Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jornalismo 2.0 - Hipermídia e Redes Sociais



Estão no fim as vagas para a oficina
Jornalismo 2.0 -  Hipermídia e Redes
Sociais, que o Comunique-se
realiza no próximo fim de semana,
no Rio de Janeiro.

O curso é ministrado pelo jornalista
André Rosa e aborda, essencialmente,
a relação entre jornalistas e o público
usando como base as redes sociais.

O objetivo é capacitar profissionais de
Comunicação a utilizar ferramentasda
web 2.0 abordando tópicos como
 interatividade, instantaneidade, buscadores
(Google e afins), hipertexto, linguagem
 na web, multimediação e textos online.

•Quando: 3 a 4 de julho - Sábado
 (das 9h a 18h) e domingo
(das 9h a 13h)
•Onde: Windsor Plaza Hotel - Av.
Princesa Isabel, 263 - Rio
•Ministrante: André Rosa, especialista
 em Jornalismo na Web
•Mais informações e inscrições:
 http://migre.me/HVtG

CI recebe Diretor Mundial da ISE Card




Franz Jost esteve no Brasil, onde falou da carteira internacional
de estudantes, vendas e mercado brasileiro

São Paulo, 29 junho – A CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, 
recebeu no último dia 24 o Diretor Mundial da ISE Card. Franz Jost aproveitou
a visita para dar um treinamento presencial na matriz da empresa. Para os
colaboradores que não puderam participar do encontro foi realizado um
treinamento via internet entre as lojas e o diretor mundial.
A gerente de turismo da CI, Cintia Gabriel, foi quem organizou
o treinamento e acompanhou Jost. “Esta foi uma ótima oportunidade
para que os participantes tirassem todas as dúvidas a respeito
da carteira”, disse.
A carteira ISE Card, que já existe há 50 anos, surgiu com o
objetivo de atender aos estudantes americanos que viajavam para
 a Europa. Segundo o empresário, somente 30 anos mais tarde
é que ele decidiu explorar novos mercados. “ Hoje estamos presentes
em cerca de 60 países em todo mundo”, afirmou.
Para mais informações, entre em contato com a CI
São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, 
Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, 
Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br,
para mais endereços.



sábado, 26 de junho de 2010

Como dizia Garrincha

Um especialista em conspiração afirmava, categoricamente, que a Copa do Mundo na África já tinha campeão antecipado. Alegava que o governo Obama esperava ver os Estados Unidos vencedores, a fim de promover maior integração do país com os demais, além de reivindicar a realização da Copa de 2018. Explicou que o frangaço do goleiro inglês na partida contra os Estados Unidos fazia parte do esquema.
Agora, os Estados Unidos acabaram sendo eliminados da Copa. Como dizia Garrincha, esqueceram de combinar com o adversário. No caso, a poderosa Ghana.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Perdão foi pra gente pedir

O velho Ataulfo Alves cantava, com muita sabedoria, os versos do parceiro Mário Lago, em "Atire a primeira Pedra": “Perdão foi feito pra gente pedir”. Por isso, a decisão do técnico Dunga de pedir publicamente desculpas pelo seu destempero, apresentando-se em versão mais compatível com o cargo que ocupa, surge com um elemento engrandecedor não apenas no meio esportivo, mas em nosso próprio ambiente social, em especial, o político, marcado por muitas baixarias, inclusive por indivíduos que ocupam cargos elevados.
"Eu sei que vão censurar o meu proceder. Eu sei mulher, que você mesma vai dizer, que eu voltei pra me humilhar. É, mas não faz mal. Você pode até sorrir. Perdão foi feito pra gente pedir" (Ataulfo Alves)

O novo Dunga

Se o exemplo vem de cima, Dunga devolve a seus comandados a tranquilidade necessária para quem disputa uma Copa do Mundo. A recente expulsão de Kaka foi fruto dessa falta de malícia, tanto do treinador como do atleta. Ele já possuía cartão amarelo e, em uma partida já definida, corria risco de levar o segundo, o que acabou ocorrendo.
Talvez melhor orientando, o técnico pôde perceber o erro de entrar em confronto com a imprensa. A ideia de abrir o treino da seleção para um grupo de crianças, serviu para amenizar a imagem arranhada do grupo.
Um novo Dunga apareceu ao responder comentário de um jornalista de que Kaká estava tenso no fim da partida contra a Costa do Marfim. Evitou a confrontação, dizendo que “respeito a sua opinião, mas, para mim, o Kaká estava bem tranqüilo.”

