Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 24 de março de 2014

Declaração de Imposto da Felicidade



Quanto ar puro você respirou no ano passado?

Quantas vezes mergulhou seu corpo em um mar tranquilo, deixando-se boiar e sentindo o balanço das águas?

Quantas vezes entrou em um bloco ou cordão de pessoas, saindo pulando sem se importar com a qualidade da música ou se a banda desafinasse?

Quantas horas realizou seu trabalho com imenso prazer despreocupado com o valor do salário ou horas consumidas?

Quantas vezes se alegrou por fazer algo de bom para outra pessoa sem esperar nada em troca?


Quantas vezes deixou o sumo de uma fruta escorrer alegre pelo rosto sem se importar com a roupa?

Quantas vezes andou descalço na chuva sem temer doenças ou resfriados?

Quantas vezes jogou conversa fora sem querer demonstrar inteligência ou exibir seus títulos?

Quantas vezes cedeu um lugar na condução para alguém mais jovem que você (uma criança ou um ser nascente na barriga de uma grávida, por exemplo)?

Quantas vezes deixou de ser mero crítico para construir alguma coisa?

Quantas vezes pegou o troco e sem conferir enfiou no bolso por acreditar na honestidade do próximo?

Quantas vezes pensou e exprimiu que o adversário pode estar certo e também fazer coisas boas?

Quantos leões você matou por dia na luta pela sobrevivência?

Quantas vezes chutou uma bola despreocupado se ela entraria em gol?

Quantas vezes assistiu televisão, filmes, ouviu rádio, etc, indiferente sobre o que julga ser qualidade ou não?

Quantas vezes deixou de lado seu olhar crítico de juiz e apenas olhou os acontecimentos sem fazer julgamentos?

Quantas vezes disse "muito obrigado" ou "por favor" a alguém?

Quantas vezes riu de si mesmo sem dar importância a um aborrecimento passageiro?

Quantas vezes cantou embaixo do chuveiro?

Quantas vezes declarou a sua eterna felicidade independente de sua renda financeira pelo simples e milagroso fato de estar vivo?

quarta-feira, 19 de março de 2014

Os Paivas - história de um herói da Liberdade

 
 
Também sou Paiva por parte de mãe. Minha vida familiar, de verdade, foi mais pelo lado dos Paivas do que dos Figueiredos. Meu pai, gentilmente, incorporou-se à nova família, mantendo apenas um leve contato com a sua. Meus avós paternos já tinha morrido. E ele, biblicamente, com o casamento formou uma nova família e ela flutuou no mundo dos Paivas, a partir de minha avó Iracema (não conheci meu avô Alberto, que trabalhou como chefe de maquinistas de trens, no percurso Rio-São Paulo).

Minha avó teve 11 filhos, sendo um de criação. Era natural de São Mateus, no Espírito Santo, como meu avô. Fora os amigos de rua, minha infância foi no mundo dos primos Paivas: João, Jorginho, Gerson, Edu, André, Marcos, Dilma, Eliane, entre outros (Valmir, Valney e Jefferson, de Guadalupe).

Existem outros Paivas, como a Família Rubens Paiva, um deputado federal covardemente, vilmente, cruelmente assassinado por uma ditadura sanguinária que nos anos 60 se instalou no Brasil.

Um chefe de família destroçado  justamente pelos que desonraram à Pátria sob a alegação de que estavam ouvindo as vozes da Marcha por "Deus, pela Pátria e pela Família".

A foto da Família Paiva, a família de Marcelo Rubens Paiva, brilhante escritor de uma nova geração (que com suas irmãs não pôde ter um maior convívio com o pai), é o retrato significativo da luta dos que deram a vida pela liberdade.

Eu que tenho Figueiredo no nome, do general que "prendia e arrebentava", tenho o orgulho de também ter um Paiva no nome, símbolo dos que foram arrebentados para que eu e muitos brasileiros tenhamos a liberdade de poder falar em uma democracia que deve ser construída a cada dia.

sábado, 15 de março de 2014

Mundo vasto mundo


 

Há horas que temos a nítida impressão de que o mundo tornou-se pequeno demais. Qualquer acontecimento no fim do mundo nos chega de maneira instantânea. Notícias que muitas vezes sequer chegavam ao nosso conhecimento batem rapidamente em nossa porta, como a da explosão de um prédio em Nova York devido ao escapamento de gás. Ele serve de alerta para que vivamos também sempre vigilantes. Lá o cheiro foi sentido por muitos, mas as providências só foram tomadas depois da tragédia, na qual pelo menos oito pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas. A tragédia só não foi maior porque grande parte tinha ido para a escola ou trabalho.

Mas, nem sempre o mundo das comunicações instantâneas, da internet e celulares funcionam a mil maravilhas. Um exemplo é o do avião desaparecido da Malásia. As últimas notícias apontam que foi desligado deliberadamente os sistemas de comunicação e rastreamento, com a mudança de rota, com a aeronave voando cerca de sete horas antes de desaparecer. Isso dá margem a todo tipo de especulação desde a de um ataque terrorista-suicída até a da ação de alienígenas sequestrando o avião. Há quem cite o famoso seriado Lost mostrando que a vida de verdade imita a arte.

