Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Morte da funkeira

Justiça determina que acusado de matar funkeira passe por exame de insanidade mental

O juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, determinou que Milton Severiano Vieira, o Miltinho da Van, seja submetido a exame de insanidade mental em um prazo de 45 dias. Ele é acusado de matar a mulher, a funkeira Cícera Alves de Sena, conhecida como Amanda de Bueno, no dia 16 de abril.
A audiência de instrução e julgamento foi realizada no dia 15 de junho, quando foram ouvidas cinco testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público e quatro testemunhas de defesa. Na audiência, o juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto também acolheu pedido do MP para mudar a denúncia contra Miltinho da Van, incluindo a qualificadora que dificultou a defesa da vítima. A partir de agora, o acusado responde pelo crime de homicídio qualificado, com as seguintes qualificações: motivo fútil, meio cruel, feminicídio e impossibilidade de defesa da vítima.
O magistrado destacou que o exame psiquiátrico do réu foi requerido pela defesa somente ao término da audiência. Segundo a defesa, Miltinho da Van precisou ser socorrido no presídio por duas ou três vezes após sofrer transtornos psiquiátricos. Ele chegou a ficar internado no Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiro. Prevendo a lei, expressamente, o exame médico legal, não pode ele ser suprido por outras provas ou pela inspeção pessoal do juiz. Além disso, como é necessário que a verificação advinda do exame de sanidade mental se relacione diretamente com o crime praticado e objeto do processo, é preciso apurar o estado do autor, com segurança, no momento da ação ou omissão”, explicou o juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto. O magistrado também solicitou todos os exames e documentos de internação relacionados ao acusado no sistema prisional.
Processo - 0025785-20.2015.8.19.0038

Coreia do Sul e o Talmud

Talmud vira best seller
na Coreia do Sul
 
Alunos não judeus de uma escola coreana em Gwangju, ao norte de Seul, recebem “educação judaica”, além da coreana. O professor Park Hyunjun, fundador da instituição, entende que os judeus têm prosperado durante tantos anos por causa de suas práticas educativas e culturais que tais “segredos” devem ser transmitidos aos cristãos. A maior livraria da Coreia do Sul mantém uma lista das 2.000 obras mais vendidas por vários anos. Seis diferentes edições do Talmud estão nela. Uma professora de educação na Universidade de Bucheon afirma que o livro é o segundo mais vendido, atrás apenas da Bíblia.

Tanscrito do Aleph

A fé

Artigo “Moisés”
 
Nizan Guanaes, publicitário
 
"Leio toda noite a Bíblia que levei do Hospital Albert Einstein quando estive internado. É o Velho Testamento. Aconselho sua leitura aos líderes exaustos por  essa hora bíblica do Brasil. Encontrarão muita inspiração. É belo ver o jovem Salomão quando Deus lhe diz que peça qualquer coisa, e ele pede sabedoria. Mas o meu favorito é Moisés. Nestes anos de vacas magras, ler e reler sobre Moisés guiando seu povo 40 anos pelo deserto é um exemplo a ser seguido. Diferentemente de Churchill, que tinha o dom da oratória e o rádio, Moisés era gago. O que o moveu é a força que move os grandes homens: a fé. A fé em Deus, a fé em um conjunto de ideias, a fé em propósitos, a fé num projeto político ou empresarial. Tudo o que o homem constrói foi antes construído dentro de sua alma. Eu digo por mim. O que me arranca da cama todo dia é o meu sonho de construir uma grande empresa, parte do sonho maior de construir um grande país".
Publicado na Folha SP

Novo filme sobre Cristo

Ator israelense será
Jesus em novo filme
 
O ator israelense Aviv Alus vai interpretar o papel de Jesus na adaptação cinematográfica do romance "The Shack", que foi publicado em 2007 e se tornou um “best-seller” nos EUA, tendo vendido mais de um milhão de cópias e ter sido o número 1 entre os livros de ficção na lista do “New York Times Best Sellers” (2008 a 2010). Aviv Alus, considerado um dos atores de televisão mais proeminentes em Israel, está estrelando uma produção de Molière, "O Avarento", no Teatro Nacional de Israel Habima.
 

Carimbos Africanos

A estilista Camila Niskier vai iniciar um curso sobre a elaboração de carimbos africanos em tecidos e bolsas no sábado, dia 27 de junho, no Studio Criança (Jardim Botânico/RJ). As aulas são direcionadas para a faixa etária de 05 a 12 anos.