Sábio era o Feola

Que saudades de um técnico como Vicente Feola, que não se importava de quem o chamassem de gordo e das acusações de que dormia no banco na hora do jogo da Seleção.
Em 1958 — a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos —, não precisávamos sequer de treinador, tanto eram os craques.
Se Feola dormia, não sei. Só sei que teve olhos bastantes para escalar Pelé e Garrincha como titulares absoluto, a partir da segunda partida da Seleção.
Um bom técnico é também aquele que sabe mexer em um time e tem a coragem de fazer as convocações e mudanças necessárias.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil é bicampeão mundial militar de futebol feminino

A Seleção Brasileira Militar, composta pelas atletas da equipe da Marinha do Brasil, sagrou-se bicampeã mundial, ao conquistar o 6º Campeonato Mundial Militar de Futebol Feminino, disputado de 9 a 19 de junho, na cidade de Cherbourg, França, após vencer a Coreia do Sul por 1 a 0 na final.
Formada em maio de 2009, para representar o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, a Seleção Brasileira Militar de futebol feminino, com a conquista do bicampeonato mundial, chegou ao seu segundo título em duas participações em competições internacionais.
Contando com um elenco de trinta atletas militares, entre elas, as experientes jogadoras Tânia Maranhão e Andreia dos Santos (Maycon), campeãs pan-americanas em 2007, o grupo se mostra a cada disputa, mais forte, determinado e homogêneo. Podemos afirmar que com o planejamento e o apoio da Comissão Desportiva Militar do Brasil e da Marinha e, com a dedicação e o trabalho duro da comissão técnica e atletas, estamos no rumo certo para a conquista da medalha de ouro em 2011, nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro.

Campanha do Brasil - Fase classificatória: Brasil 11 x 0 Bélgica; Brasil 1 x 1 França; Brasil 3 x 0 Canadá; Semifinal: Brasil 1 x 0 Holanda; Final: Brasil 1 x 0 Coreia do Sul.

Países participantes: Brasil, Coreia do Sul, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O maior jogador de todos os tempos

“Luiz”, respeita Januário.
“Luiz”, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso
E com ele ninguém vai, Luiz.
“Luiz”, respeita os oito baixos do teu pai”
                                                               (Luiz Gonzaga)

Carta a um amigo – Aproveitando o clima de Copa do Mundo, envio o meu recado
ao amigo Arnaldo:
  
Ensinou-me o meu velho pai, que me levava nas tardes de domingo ao Maracanã, na companhia do tio Zequinha, do primo Jorginho e da minha irmã Laís, que na vida não
devemos fazer comparações.
Dizia-me ele que ninguém é gênio o tempo todo e ninguém era o pior dos piores o tempo
todo. Ensinou-me minha mãe da história de um ladrão que, no momento final da vida foi
galgado aos céus e virou santo (se não me engano, São Dimas), crucificado com Jesus.
Por isso, sempre procuro passar ao largo de discussões do tipo de quem é maior: Emilinha ou Marlene; Bethoven ou Mozart; Caetano ou Chico; Pelé ou Maradona; Cristo ou Buda.
Há em tudo uma questão de gosto e de avaliação pessoal, marcada por muitos fatores.
Por isso, quando leio a sua crônica de exaltação a Garrincha, alçando-o a condição de rei
do futebol, desbancando Pelé, me vem a mente os ensinamentos de meu pai.
Ele me chamava a razão quando eu exaltava Pelé e Garrincha, dizendo que Zizinho foi tão bom ou melhor que Pelé e que Tim (Elba de Pádua Lima, do seu tricolor, era tão bom ou
melhor que Garrincha). Sem falar em Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que deu nome
a uma marca de chocolate existente até hoje.
Tive a felicidade de ver Garrincha jogar centenas de vezes, inclusive contra o meu Flamengo, levando Jordan, seu marcador direto, a loucura. Vi Garrincha arrasando com o
Coronel do Vasco e tanto outros.
Mas, também tive a felicidade de ver e ouvir Pelé, um menino de 17 anos encantando o mundo nos campos da Suécia. E não apenas ele, mas também Garrincha, Didi, Nilton Santos, Zito e Djalma Santos com os demais.
Há uma declaração de Pelé, sobre o tri no México, de que ninguém vence sozinho. Que o futebol é um esporte coletivo e a vitória só é possível pelo trabalho de toda a equipe.
Quem coroou Pelé como o rei do futebol foi o tricolor Nelson Rodrigues, antes mesmo de
um jornalista especializado francês ter dito a mesma coisa. Antes mesmo da Copa de 58, Nelson escreveu que “um menino com porte de rei pode livrar o Brasil do complexo de vira latas”.
Pelé, em 1980, foi declarado Atleta do Século. Não foi votação feita pela Internet, com base em patriotismo ou emoções exacerbadas. Foi apenas o reconhecimento de especialistas internacionais que poderiam simplesmente ter eleito qualquer atleta de outra modalidade, sem ser o futebol.
O que diferencia Pelé de todos os demais não é o fato de ele ser o melhor em tudo. Pelo contrário, Garrincha na arte do drible é infinitamente superior a todos. Mesmo Romário, no espaço pequeno da área é irresistível. Mesmo Maradona em alguns fundamentos é superior a Pelé e poderíamos colocar diversos outros jogadores. O que diferencia Pelé é o fato de ele estar próximo a todos os demais nos fundamentos em que são os melhores. Essa é a grande diferença.
Di Stefano, quando Maradona nem pensava em existir, era apontado como um dos maiores jogadores do mundo. O argentino foi ídolo e artilheiro do Real Madrid. Muitos tentavam fazer a comparação se ele era ou não melhor que Pelé. A resposta foi dada pelo próprio Di Stefano, apontando o ponta-direita inglês Stanley Mathews, que jogou no período de 1934 a 1954, como o maior jogador da história do futebol.
E, em seguida acrescentou: “Estou falando de jogadores de futebol, e não de fenômenos sobrenaturais.”
Quando se fala de fenômenos sobrenaturais, pode escalar sem medo: Pelé é o maior deles.