O voo MH370 com seus 239 passageiros e tripulantes entrou em sua segunda semana de desaparecimento, mostrando que ainda vivemos em um mundo vasto mundo.

O avião decolou no dia 8 de março, saindo de Kuala Lumpur rumo a Pequim, tendo desaparecido na costa leste da Malásia.

Como no anúncio do comprimido: o avião tomou doril e sumiu.

E a nossa pobre tecnologia tem dificuldades de encontrá-lo.



quinta-feira, 13 de março de 2014

Um dia um gato



Família chama a polícia com medo de gato

Lá em casa também tivemos um gato extremamente violento. As crianças deram a ele o nome de gato Bin, pois atacava tanto as visitas como os de casa, em uma mudança de temperamento inexplicável. Acabou sendo adotado por minha filha mais nova veterinária, que, ao lado de outros gatos e cachorros conseguiu ter um melhor equilíbrio emocional.

Agora vem a notícia de que um gato persa de 10 quilos atacou um bebê e fez refém uma família norte-americana e a solução foi ligar para o número do pedido de SOS para pedir ajuda.
"Estamos presos no quarto. Ele não nos vai deixar sair", disse Lee Palmer quando ligou para o número de emergência a pedir ajuda, de acordo com informações da imprensa de Portland citadas pela France Press.

A família (o casal, o bebê e um cão) ficou refém do agressivo gato depois deste ter atacado um bebê de sete meses. Expulso do quarto, o animal de 10 quilo ficou de tocaia enfurecido próximo à porta, como se esperasse que alguém saísse. "Não estamos seguros perto do gato", disse o dono quando pediu ajuda, admitindo tratar-se de "uma emergência muito particular".

"Eu pus o gato lá fora. Ele é muito, muito, muito agressivo", disse o dono à polícia, explicando depois que o persa de quatro anos já tinha antecedentes de agressividade. O barulho do gato a raspar a porta com as garras seria audível.

Uma equipe de socorro acabou por ir ajudar a família em apuros e, com a ajuda de material adequado, conseguiu enjaular o gato.

Coisas do Admirável Mundo Novo


 Parece até ficção científica. A agência argentina Efe registra que, segundo o diretor científico do Instituto Médico Halitus de Buenos Airies, uma argentina deu à luz uma menina a partir de um óvulo congelado a uma temperatura extremadamente baixa (criogenia) há 14 anos. Segundo ele, "o segredo é preservar óvulos de qualidade e a qualidade está relacionada com a idade".

Este foi o período maior de armazenamento de uma célula reprodutora feminina conhecido até agora e que culmina com o nascimento de um bebê. Os óvulos de Mônica, a mãe, que hoje tem 39 anos, foram congelados quando tinha 25 anos.

De acordo com a agência, Mônica e Eleutério, o pai, começaram o tratamento de fecundação 'in vitro', quando souberam que ele não podia ter filhos. Depois de uma primeira tentativa sem sucesso, Mônica ficou grávida inesperadamente de forma natural, e nasceu o seu primeiro filho, Nicol, que hoje tem 13 anos.



































sábado, 1 de março de 2014

Barbosa para presidente da República


Decepcionado com a recente reviravolta no julgamento do Mensalão, absolvendo réus do crime de formação de quadrilha, há quem acredite que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, poderá acabar ingressando na vida política, com o argumento de que encontrará mais espaço para as transformações que o país necessita, inclusive a do ordenamento jurídico. Os defensores da tese do lançamento da candidatura de Barbosa para o cargo de presidente da República, acreditam que só a partir daí é que poderão ser colocadas em prática as reformas em diversas áreas, bem como a de se permitir maior independência entre os poderes, a começar pela escolha dos membros do próprio STF.

Descanso em Aratu

Mantendo a tradição, a presidente Dilma Rousseff embarcou, na tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro, para a base naval de Aratu, na Bahia, para passar o carnaval. Ela ficará no local durante todo o feriadão, com a família e distante de compromissos oficias,

Recifes de coral ameaçados


Instituto francês, especializado no assunto, avalia que os recifes de coral podem desaparecer até 2050. De acordo com a pesquisa do órgão, o desenvolvimento os recifes que fornecem sustento e benefícios econômicos para muitos países em desenvolvimento, poderão desaparecer.

Venezuela em crise



A ala radical de oposição ao governo Nicolás Maduro, da Venezuela, convocaram, neste sábado (1º), novos protestos "contra a tortura e a repressão" no país. O protesto é em reação a polícia de choque ter prendido pelo menos 41 pessoas, entre eles correspondentes internacionais.


Rússia de olho na Crimeia



O presidente russo, Vladimir Putin, mandou ao Senado um pedido para que as forças armadas russas sejam enviadas à região ucraniana da Crimeia, segundo informou o Kremlin neste sábado. A ação da Rússia na região da Ucrania está preocupando ao presidente norte-americano Barack Obama. Há informações que Putin quer voltar a influenciar países como Cuba e Venezuela, repetindo as ações da antiga União Soviética.

Mistura de drogas


Relatório do Departamento de Medicina Legal de Nova York indicou que a causa oficial da morte do ator Phillip Seymour Hoffman foi uma intoxicação acidental aguda provocada pela ingestão de várias drogas, entre as quais heroína, cocaína, anfetaminas e benzodiazepinas.