O livro analisa dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, lista as causas do problema, identifica os sinais de alerta e mostra a importância de se oferecer ajuda, apoio e orientação ao potencial suicida.
O objetivo de Trigueiro é desmistificar o assunto. Enquanto for um tabu e permanecer invisível para a sociedade, diz ele, não se conseguirá mobilizar os recursos humanos, materiais e institucionais necessários para reduzir as mortes. “Falar do suicídio pode salvar vidas”, conta. Afinal, explica, o suicídio é prevenível em 90% dos casos, quando há associação com patologias mentais diagnosticáveis e tratáveis, como a depressão.
Mas o repórter da TV Globo ressalta que não basta falar: é preciso falar com responsabilidade, respeito, seriedade e dados confiáveis. A imprensa também deve abordar o tema, mas seguindo algumas recomendações: evitar dar destaque ao episódio (sem manchetes ou fotos), não informar o método empregado e nem glamourizar os mortos, especialmente nos casos de personalidades públicas. E, sempre que possível, apresentar possíveis causas (depressão, transtornos mentais, consumo de drogas e de álcool são responsáveis por 90% dos casos), além de opções de tratamento e serviços de apoio.  
"Prevenção se faz com informação", observa Trigueiro. E quanto mais rapidamente se der visibilidade ao tema mais vidas serão salvas.  
O evento, organizado pela Diretoria Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM) e pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, tem entrada franca.
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela ESAJ aos serventuários que participarem do evento, de acordo com o art. 1º, inciso III, e nos termos do art. 11, parágrafo 1º da resolução nº 7/2016, do Conselho da Magistratura.
Serviço
Palestra e lançamento do livro “Viver é a melhor opção”, de André Trigueiro.
O livro será vendido a R$ 20 e os direitos serão integralmente doados ao CVV (Centro de Valorização da Vida).
Quarta-feira, dia 28 de setembro de 2016, às 18h.
Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29/3º andar – Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca


Nasa admite presença de oceano de água em Júpiter



A agência espacial americana (Nasa) anuncia atividade de 'geisers' de vapor de água na lua de Júpiter.
O telescópio espacial Hubble ao estudar o satélite de Júpiter Europa e detectou atividade no pequeno planeta gelado.
Neste estudo, foi possível detetar geisers de vapor de água a sair do planeta. O que reforça a ideia de que o satélite tem um oceano global de água salgada sob a camada de gelo.
O astrônomo William Sparks explicou que os geisers de vapor de água detectados agora pelo Hubble significam que haverá fissuras na camada de gelo que ligam diretamente ao oceano líquido, o que é importante para uma futura missão ao planeta, pois significa que será possível "mergulhar" no oceano sem perfurar quilômetros de gelo.
A Nasa fez ainda uma animação que explica estes geisers de vapor de água:

sábado, 24 de setembro de 2016

O dízimo revertido para os pobres

Pra que serve o dízimo? Para o pastor da Assembléia de Deus Ministério Lagoinha, em Araruama, Fábio Mendonça, para ser utilizado em prol dos pobres de sua comunidade. Por isso, o pastor, que aprendeu em criança o ofício de pedreiro, colocou em prática, com a oferta do dízimo, a possibilidade de construir casas para os membros pobres de sua igreja. Até o momento, já foram entregues 20 moradias e o intento dele é o de vir a construir prédios para abrigar um maior número de fiéis. 
O pastor Fábio Mendonça  é sargento da Polícia Militar da 25ª CIA em Cabo Frio. As construções são feitas com ajuda de voluntários, mas agora para acelerar os trabalhos são contratados cinco pedreiros.
Em vez de optar pela construção de uma mega igreja, o pastor levou em consideração que o dízimo deve ser colocado à disposição dos mais necessitados.



sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Permanecer muito tempo sentado prejudica a longevidade

Por Valéria Dias - valdias@usp.br
Até 4% das mortes no mundo poderiam ser evitadas apenas reduzindo o tempo que as pessoas permanecem sentadas ao longo do dia. Isso representa 433 mil pessoas por ano. Os dados são de um estudo realizado por pesquisadores da USP e da Universidade Federal de Pelotas. “No limite, reduzindo o tempo sentado em até 3 horas por dia, seriam evitadas 4% de mortes. Entretanto, reduções mais singelas já repercutiriam em grandes ganhos em saúde pública. Por exemplo, reduzindo em 2 horas/dia o tempo que ficamos sentados seriam evitadas 2% das mortes; se for uma redução de 1 hora/dia, teríamos 1,2% a menos de mortes”, aponta o educador físico Leandro Fórnias Machado de Rezende, da Faculdade de Medicina (FMUSP).