O Iluminado

"Gosto de escrever sobre cinema. Por isso, mantenho um blog sobre o assunto. Todos os meus amigos dizem que ele é excelente, mas gostaria de ter uma opinião que não fosse na base da amizade, pois sinto que se tivesse uma orientação poderia produzir um material melhor. Você poderia me dar algumas sugestões sobre o assunto?" (Maria Alice P. Santos)

Respostas - Maria Alice, o assunto não é minha especialidade. Contudo, posso falar apenas de minha impressão como leitor, com possíveis sugestões para sua avaliação. Li com atenção o seu comentário sobre o filme "O iluminado", de Stanley Kubrick. Em uma primeira avaliação posso dizer que se trata de uma análise bem escrita, com muitas informações sobre o filme, principalmente o roteiro e sobre o próprio livro de Stephen King, que você elogia bastante. Antes disso você também não economiza os elogios ao próprio Kubrick.


Tudo perfeito. Apenas um senão: tudo soa ao que os franceses chamam de dejavu. Ou seja, nada que desperte  maior interesse, sobretudo para quem conhece o filme ou costuma ler comentários críticos sobre eles.

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – abca – possui interessante propaganda, na qual enfatiza que “Sem crítica não tem polêmica. Sem polêmica não têm público. Sem público não tem arte.”

Dito isso, me lembro da capa de uma revista de Literatura com o Millôr Fernandes. Em sua entrevista ele desanca com o Machado de Assis. Não poupa nada sobre o consagrado escritor, apontado por muitos críticos como o mais importante escritor brasileiro (um monstro sagrado).

Vemos aí Millôr nadando contra a corrente. Li a entrevista e não concordei com a análise feita pelo entrevistado. No entanto, ela teve o grande mérito de colocar na mesa uma outra forma de pensar. Isso é importante quando se propõe ao exercício da crítica. Ou seja, fugir do lugar comum.

Não significa que para fazermos crítica tenhamos que ser sempre do contra. É preciso, porém, termos em mente a visão e a percepção do menino da história infantil que teve coragem e pôde enxergar que o rei estava nu.

O seu texto é bom, mas não traz nada de novo ao que já se sabe. Ele é didático no sentido de talvez servir de guia para um estudante que não tem costume de ver filmes – a não ser os de grande apelo de bilheteria – ou como um registro do tipo Wikipédia.

Acho o seu blog muito interessante, mas se você se propõe a ir mais fundo na temática, em minha opinião, deverá fazer um exercício para fugir ao lugar comum."

sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago

Detalhe interessante da vida do Nobel Saramago, é o de ter concluído apenas o ensino secundário, pois  sua família não podia arcar com as despesas de um curso universitário. Ele iniciou a vida profissional como serralheiro mecânico, passando posteriormente a trabalhar como desenhista, funcionário público, tradutor, editor e jornalista.

Usava a pontuação de uma maneira não convencional, com os diálogos das personagens  inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, eliminando com isso os travessões.

Entre seus livros de destaque estão "Ensaio sobre a cegueira",   "Memorial do Convento" e o "Evangelho Segundo Jesus Cristo".