Feira Moderna 8

Beto Largman vai ministrar a aula “Feira Moderna 8: Faça você mesmo, versão 2.0” no dia 29 de junho, às 20h, na Casa do Saber (Lagoa/RJ). Resumo: o “Movimento Maker” começa a ganhar força no Brasil. Trata-se de uma extensão mais tecnológica e técnica da cultura do “Faça-Você-Mesmo” ou, em inglês, “Do-It-Yourself”. Essa cultura tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com as próprias mãos. Com o acesso cada vez mais fácil e barato a ferramentas dos mais variados tipos e com uma explosão de informações sobre tecnologia e técnicas acontecendo na internet, o “Movimento Maker” já conta com espaços e comunidades (virtuais e presenciais) específicos, incluindo escolas em várias cidades brasileiras.
 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mecanismos neurais do olfato

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promove, no dia 19 de junho, às 10h30, mais uma edição do Colloquium diei. O tema discutido será “Mecanismos neurais do olfato”.
O convidado é o professor Fábio Marques Simões de Souza, da Universidade Federal do ABC (UFABC). A palestra apresentará resultados de estudos recentes realizados para se entender efeitos de alterações na câmara receptora do sistema olfatório de animais sobre a atividade elétrica do córtex olfatório e o comportamento observado em procedimentos de discriminação de odores.
O evento acontece no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do IFSC e será transmitido pelo IPTV USP. O endereço é Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.
Mais informações: (16) 3373-9879; email coloquio@ifsc.usp.br

Climathon

Na quinta e sexta-feira, dia 18 e 19 de junho, a Agência USP de Inovação organiza, em São Paulo, em parceria com o Departamento Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da (Poli) da USP e o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (Bio Comp) da USP, o Climathon.
O evento é um hackathon global de 24 horas que será realizado pelo Climate-KIC e instituições parceiras em várias cidades ao redor do mundo.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer outros estudantes, pesquisadores e profissionais para desenvolver propostas de soluções inovadoras para melhorar a conservação da biodiversidade na cidade. As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.
Equipes com as melhores ideias serão selecionadas para participar de um processo de coaching para desenvolver ainda mais seus conceitos em uma solução viável para as cidades. As duas melhores propostas dentre as cidades participantes serão selecionadas e apresentadas na Conferência do Clima (COP21), em Paris. O objetivo é estimular os moradores de São Paulo a serem mais conscientes e colaborativos, a fim de diminuir a pressão sobre a biodiversidade e os recursos naturais.
O evento acontece a partir das 8 horas na Agência USP de Inovação, na Av. Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo.
Mais informações: email ddias@usp.br; site http://inovacao.usp.br/climathon-2015/,

Pesquisa em Álcool e outras Drogas Psicoativas

Até dia 28 de junho, estão abertas as inscrições para o curso Formação à Distância de Pesquisadores em Álcool e outras Drogas Psicoativas. Promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, ele será realizado de 3 a 6 de agosto.
A atividade é direcionada a professores, mestrandos, doutorandos e profissionais da área da educação, saúde e justiça, que tenham conhecimento básico ou experiência em pesquisas relacionadas ao uso de drogas lícitas ou ilícitas.
O curso disponibilizará 50 vagas, sendo 15 vagas para profissionais brasileiros e 35 vagas para profissionais da América Latina, Caribe e África Portuguesa. Serão de 600 horas, distribuídas em três módulos a distância, um módulo presencial e elaboração de uma monografia.
A inscrição para o curso é gratuita e deve ser feita pela internet. O módulo presencial será na EERP, campus da USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900. Os participantes que não residem em Ribeirão Preto terão suas despesas de viagem, hospedagem e alimentação custeadas pelo curso. Confira mais informações no site do evento.
Mais informações: e-mail cursoad@eerp.usp.br

Trajetórias do Desejo

Nesta quarta, dia 17, às 12h30, a Liga de Estudos de Gênero e Sexualidade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove a palestra Trajetórias do Desejo: mediações sociais e históricas na busca por parceiros amorosos/sexuais entre homens.
O palestrante será João Paulo Ferreira, bacharel em gerontologia e mestrando em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). A linha de pesquisa de Ferreira reúne temas relacionados ao estudo da sexualidade, mídias digitais, gênero, desejo e masculinidade.
O evento, gratuito e sem necessidade de inscrições terá lugar no Auditório I da EERP, Av. Bandeirantes, 3.900, campus da USP de Ribeirão Preto.
Mais informações: (16) 3315.3389