Ficar muito tempo sentado influencia mecanismos biológicos do corpo
Juntamente com os pesquisadores Juliana Yukari Kodaira Viscondi e Juan Pablo Rey-López (da FMUSP), Thiago Hérick de Sá e Leandro Martin Totaro Garcia (Faculdade de Saúde Pública da USP), e de Grégore Iven Mielke (Universidade Federal de Pelotas), eles publicaram um artigo sobre o tema noAmerican Journal of Preventive Medicine. E o jornal americano The New York Timespublicou uma matéria sobre o tema no último dia 29 de março.
A grande questão é: por que permanecer muito tempo sentado eleva o risco de morte? “Existem alguns mecanismos biológicos do corpo que explicam isso. Ficar muito tempo sentado diminui a expressão de óxido nítrico do organismo [relacionado com algumas funções celulares e ao aumento do estresse oxidativo]. Isso leva ao aumento do risco de alterações cardiovasculares. Ocorre também a diminuição da ativação de uma enzima, a lipase lipoproteica, que é importante no metabolismo oxidativo, no controle de triglicérides, colesterol e outros fatores de risco metabólicos”, explica Rezende, que é doutorando do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.
O estudo teve o objetivo de avaliar quantas mortes poderiam ser evitadas no mundo caso fosse reduzido o tempo que as pessoas ficam sentadas ao longo do dia. Para isso, os pesquisadores precisavam de dois dados: o tempo médio mundial de permanência nessa posição e o aumento do risco de morte associado a esse tempo.
O tempo médio de permanência sentado foi obtido a partir da análise de artigos publicados em revistas científicas internacionais de 54 países. “Já conhecíamos dois artigos sobre o tema. Um continha dados sobre países europeus (Eurobarometer), e outro apresentava dados de 20 países (International Prevalence Study)”, diz. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem um inquérito chamado WHO Steps, com informações sobre 94 países. “Eles estavam na forma de relatórios no site da OMS e alguns não reportavam o tempo de permanência sentado. Então entramos em contato, via email, com os 94 países que constavam no WHO Steps”, conta.
Os pesquisadores também fizeram buscas em bases para identificação de dados que, por ventura, não foram identificados nas fontes citadas acima. Quando algum país estava em mais de uma publicação, a estratégia foi utilizar o dado mais recente. Foram contemplados todos os continentes, alguns com mais países outros com menos, e a única exceção foi a África, pois não encontraram material.
Para os dados ligados ao aumento do risco associado ao tempo sentado, os pesquisadores utilizaram uma meta-análise publicada na Revista Científica PLoS ONE. Eles encontraram uma relação que não é linear: para quem fica sentado entre 4 e 7 horas por dia, o risco de morte aumenta em 2% para cada hora sentado. “Por exemplo, ficar sentado 4 horas, aumenta o risco em 2%; 5 horas, 4%; 6 horas, 6%; 7 horas, 8%. A partir de 7 horas sentado, o risco aumenta para 5%; 8 horas, 13%; e 9 horas, 18%”, esclarece o pesquisador.
Estratégias possíveis
Mas o educador físico é realista quanto à dificuldade de se reduzir o tempo que as pessoas permanecem sentadas, principalmente nas grandes cidades, onde é comum encontrar quem gaste muito mais de três horas diárias apenas no percurso entre a casa e o trabalho (sem contar o tempo de expediente). “Sempre que possível, as pessoas poderiam adotar algumas estratégias como ficar de pé, ir buscar água ou café. Uma reunião entre duas pessoas poderia ser feita caminhando lentamente”, sugere. Ele lembra também que já existem no mercado mesas de trabalho que permitem o controle de altura e possibilitam trabalhar em pé.
Para o pesquisador, é preciso ainda não culpabilizar as pessoas: as questões ambientais e sociais também devem ser levadas em conta. “Eu não vou deixar de me deslocar de carro ou de outro meio de transporte caso existam riscos de eu ser assaltado na rua usando uma bicicleta ou andando a pé. O ambiente precisa ser convidativo: uma calçada e uma ciclovia bem feitas, por exemplo, auxiliam na adoção de modos de vida mais ativos e saudáveis.”


Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Hora de perder peso

VENÇA A BATALHA
DA PERDA DE PESO COM
PRODUTOS HERBALIFE
Fale conosco. O melhor atendimento. É só telefonar:
(21) 96600-1831 - Sonia Lima, consultora independente
Herbalife
Www.visiteherbalife.com/soniasuelibatista/pt/page/4575

Expo Araruama tem MC Koringa hoje

Com show começando nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 24h, o MC Koringa é a grande atração da Expo Araruama iniciada na quarta-feira com apresentação da cantora gospel Rose Nascimento. Ontem, quinta-feira, a atração foi o conjunto Sorriso Maroto. A Expo Araruama 2016 é uma realização do Grupo Tendas, e conta com apoio da Prefeitura de Araruama.


DIA 23-09-2016 (sexta-feira)

- 9h – Continuação do julgamento de morfologia do cavalo Mangalarga Marchador (pista de grama);
- 14h – Inicio do julgamento do Gado do Tabapuã (pista de grama);
- 18h – Final do julgamento do Cavalo Mangalarga e gado tabapuã;
- 20:00h – Abertura do Camarote Balada Mix proporcionando Show do DJ Felipe Leite e Convidados e do grupo de pagode Nada Igual
- 24h – Show com MC Koringa.

DIA 24-09-2016 (sábado)
- 9h – Continuação do julgamento de morfologia e marcha do cavalo Mangalarga Marchador (pista de grama);
- 18h – Encerramento dos julgamentos do cavalo Mangalarga Marchador, gado Tabapuã;
- 20:00h – Abertura do Camarote Balada Mix proporcionando Show do DJ Felipe Leite e Convidados e da dupla sertaneja André e Kadu
- 24h – Show com a Banda Onze e vinte

DIA 25-09-2014 (domingo)
- 9h –  treino MotoCross
- 12H -  Inicio das provas de Motocross;
- 15h – Distribuição de mudas de plantas produzidas no Horto Municipal para os visitantes da EXPO ARARUAMA/206;
- 17 h – Final das provas de Motocross.
- 18h – Encerramento do Setor Agropecuário;
- 17 h- Show infantil da Frozen no palco 2
- 18 h – Show infantil da Peppa no palco 2
- 20:00h – Abertura do Camarote Balada Mix proporcionando Show do DJ Felipe Leite e Convidados e do cantor sertanejo João Noronha
- 23h – Show sertanejo com a dupla : João Bosco e Vinicius