Festival Guarnicê de Cinema

33º Festival Guarnicê de 
Cinema exibirá longas em 
sua programação.
 
Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, 
anuncia os quinze filmes participantes de 33ª edição, que acontece de 22 a 26 de
 junho em São Luís (MA).
Neste ano, haverá uma mostra não-competitiva de longas-metragens. O festival abre 
com "O Homem Mau, Dorme Bem" de Geraldo Moares, e encerra com "As Melhores 
Coisas do Mundo", de Laís Bodanzky. Os outros longas selecionados são "Inversão" 
de Edu Felistoque, "Em Quadro - A História de 4 Negros na Tela" de Luiz Antonio Pilar 
e "Vida de Balconista" de Cavi Borges e Pedro Monteiro. Estão confirmadas as presenças 
dos atores Malu Moraes, Mariana Nunes, Simone Lliescu e Luiz Carlos Vasconcelos.
Competirão  ainda mais 23 vídeos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, 
Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Pernambuco e Maranhão. O 33º Guarnicê 
é uma promoção da UFMA, por meio dos departamentos de Assuntos Culturais (Proex), 
Artes (CCH) e Comunicação Social (CCSo). A realização é da Fundação Sousândrade, 
com co-patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 
Serviço:33º Festival Guarnicê de Cinema
de 22 a 26 de junho
Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, em São Luís.
Entrada gratuita.

Serventuários-RJ vão parar

Pressão para que
a reposição salarial seja
votada vai aumentar

SERVENTUÁRIOS VÃO PARAR
POR 24 HORAS NO DIA 22 DE JUNHO!
A Presidência da Assembleia Legislativa (Alerj) segue
com sua decisão de não por em pauta de votação a reposição
salarial dos serventuários. Os parlamentares da bancada
governista não querem se opor às ordens do Executivo, que
não aceita um percentual maior daquele estipulado na
mensagem do Poder Judiciário (PL 3.046/10) — 5%,
retroativos a 1º de maio (data-base). E mais: também
 não querem se expor negando um reajuste maior em ano
 eleitoral, o que lhes poderia trazer ‘prejuízos’
eleitorais junto à categoria.
Ainda que o projeto esteja em Regime de Urgência, ele se
‘arrasta’ no Legislativo, demonstrando que os deputados da
base governista representaram, exclusivamente, os interesses
de Sérgio Cabral. Por outro lado, o Tribunal de Justiça (TJRJ)
não interfere no assunto, não se manifesta e, ao lado da base
do governo, pressiona a diretoria do Sindicato para que sejam
retiradas as nove emendas apresentadas ao projeto.
É preciso ter claro que as emendas pertencem aos
parlamentares que as assinam, e não à representação sindical
da categoria. Por outro lado, a busca por um percentual superior
 de reposição das perdas é uma decisão de Assembleia da categoria, pleito este atendido por deputados da oposição. E um percentual maior é possível, pois
a receita do Estado não para de crescer, como informa o
Governo na grande mídia. Portanto, não há justificativa para nos
 negar um reajuste superior ao apontado na proposta do Tribunal



CIEE

RUMO AOS 20 MIL APRENDIZES

Pelo sexto mês consecutivo, o programa Aprendiz Legal, mantido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pela Fundação Roberto Marinho(FRM) registra crescimento da ordem de 7%. Com isso, já ultrapassa a casa dos 18 mil o número de jovens contratados por 9,5 mil empresas e beneficiados por uma eficiente modalidade de formação profissional que une treinamento prático e capacitação teórica nas respectivas áreas de atuação.

Confiante nessa tendência de alta, o CIEE estima que o número de aprendizes legais quebrará a barreira dos 20 mil beneficiados antes de julho, até porque a Lei da Aprendizagem determina que empresas de médio e grande porte mantenham cotas de jovens aprendizes, que correspondam entre 5% e 15% de seu quadro de trabalhadores.

Para auxiliá-las, oferece, além de completa assessoria, cursos de capacitação teórica, exigidos pela Lei, em seis diferentes modalidades, utilizando metodologia desenvolvida pela FRM: Comércio e varejoLogísticaOcupações administrativasPráticas bancáriasTelesserviços e Turismo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

VAGAS PARA TRAINEES NA MONTCALM

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com 9 vagas abertas para o Programa Trainee 2010 da Montcalm Montagens Industriais, empresa nacional de grande porte, sediada na capital paulista, que objetiva formar jovens para ocupar cargos de liderança. Podem se candidatar formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, nos cursos de engenharias (mecânica, metalúrgica, de controle e automação, elétrica, eletrônica, eletrotécnica, produção, mecânica de produção e mecatrônica), com bons conhecimentos do Pacote Office, inglês intermediário e disponibilidade para viagem e residência em outros estados, onde existir unidades da empresa. Jornada integral, com remuneração mensal de R$ 4.300, assistência médica, vale-refeição (R$ 12,50 dia), vale-transporte, seguro de vida e participação nos resultados.