Estrelas anãs brancas

O Instituto de Física (IF) da USP promove, nesta quinta, dia 18 de junho, o colóquio Estrelas Anãs Brancas: ferramentas para estudar física e o Universo, com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Kepler de Souza Oliveira Filho, um dos maiores especialistas no estudo das estrelas anãs brancas.
As anãs brancas são o estágio final da evolução da maioria das estrelas e do Sol, e com o estudo de sua sismologia é possível estudar física de altas densidades e temperaturas e até mesmo medir a idade do Universo.
Os interessados podem enviar perguntas antes ou durante a palestra pelo emailcoloquio@if.usp.br.
O evento é gratuito e acontece a partir das 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do IF (Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária – São Paulo-SP), com transmissão pela IPTV USP.
Mais informações: site http://goo.gl/qnGuOU, email coloquio@if.usp.br

Museu de Arqueologia


Nestas quarta e quinta, dia 17 e 18, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, realizará oficinas temáticas do TAPHOS – Grupo de Pesquisas em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo.
Às 14 horas do dia 17, acontecerá a oficina A Arqueologia na Wikipédia: Editando Informações. Este encontro terá lugar no LABSOFT, que fica no Prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (POLI) da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3 n. 158, Cidade Universitária, São Paulo). A oficina ainda dispõe de vagas e os interessados devem enviar mensagens para o endereço taphos.mae@usp.br
No dia 18, às 9 horas, acontece a oficina A representação cartográfica do espaço no mundo romano
e os mapas mentais como proposta de interpretação
, no MAE (Avenida Prof.º Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo).
As duas oficinas serão conduzidas pela professora Juliana Bastos Marques (UNIRIO.
Mais informações: (11) 3091-8653

A Violência e o Símbolo

Nesta quarta, dia 17, às 19 horas, a Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove a palestra A Violência e o Símbolo.
A atividade, organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Direitos Humanos da Esalq, será realizada pela professora Ana Lucia Pastore, chefe do Departamento da Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) das USP e terá lugar no no Pavilhão de Ciências Humanas da Esalq
Mais informações: (19) 3447-8606 ou (19) 99783-8767

Serviço Pró-Cidadania

Casamento comunitário atrai centenas de casais ao TJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), através do Serviço Pró-Cidadania (SECID) e do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE), realizou cerca de 450 casamentos no final de semana, como parte do Programa Casamento Comunitário, coordenado pela juíza Raquel de Oliveira. As audiências de conversão de união estável em casamento aconteceram nas manhãs do sábado, dia 13, e domingo, 14, no prédio da Lâmina V do TJRJ.
Os próximos casamentos no TJ estão marcados para o dia 20 de junho. Os casais que quiserem transformar a união estável em casamento podem se inscrever para participar das etapas do processo. Os telefones para contato são: 3133-1881, 3133-2054 e 3133-2804.
Como requisitos para participar do casamento comunitário, o casal deve atestar que reside junto em união estável, tem que ser morador da cidade do Rio de Janeiro e deve comprovar renda mensal de até R$2.500,00.

Erradicaçao do sub-registro

Juízes e assistentes sociais participam de treinamento 

Juízes das varas da Baixada Fluminense e assistentes sociais da Secretaria de Serviço Social de Belford Roxo participaram na segunda-feira, dia 15, de treinamento, com foco na erradicação do sub-registro, para participarem da Ação Social de Belford Roxo, que acontecerá no dia 20 de junho.
O treinamento promovido pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) apresentou o Plano Nacional de Erradicação do Sub-Registro, que objetiva realizar ações articuladas e visando a erradicação do sub-registro e à ampliação do acesso à documentação civil básica.
A coordenadora de Ações de Sub-Registros do TJRJ, juíza Rachel Crispino, que ministrou o treinamento para os magistrados, acredita que a iniciativa é  fundamental para capacitação de novos voluntários para lutar contra o problema.
“O número de juízes que participaram voluntariamente do treinamento foi muito bom. Nossa proposta é que se promovam novos encontros com juízes para capacitação dos voluntários que queiram trabalhar visando a erradicação do sub-registro.  A tendência é que, havendo muitas frentes de ações sociais, muita gente sem acesso à documentação básica procure essas informações. Existe uma perspectiva que os juízes da Justiça Itinerante também façam uma capacitação dessa natureza”, avaliou a juíza.
Responsável pelo treinamento das assistentes sociais, a chefe do Serviço de Promoção à Erradicação do Sub-Registro e Busca de Certidões, Lívia Marinho, acredita que a participação das voluntárias vai contribuir para o sucesso da ação social do dia 20 de junho.
“As assistentes sociais participaram do treinamento, onde explicamos qual seria o foco do trabalho. Elas tomaram ciência sobre o fluxo de atendimento e como poderão auxiliar, não só entrevistando a população, como também nas salas de audiência, prestando apoio aos juízes. A ideia é que, a partir das audiências, elas encaminhem as pessoas atendidas aos serviços públicos de saúde, de educação e, até mesmo, dos serviços de assistência social que, muitas vezes, por falta de documentação, elas não têm acesso. A receptividade foi excelente. Vão participar da ação social 15 assistentes sociais e mais cinco pessoas da diretoria da secretaria, todas como voluntárias”, frisou Lívia.