O programa inicia em agosto e tem duração de um ano. “Após esse período, caso a avaliação seja positiva, o trainee será efetivado como engenheiro júnior e destinado à área para a qual foi preparado”, diz Tercio Fernandes Lauletta, gerente de Recursos Humanos. O processo seletivo é composto de três etapas: inscrição online; dinâmicas de grupo e testes no CIEE; e entrevista com gestores na empresa. Inscrições de 14/06 a 16/07, pelo site www.ciee.org.br.


Curso de Jornalismo 2.0

O curso de Jornalismo 2.0 tem como diferencial a capacidade de introduzir os jornalistas às melhores práticas das ferramentas online mais utilizadas atualmente. Organizada pela Escola de Comunicação do Comunique-se, a oficina será realizada no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de julho.

O pleno conhecimento da comunicação via Twitter, Facebook, Linkedin e outras ferramentas é, potencialmente, o que fará a diferença entre ter ou não sucesso em uma iniciativa ou em uma carreira.

O curso aborda o texto na internet e conceitos relacionados às novas midias, sobretudo na relação entre jornalistas e leitores.


  • Quando: 3 a 4 de julho - Sábado (de 9h a 18h) e domingo (de 9h a 13h)
  • Onde: Windsor Plaza Hotel - Av. Princesa Isabel, 263 - Rio de Janeiro
  • Ministrante: André Rosa, especialista em Jornalismo na Web
  • Mais informações e inscriçõeshttp://migre.me/HVtG

Cultura Italiana

Mergulhe na cultura e beleza italiana com a CI
Empresa oferece várias opções de cursos para quem é apaixonado e desejar conhecer um dos países mais charmosos do mundo

São Paulo, junho de 2010 – Appassionato di Italia? Então, que tal embarcar com a CI,  empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, para um dos lugares mais visitados do mundo e, além de conhecer sua gente, suas belas paisagens, sua vasta história, aprender ?

A CI não só oferece várias opções de cursos de idioma nas melhores escolas da Itália, como também programas combinados, que unem o aprendizado da língua a outra atividade, e cursos profissionalizantes em diversas áreas. Há, ainda, um programa especialmente elaborado para atender a terceira idade.

Para mais informações acesse WWW.ci.com.br

Sind-Justiça-RJ





Agora é pra valer! O projeto de lei (PL) 3.046/10, que trata da
reposição salarial dos serventuários — 5% retroativos a 1º de
maio (data-base) —, e suas nove emendas serão apreciados
pela Assembleia Legislativa (Alerj) na próxima terça-feira, dia
22 de junho.
A confirmação foi dada pelo presidente da Casa, deputado
Jorge Picciani (PMDB), ao ser questionado pelo parlamentar
Paulo Ramos (PDT), ao final da Sessão Ordinária do último
dia 16. Nessa mesma sessão foram aprovados os projetos
que garantem 10% de reajuste para policiais civis,
militares, bombeiros militares e dos inspetores de Segurança
 e Administração Penitenciária.
Picciani, seguindo orientações do governador Sérgio
Cabral Filho, anunciou ainda que o Executivo reenviará
nos próximos dias os projetos de que reajustam os
vencimentos de outras categorias.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Revista de Bolso

"Meu irmão Arnaldo e equipe. Parabéns por essa brilhante iniciativa. A Revista de Bolso, que tive o prazer de folhear, está excelente, conseguindo de maneira inteligente abordar diversos assuntos de interesse geral, em especial o Turismo e a Educação. Que ela consiga atrair um grande número de leitores, que certamente terão no "bolso" um produto de elevada qualidade" (Mauricio Figueiredo - www.aprovacaoautomatica.blogspot.com)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CIEE É REFERÊNCIA NACIONAL EM EaD