Banco IBI

Desembargadores negam recurso de banco em processo de cobrança indevida

Os desembargadores da 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por unanimidade de votos, negaram recurso do Banco IBI S/A em uma ação civil pública movida pela Associação Nacional de Defesa e Apoio ao Cidadão (Andac). Os magistrados acompanharam o voto do relator, o desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes.
Segundo os autos, o banco vinha cobrando valores de até R$ 6 referentes a vários tipos de seguros nas faturas de cartões de crédito. Esses valores eram cobrados sem o conhecimento do consumidor. De acordo com o desembargador Flávio Horta, o quadro configurava uma espécie de venda casada, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A prática é caracterizada por vincular a venda de um bem ou serviço à compra de outros itens ou pela imposição de quantidade mínima de produto a ser comprado. Ainda segundo o magistrado, existe, inclusive, uma súmula do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que classifica a venda casada como prática abusiva.
Por sua vez, o banco alegou que a associação não tinha provas da cobrança dos seguros. No entanto, a partir da análise dos autos, o juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, da 3ª Vara Empresarial, entendeu que houve cobrança abusiva feita pelo Banco IBI S/A, que recorreu da sentença em 1ª instância.
No julgamento da apelação, o desembargador Flávio Horta destacou que a Andac fundamentou a ação incluindo exemplos de processos em que muitos consumidores passavam pelo mesmo problema. “O réu, como fornecedor, deve se cercar do devido cuidado, de modo a evitar acontecimentos danosos aos usuários de seus serviços. Espera-se tenha o cuidado necessário na prestação de serviço inerente à sua atividade, não podendo transferir ao consumidor os danos advindos da sua conduta inadequada ou pouco cautelosa”, afirmou o magistrado no acórdão.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Saiu listão dos professores-RJ

Seeduc divulga resultado final do concurso para o magistério

Lista dos classificados já está disponível para consulta

 
A Secretaria de Estado de Educação divulgou, no Diário Oficial da última segunda-feira (15/06), o resultado final do concurso para o cargo de Docente I com carga de 16 horas e de 30 horas semanais. Os vencimentos iniciais são de R$ 1.179,35 (16h) e R$ 2.211,25 (30h). As convocações ocorrerão após a homologação do concurso, que deverá acontecer nos próximos dias. A relação dos classificados pode ser consultada no link http://download.rj.gov.br/documentos/10112/2298861/DLFE-78225.pdf/15.06.2015SUPLEMENTO.pdf. 

 
Além das provas objetivas, os candidatos passaram por uma avaliação de títulos. A seleção visa ao preenchimento inicial de 1697 vagas, sendo 982 para docentes com carga horária de 30 horas semanais e 715 para professores de 16 horas. Foram contempladas as seguintes disciplinas: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, História, Sociologia, Português, Física, Geografia, Matemática, Química e Línguas Estrangeiras (Inglês, Italiano, Francês e Espanhol).

Além dos vencimentos, os docentes contarão com os benefíciosauxílio-transporte (entre R$ 66 e R$ 132, conforme a carga horária) e auxílio-alimentação (R$ 160). A Seeduc também oferece auxílio-qualificação (bônus anual de R$ 500), auxílio-formação para professores regentes de turma/ parceria Consórcio Cederj (bolsa no valor de R$ 300 mensais) e bônus por desempenho (remuneração variável) para servidores de escolas que atingirem as metas propostas.

Os professores aprovados e classificados serão convocados por edital e por correspondência pessoal. Por isso, cada candidato deverá manter seu endereço residencial atualizado junto à Coordenação de Processo Admissional da Seeduc, durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

O concurso atingiu a marca de 40.561 inscritos, cerca de dez mil a mais do que o último, realizado em 2013.
 

Acidente aéreo

Irmãos de vítima de acidente aéreo receberão indenização da Gol
Os desembargadores da 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) condenaram a Gol a pagar uma indenização de R$ 200 mil, por dano moral, a cada um dos três irmãos de uma vítima do acidente aéreo envolvendo o Voo 1907, que iria de Manaus ao Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 2006.
Segundo a desembargadora Regina Lucia Passos, relatora do processo, os irmãos comprovaram, no processo, que eram muito próximos afetivamente da vítima e que o fato causou grande comoção familiar, causando elevado sofrimento aos autores da ação. Na decisão, a magistrada explicou que mesmo os pais, a esposa e os filhos da vítima já tendo recebido indenização, cabe o pagamento aos irmãos. “Apesar de o evento danoso ser único, o dano causado repercute na esfera de vida de uma gama de pessoas eventualmente envolvidas ou ligadas à vítima. É o que se denomina ‘dano ricochete ou reflexo’”, explicou.
A desembargadora ressaltou ainda que a perda de um ente querido é causa de profunda dor espiritual, ainda mais quando a morte é inesperada e se dá em circunstâncias trágicas. “É certo que nenhuma quantia vai ser suficientemente capaz de fazer desaparecer o sofrimento experimentado pelos autores. Assim como não será possível voltar ao tempo, evitar o acidente e devolver aos irmãos da vítima o convívio que teriam”, disse.
A sentença, de 1ª instância, havia condenado a empresa a pagar uma indenização de R$ 50 mil aos irmãos. O valor foi aumentado pela 2ª instância para R$ 200 mil e deverá ser corrigido monetariamente desde a data da fixação da indenização. O montante também deverá ser acrescido de juros de mora de 1% a partir da data do acidente aéreo.
Processo nº 0211676-41.2009.8.19.0001

Cidadania


"TRE Vai à Escola" divulga programação de junho e julho


Nos meses de junho e julho, o programa "TRE Vai à Escola", da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), marcará presença em mais cinco escolas de quatro municípios. No próximo dia 16, a juíza Soraya Pina estará no CIEP Brizolão 298, em Rio das Flores. Em Magé, o juiz Orlando Eliazaro visitará o Colégio Estadual Professor Alfredo Balthazar, no dia 22. Petrópolis vai receber o juiz Alexandre Teixeira nos dias 23, no Colégio Estadual Cardoso Fontes, e no dia 30, no Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio. Em julho, no dia 3, o juiz Leonardo Teles ministrará palestra no Colégio Estadual José Martins da Costa, em Nova Friburgo.

Desde 2011, quando foi criado, o "TRE Vai à Escola" já atendeu a mais de 7.200 alunos. O programa tem como objetivo promover o exercício livre e consciente da cidadania, por meio de palestras realizadas por juízes eleitorais do estado do Rio de Janeiro. Nos encontros, são abordados temas como o significado e as consequências do voto, a importância da democracia e as atribuições da Justiça Eleitoral, entre outros.

Secretário Antonio Neto

Secretário de Educação-RJ participa de audiência na Alerj
O secretário de Estado de Educação, Antonio Neto, participará, nesta quarta-feira (17/06), de audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sobre a ‘Avaliação da implementação da Educação Integral através do Programa Dupla Escola – experiência do Colégio Estadual Chico Anysio). O encontro será realizado no CE Chico Anysio e contará com a presença de representantes da Seeduc, além do presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt, e demais membros da Comissão.
​Atualmente, o programa Dupla Escola conta com 28 unidades escolares. O CE Chico Anysio, inaugurado em 2013, funciona como o principal piloto para as inovações do novo modelo educacional para o Ensino Médio - proposta curricular inovadora que vem ampliando as fronteiras da qualidade educacional no Estado do Rio.
Serviço
Data: 17/06/2015
Horário: 10 horas
Local: CE Chico Anysio
Endereço: Rua Amaral, 26, Andaraí.

sábado, 13 de junho de 2015

Hustória Judaica

PUC-SP abre inscrições para
o curso “História Judaica:
da Inquisição à Modernidade”

A PUC-SP abriu inscrições para o curso “História Judaica: da Inquisição à Modernidade”, que pretende mostrar a importância da história judaica na formação da civilização ocidental, delinear a história das civilizações judaicas da idade moderna ao mundo contemporâneo com seus reflexos na atualidade. O curso narra a trajetória histórica e apresenta as diferenças entre as comunidades judaicas da Europa ocidental, oriental e dos países árabes. Ao mesmo tempo, aborda aspectos pouco conhecidos como as condições sociais que esse povo vivia em cada região. As inscrições vão até 25 de junho. 