O programa de Educação a Distância (EaD) do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) acaba de receber, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio E-Learning do Brasil 2010/2011, como Referência Nacional, concedido pela MicroPower.
Entre os objetivos da premiação figura o estímulo à utilização de recursos tecnológicos por empresas para a promoção do aprendizado contínuo de seus colaboradores e alunos, elevando o nível de capacitação, desempenho e contribuição para os resultados e níveis de competitividade global das instituições brasileiras.
“Para nós, trata-se de um grato reconhecimento ao nosso programa de Ensino a Distância, que visa complementar o ensino formal e democratizar o acesso ao conhecimento, desenvolvendo nos jovens habilidades e competências apreciadas no mercado de trabalho. A aceitação tem sido alta, como os números comprovam”, explica Zélia Ribas Varajão Teixeira Soares, gerente Educacional do CIEE. Implementado em 2005, o programa de EaD do CIEE oferece 29 cursos interativos, que podem ser feitos gratuitamente pelos estudantes cadastrados em seu banco de dados. Até o final de maio, o programa já havia registrado 1,2 milhão de matrículas.
O prêmio será entregue oficialmente no dia 23 de junho no Congresso e-Learning Brasil 2010 que será realizado no hotel Renaissance São Paulo Hotel, na capital paulista.

Jovens em campo na estreia do Brasil


Jovens que entrarão em campo com a bandeira do Brasil


na estreia da Copa chegam à África do Sul


Os seis jovens brasileiros que terão a missão especial de entrar em campo carregando a bandeira do Brasil no jogo de estreia da Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, já estão na África do Sul. Premiados na "Promoção Coca-Cola Carregadores da Bandeira", eles desembarcaram no sábado no Aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Johannesburgo. Serão 18 carregadores, com idade entre 12 e 16 anos, nos três jogos da primeira fase – seis por jogo. O segundo grupo (jogo Brasil x Costa do Marfim) embarca para a África do Sul no dia 16 de junho e, o terceiro (Brasil x Portugal), no dia 21 de junho.
O primeiro grupo de premiados tem representantes de seis estados: São Paulo, Pará, Ceará, Curitiba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De origem humilde, eles nunca fizeram uma viagem de avião e o contato mais próximo que já tiveram com um jogo do Brasil foi pela televisão. A entrada em campo em um jogo de Copa do Mundo é uma conquista repleta de simbolismos. O paulista Adriano, por exemplo, vai completar seu aniversário de 16 anos no dia do jogo, e quer uma grande vitória de presente. O mineiro Luiz Felipe, de Santa Luzia, virou atração do colégio, a ponto de receber da professora o pedido para, na volta, dar uma aula para a turma sobre como é a África do Sul. Já o gaúcho Aysson levou orgulho e paz à comunidade de Vila Leopoldina, em Porto Alegre, que também terá seu representante na Copa do Mundo.
Programação - Na África do Sul, os carregadores da bandeira participarão do Programa Oficial da FIFA, que mistura história, entretenimento e diversão. Eles terão contato com a cultura local, participarão de passeios turísticos e poderão interagir com jovens carregadores de bandeira de todos os países que disputarão a Copa do Mundo, também levados pela Coca-Cola. No dia do jogo, participam de palestras com os coordenadores do programa e ensaios para a cerimônia de entrada em campo.
A “Promoção Coca-Cola Carregadores da Bandeira” faz parte da campanha “Comemore do seu jeito”, lançada pela Coca-Cola para a Copa do Mundo da África do Sul, convidando os brasileiros a expressarem a celebração de otimismo do futebol.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CIEE ABRE 10 MIL VAGAS DE ESTÁGIO ENTRE JUNHO E AGOSTO

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a abertura de 10 mil novas vagas de estágio em todo o Brasil até meados de agosto, para praticamente todos os cursos e, dessas, 4.500 se localizarão no Estado de São Paulo. O aumento das oportunidades ocorre nessa época do ano para reposição de vagas em empresas e órgãos públicos, já que muitos contratos vencem coincidindo com a formatura de muitos estudantes e com a efetivação de outros.
Segundo Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE, a fartura de vagas da sazonalidade vem confirmar a tendência de crescimento gradativo da oferta de vagas para estágio, registrada desde o início do ano. “Esse é mais um reflexo benéfico da retomada do crescimento da economia pós-crise internacional e deve ser bem aproveitado pelos jovens”.
Os jovens interessados em ingressar em estágio acessem o Portal do Estudante (www.ciee.org.br) para se cadastrar gratuitamente no CIEE. Aos que já são inscritos é importante atualizar os dados pois, assim, aumentarão as chances de serem convocado para processos seletivos.
Os cadastrados no banco de dados do CIEE contam com uma série de vantagens. Além de concorrerem a programas de estágio, que facilitará seu acesso futuro no mercado de trabalho, podem turbinar seus currículos matriculando-se em um (ou mais) dos 29 cursos gratuitos que compõem a grade do programa de educação a distância do CIEE, que abrange temas comportamentais, técnicos e conceituais.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Por que encolhemos?