Olimpíada de Robótica

Neste final de semana, dias 13 e 14 de junho, das 8h30 às 18h30, os robôs invadirão novamente São Carlos: 200 equipes de escolas públicas e particulares da região vão disputar a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no ginásio de esportes do campus da USP, em São Carlos (Rua dos Inconfidentes, 85, São Carlos).
Além dos competidores, espera-se a participação de técnicos, voluntários, pais, curiosos, visitantes e imprensa. Estima-se em torno de 1,3 mil pessoas no evento. O público que não irá participar das provas está convidado para assistir às competições nos dois dias, que acontecem a partir das 8h30 e prosseguem até por volta das 18h30. O evento é gratuito e haverá empresas disponibilizando kits de robóticas para que o público possa conferir como montar e programar um robô.
Mais informações: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br

Histórias em voz alta

Neste sábado dia 13 e no próximo 20 de junho, às 16 horas, no Teatro da USP (Tusp), acontecerá a leitura dramatizada Histórias para serem lidas em Voz Altas.
O evento baseado no livro homônimo dos dramaturgos Gustavo Colombini e João Turchi, egressos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, versa sobre o lugar intermediário entre a literatura e a dramaturgia, entre o que se escreve e o que só existe enquanto experiência em voz alta. Entrada gratuita.
Histórias para serem lidas em Voz Alta investiga a emissão da escrita e a escrita da emissão: o que diferencia a dramaturgia de um texto literário? No livro, voz e palavra, em atrito constante, constituem uma nova possibilidade narrativa onde a cena e a linguagem se confundem e extrapolam os campos fechados tanto do texto teatral (ao poder ser encenado) quanto do texto literário (ao ser construído como uma narrativa em prosa).
O Tusp fica na Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo.
Mais informações: (11) 3123-5233

Nutrição Aplicada ao Exercício

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP recebe inscrições para o Curso de Especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício.
O objetivo do curso é divulgar conhecimentos atuais acerca do assunto como recurso de promoção da saúde ou performance física para diferentes populações: atletas, indivíduos sedentários e populações especiais (crianças, idosos, gestantes, obesos, diabéticos, ou portadores de outras necessidades especiais). A ideia é oferecer aos profissionais educadores físicos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, ou de áreas afins, maior segurança em sua prática profissional.
A taxa de inscrição é de R$ 110,00 e a mensalidade custa R$ 475,00. Inscrição e pagamento podem ser realizados pessoalmente, por correio ou depósito bancário. As informações completas sobre os procedimentos podem ser consultadas no site. Após efetuar a matrícula, o aluno será submetido a uma avaliação simples, por meio de uma prova escrita, na qual serão abordados conteúdos básicos da área de saúde e de inglês.
O curso tem carga horária total de 400 h/a, com aulas aos sábados, das 8 horas às 14h30. As aulas têm início no mês de agosto.
Endereço: Av. Prof. Mello Moraes, 65, na Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-2121, http://www.eefe.usp.br/?curso_extensao/mostrar/id/20, email edfisica@usp.br

Comportamento animal

Pesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Brasil estarão no seminário Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota?, dos dias 15 a 17 de junho, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
O objetivo do encontro é reunir pesquisadores com diferentes abordagens para problemas comuns de estudo sobre o comportamento animal e dessa forma integrar variadas linhas de pesquisa. Será também uma oportunidade de interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
A coordenação do seminário é do psicólogo e etólogo Jerry Hogan, professor visitante do IEA e professor emérito da University of Toronto, Canadá. Os expositores já confirmados são: Björn Brembs (Universidade de Regensburg, Alemanha), Brian Joseph Wiltgen (University of Virginia, EUA), David Francis (University of Western Ontário,Canadá), Johannus Jan Bolhuis (Museu da Universidade de Utrecht, Holanda) e Paul William Frankland (University of Toronto, Canadá).
Nos dias 15 e 16, haverá duas exposições durante a manhã, das 10 às 12 horas, e uma à tarde, seguida de discussão, das 14 às 16 horas. No dia 17, haverá duas exposições seguidas de discussão (das 10 às 13 horas). Quem não puder comparecer, poderá acompanhá-lo ao vivo pela internet. O evento é gratuito e não exige inscrição prévia.
O endereço da sala de evento do IEA é Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, na Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-1678, site http://www.iea.usp.br, emailsedini@usp.br

Manipulação de Alimentos

No dia 18 de junho, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, organiza o Treinamento de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos.
O evento é uma realização do Grupo de Extensão em Segurança do Alimentos (GESEA) e buscará treinar pessoas que estejam inseridas na área de manipulação de alimentos, apresentando os procedimentos ideais de higiene durante o manejo, que podem evitar prejuízos econômicos e sociais decorrentes de toxinfecções alimentares, perdas de matéria-prima e nutrientes.
As inscrições estão abertas até 13 de junho e podem ser feitas na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), localizada na Avenida Centenário, 1080, em Piracicaba-SP, ou pelo site. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.
O curso será das 8 às 17h30, no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, Av. Pádua Dias, 11, em  Piracicaba.
Mais informações: (19) 3417-6604, site http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=290