Aprovação automática para os amigos do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (CREB), com o artigo "Por que encolhemos?"

Por que encolhemos?


É comum os pais dizerem para seus filhos que não é a vovó quem está encolhendo, mas sim eles que estão crescendo e ficando cada vez mais altos. Pode ser uma resposta simpática para uma pergunta tão recorrente, mas a verdade é que sim, nós encolhemos ao passar dos anos. “Esse fenômeno é natural e faz parte do processos de envelhecimento dos seres humanos. O organismo vai se modificando, desde os tecidos, que se tornam menos flexíveis, com perda de fluidos e hormônios, até a perda de força e estrutura de músculos e ossos. Esse fenômeno é conhecido como senescência, a biologia do envelhecimento. Acredita-se que até o efeito da gravidade contribui para esse encolhimento”, explica Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e diretor médico do Vasco da Gama.

Segundo o ortopedista, independente da idade, mesmo pela manhã os nossos ossos ficam menores, devido a perda de líquido durante a noite de sono. Uma pesquisa realizada recentemente na Alemanha, com 1200 adultos, com uso de raio-X e outros exames, permitiu a construção de um banco de dados sobre o que acontece com a altura dos discos e a forma da coluna vertebral com a chegada à terceira idade. Essa pesquisa traz uma polêmica para o centro das atenções: há uma redução dos discos que ficam entre os ossos ou a altura dos discos aumenta com a idade? A diminuição da estatura é causada pelo fato de os ossos ficarem mais comprimidos? A pesquisa revelou que os discos da parte baixa das costas, da lombar, aumentaram de altura até as pessoas atingirem 70 anos, em ambos os sexos. Ao mesmo tempo, a principal parte das vértebras ficou menor com a idade. O centro dos ossos aparentava ter baixado seu nível de propriedades. A parte superior de cada osso sofreu alteração em sua densidade, passou a ter massa mais reduzida se comparada com a inferior. A concavidade aumentou em toda a extensão.

- Essa pesquisa indica que o encolhimento é provocado pelas mudanças nos ossos mesmo e não nos discos entre eles. A coluna vertebral é formada por várias vértebras, que são ligadas por articulações, os chamados discos intervertebrais. Esses discos são constituídos de material fibroso (ânulo fibroso) e gelatinoso (núcleo pulposo) que desempenham a função de amortecedores e são responsáveis pela mobilidade. O que diminui de tamanho são as vértebras, que sobrepõem-se umas às outras, integrando o canal vertebral – explica o Dr. Clovis Munhoz.

terça-feira, 8 de junho de 2010

ECONOMIA É TEMA DE PALESTRA NO CIEE

São Paulo – Como entender melhor os complexos conceitos da economia é o tema da palestra de Mauro Rodrigues Junior e Carlos Eduardo Soares Gonçalves, professores do departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), que será ministrada às 8h30 de quarta-feira, 9 de junho, quarta-feira, no Auditório Ernesto Igel do CIEE (Rua Tabapuã, 540– Itaim Bibi, São Paulo), com café da manhã.

Em tempos de crise financeira, queda de bolsas, aumento nos valores de moedas estrangeiras e possíveis investimentos, a palestra poderá tirar dúvidas valiosas de quem pretende entender melhor o mercado econômico tanto no Brasil como no mundo.

As inscrições gratuitas devem ser feitas com antecedência pelo site www.ciee.org.br, clicando no ícone institucional/agenda de eventos. Há estacionamento conveniado no local.

SERVENTUÁRIOS EXIGEM REPOSIÇÃO SALARIAL!

SERVENTUÁRIOS EXIGEM IMEDIATA
VOTAÇÃO DA REPOSIÇÃO SALARIAL!


Chegamos ao mês de junho e, até o momento, a reposição salarial dos serventuários do Tribunal de Justiça (TJRJ) segue indefinida. O projeto de lei (PL) 3.046/10, que trata do assunto — reposição de 5% retroativos a 1º de maio (data-base) e de autoria do Poder Judiciário — segue sem previsão de data de votação na Assembleia Legislativa (Alerj).

Entretanto, como se encontra em regime de urgência, a matéria pode ser apreciada a qualquer momento. Ganhando ou perdendo no voto, a categoria exige a imediata votação da reposição salarial.

O impasse criado para apreciação do PL persiste: a vontade do governador de que o Legislativo aprecie unicamente o texto original, descartando assim as noves emendas apresentadas ao projeto — todas favoráveis à categoria.