Pesquisa com seres humanos

O Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP realiza no dia 15 de junho a palestra Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos: o uso da Plataforma Brasil. A ministrante será a professora Angelita Maria Stabile.
A palestra acontece das 12h30 às 14 horas, no Auditório I da EERP, na Avenida dos Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto. As inscrições devem ser feitas neste link e há uma taxa de R$20,00 . O evento é gratuito para membros do Capítulo Rho Upsilon.
Mais informações: email rhoupsilon@eerp.usp.br

Comunicação de Risco

No dia 16 de junho, das 14 horas às 16h30, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe o seminário Comunicação de risco: debates sobre experiências no Brasil, Itália e Estados Unidos.
Com moderação da professora da FSP Gabriela Di Giulio, o evento contará com a participação de Agata Mazzeo, da Universidade de Bologna, e de Leah Dunkel, da Universidade de Michigan. A programação completa pode ser acessada neste link.
O seminário acontece no Espaço de Aprendizado Eletrônico da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo-SP. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Mais informações: http://goo.gl/ZdMTlm

História das Mídias Digitais

No dia 16 de junho, das 8h30 às 12 horas, acontece a nona edição do “Fórum de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória”, que discutirá o tema Novas mídias, novas histórias, a partir do olhar dos fundadores do SP Invisível, do Caçadores de Bons Exemplos e do Nós, Mulheres da Periferia.
A ideia é refletir sobre a construção e o registro de memórias e de histórias individuais e/ou coletivas no contexto das mídias digitais, sobre o ponto de vista da emoção, do reconhecimento e do pensamento opinativo e crítico.
O evento é uma parceria entre a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), o Memória Votorantim e o Museu da Pessoa.
Para participar do evento basta preencher o formulário até dia 12 de junho. As vagas são limitadas.
O fórum acontece no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), localizado no Parque Ibirapuera – Av. Pedro Alvares Cabral, s/n°, Portão 3 – São Paulo. A entrada é gratuita.
Mais informações: (11) 3662-3990 ramal 810, site http://www.aberje.com.br/forum, email natalia.savino@aberje.com.br

Lapog

O Departamento de Prática em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP convida para o Seminário de Lançamento : “Laboratório de Política e Gestão – LAPOG – Observatório de Políticas de Saúde”, que será realizado no Auditório João Yunes da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo), no dia 18 de junho, às 14 horas.
Será realizada a palestra Contribuições para uma análise crítica de políticas públicas, com Emerson Mehry, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Às 17 horas será realizada uma roda de conversa com o convidado e o Fórum de Formação em Saúde Pública da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP)
O evento é aberto a todos os interessados.
Será transmitido ao vivo pela Internet, via site do IPTV USP.
Não será necessário inscrição e não serão fornecidos certificados.
A FSP não oferece estacionamento aos participantes.
Mais informações pelo email oytanaka@usp.br

Sustentabilidade nas Compras

Estão abertas as inscrições para o curso Identificação de Critérios de Sustentabilidade nas Compras da USP promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, em Ribeirão Preto, de 16 a 18 de junho.
A iniciativa é uma continuidade do projeto realizado no Campus Pirassununga sobreCompras Sustentáveis, e tem o objetivo de gerar uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade socioambiental contribuindo para a construção de uma USP Sustentável.
O curso é gratuito, voltado para todos os funcionários da USP e as inscrições devem ser feitas pelos e-mails mrprioli@fmrp.usp.brevandro@fmrp.usp.brmgomess@usp.br.
Será na sala 5 do Prédio da Prefeitura do Campus USP Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.
Mais informações: mrprioli@fmrp.usp.br

Informática Biomédica

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Dia da Informática Biomédica que este ano será dia 4 de julho. O evento é promovido pelo Centro Estudantil de Informática Biomédica, curso oferecido pelas Faculdades de Medicina (FMRP) e de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) ambas da USP.
As palestras, com professores do curso e profissionais da área, vão abordar os sistemas de gestão em informação em saúde, a bioinformática e as imagens médicas. Também vai ocorrer visita ao Hospital das Clínicas da FMRP e um bate-papo com veteranos do curso.
As inscrições custam R$5,00 e podem ser feitas no site do curso. As atividades terão início às 9 horas, no Hemocentro de Ribeirão Preto, Rua Tenente Capitão Roxo, 2501, campus da USP Ribeirão Preto.
Mais informações: ceibusp@gmail.com

Química Computacional

Estão abertas, até 30 de junho, inscrições para o ADF Computational Chemistry Workshop promovido pelo Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), que acontecerá de 16 a 20 de novembro, no campus da USP, em Ribeirão Preto.
O workshop abordará alguns aspectos de métodos de estrutura eletrônica e as maneiras de obter informações químicas desses métodos, além de apresentar aos participantes situações práticas para a utilização do software ADF para explorar as diferentes possiblidades do uso da ferramenta.
O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais os interessados que utilizam cálculos de estrutura eletrônica. Serão disponibilizadas 25 vagas e as inscrições custam US$30,00 e R$60,00 para residentes no Brasil, devem ser feitas no site do evento. Cada participante deve trazer seu próprio notebook e não é necessário ter experiência com o software ADF.
Mais informações: http://3qc.iqm.unicamp.br/ADFCCW/

Estrelas: Fábricas de Elementos

Neste sábado, dia 13 de junho, às 21 horas, no Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, acontecerá a palestra Estrelas: Fábricas de Elementos, com Daniel Eurico Salvador de Sousa, da equipe do Observatório.
Estamos rodeados pelos elementos químicos que constituem a tabela periódica. Seja por nossa estrela – o Sol, por nossa atmosfera, o chão por onde caminhamos, nossos utensílios e todas as formas de vida existentes no planeta. Apesar de não ser muito divulgado, quase todas essas expressões da matéria, possuem uma origem em comum: as estrelas. A Sessão Astronomia desta semana busca esclarecer a origem dos elementos químicos e apresentar vários exemplos de seus usos em nosso cotidiano.
A palestra acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no campus 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.
Mais informações: (16) 3373-9191

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

De 14 a 21 de junho, será realizada a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Na programação, estão previstas a presença de diferentes especialistas da USP, principalmente do campus local.
No dia 15 de junho, às 9h30, no Centro Cultural Palace, o professor aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Camilo André Mércio Xavier, apresenta os projetos da Incubadora Cultural que coordena na cidade.
Logo a seguir, às 10 horas, no mesmo local, o professor Camilo, ao lado de seus colegas da FMRP Erikson Felipe Furtado, Marta Edna Holanda Diógenes Yazlle e Norma Tiraboschi Foss, participa do Salão de Ideias “Sexualidade e Drogas, Questão Juvenil”.
No mesmo dia, às 17 horas, no espaço do Palace, o convidado da USP é o jornalista Ferraz Jr, da USP FM de Ribeirão. Ele estará ao lado de outras três convidadas para discutir a “História Impressa de Ribeirão Preto”.
O Salão de Ideias no Palace continua no dia 17 de junho, às 10 horas. Para o debate sobre “Docência e Gestão: A Aprendizagem em Situação de Estágio”, a convidada é a professora Soraya Maria Romão Pacífico, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, ao lado da educadora Delma Rosa dos Santos Bezerra.
No dia 18 de junho, às 10 horas, o Salão de Ideias recebe os professores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, Alma Blásida Concepcion Elizaur Benitez Catirse e José Moacir Marin, Glaucia Maria da Silva Degrève, da FFCLRP, e Gutemberg de Melo Rocha, aposentado da FMRP, para bate-papo sobre “O Papel da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto”.
Às 14 horas, a Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP) discutirá a “Formação de Professores e a Importância da Leitura e da Literatura”. As convidadas da USP são as professoras Andrea Coelho Lastória e Elaine Assolini, da FFCLRP.
No mesmo dia, às 15 horas, na Biblioteca Padre Euclides, a psicóloga e especialista em educação infantil da USP, Ana Maria de Araújo Mello, ministra a conferência “Educação Infantil como o Início da Educação Básica Brasileira – Desafios de Quase Duas Décadas (1996-2006)”.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, para conferir a programação completa e os endereços, acesso o site oficial do evento.
Mais informações: (16) 3911-1050

Wagner Cinelli

Diretor da EJE-RJ toma posse como membro do Codeje


O diretor da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Wagner Cinelli, tomou posse nesta quinta-feira (11) como membro da Comissão Diretora do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). Como presidente do Colégio, foi empossado o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, vice-presidente do TRE-PR e diretor da EJE-PR, e, para o cargo de vice, a juíza Fabiana Andrea de Almeida Oliveira Pellegrino, diretora da EJE-BA. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do TRE do Distrito Federal (TRE-DF) e contou com a participação do corregedor-geral da Justiça Eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro João Otávio de Noronha.

Criado em 2013, o Codeje tem como objetivo fortalecer as escolas judiciárias eleitorais (EJEs) por meio de diversas ações, como orientar as demandas, debater os problemas enfrentados, compartilhar experiências e manter a comunicação permanente. Também é função do Colégio representar as escolas judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral. Atualmente, todos os TREs do Brasil possuem uma EJE, que visa a promover o conhecimento em Direito Eleitoral por meio de cursos de pós-graduação e de extensão, ciclos de estudos e seminários aos públicos interno e externo.