Vale a pena lembrar que o projeto esteve em pauta na sessão do dia 26 de maio, mas a Presidência da Alerj, com medo diante de uma iminente derrota através da aprovação de uma emenda, utilizou-se de ‘manobras’ — inclusive a retirada de Plenário da sua base parlamentar —, atuando diretamente para que o PL não fosse apreciado na ocasião.

Enquanto isso, o governador anuncia na mídia comercial que concederá reajuste de 10% aos cerca de 110 mil servidores da Segurança (bombeiros, policiais civis e militares). Cabral também já disse que concederá reajustes aos servidores da Faetec, Emater, Pesagro e Inea, mas deixará de fora duas grandes áreas do funcionalismo: Educação e Saúde.

Mobilização é decisiva - Para garantir sua vontade, o Executivo interfere absurdamente no Legislativo, abrindo uma crise junto a diversos deputados, que não aceitam retirar as emendas apresentadas ao projeto. Tudo isso acontece por estarmos em ano eleitoral, onde o arrocho salarial sobre o funcionalismo pode causar muitos ‘estragos’ nas urnas. E é justamente esse prejuízo eleitoral que a bancada governista quer evitar, ainda que se submeta ao jogo antidemocrático do Poder, evitando assim que os servidores possam disputar um percentual maior.

A determinação do governador em só ‘autorizar’ reposição de 5% aos serventuários é uma decisão política. O Sind-Justiça já comprovou que do ponto de vista orçamentário, respeitando-se a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é possível um percentual duas vezes maior.

Até o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, declarou em algumas ocasiões à direção do Sind-Justiça que, caso o Executivo enviasse propostas de reajustes maiores da que prevê o PL 3.046 prevê, o próprio Poder Judiciário encaminharia à Alerj um novo projeto complementando a diferença.

“Estamos vivendo momentos decisivos. Diante da disposição do Governo em manter a reposição de 5%, ainda que este índice possa ser bem maior, precisamos da unidade e mobilização da categoria para garantir não só um futuro melhor para os nossos contracheques, mas também o respeito à nossa dignidade. Não tenho dúvidas de que aceitar passivamente esta imposição nos fragiliza em outras batalhas, como a do pagamento da ação dos 24% para todos”, disse Marília Macedo, coordenadora da Secretaria de Organização do Sindicato.

E não podemos baixar a guarda! Além do pagamento da ação dos 24%, ainda temos pela frente os reajustes de alguns benefícios, promoções, PCCS, entre outras reivindicações. Para definir os próximos passos da mobilização, a categoria volta a se reunir em Assembleia Geral na próxima quarta-feira, dia 9 de junho. A Assembleia acontecerá em frente ao Fórum Central, às 18h30. Participe!

ASSEMBLEIA GERAL / CAMPANHA SALARIAL

Dia 9 de junho (quarta-feira), às 18h30, em frente ao Fórum Central.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sind-Justiça-RJ realiza ato público

SERVENTUÁRIOS REALIZAM ATO NA ALERJ NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 1º DE JUNHO






Os serventuários do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realizaram nesta terça-feira, dia 1º de junho, um ato público em frente à Assembleia Legislativa (Alerj). A atividade, que começa às 16h, servirá para pressionar os parlamentares a votarem a favor das das emendas ao projeto de lei 3.046/10 — que prevê apenas 5% de reposição salarial à categoria. Logo após o ato, os serventuários participam de Assembleia Geral.

O PL esteve na Ordem do Dia do Legislativo do último dia 26 de maio, mas, por conta de uma ‘manobra’ do governo estadual — que temia sofrer uma derrota —, a matéria foi retirada da pauta de votação. Como o projeto se encontra em regime de urgência, ele pode ser apreciado pelo Plenário da Alerj a qualquer momento. Quando isto acontecer, a categoria irá realizar uma paralisação de 24 horas na data.

“É importante aumentar a nossa mobilização, pois não temos como fugir deste embate. A crise instalada no Legislativo estadual por conta da tentativa do governador em impor sua vontade já é fruto dessa mobilização. O que vier a acontecer daqui em diante será o resultado da maior organização e disposição da categoria em lutar por um percentual de reposição salarial superior ao que estabelece o projeto”, diz Amarildo Silva, coordenador-geral do Sind-Justiça.

O ato desta terça-feira dos serventuários acontece no mesmo dia em que os servidores do Judiciário Federal fazem o seu Dia Nacional de Lutas, ao qual deram o nome de o “Dia do Apagão”. A atividade, que promete paralisar totalmente as atividades, faz parte da mobilização desta categoria pela aprovação da revisão do seu Plano de Cargos e Salários (PCS).