Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Adriano Barbosa

O último jornal da ABI dedica duas páginas ao jornalista Adriano Barbosa.

Uma justa homenagem - Adriano foi um dos meus maiores amigos - mantive contato com ele, na medida do possível, até recentemente, quando entrou para conselheiro da ABI. Estive no lançamento do livro dele e fiz um registro, citando Nelson Rodrigues que o chamou de Truman Capote brasileiro.

PCCS: momentos de decisão

DEBATES E ASSEMBLEIA DECIDIRÃO A PROPOSTA DA CATEGORIA!

O Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), uma das reivindicações mais importantes dos serventuários, avança firme. Após mais de um ano construindo o ‘esboço’ do Plano, agora a categoria irá deliberar qual a sua proposta, a mesma que será enviada posteriormente à Administração do TJRJ. Porém, antes da assembleia geral definir qual será o anteprojeto, a diretoria do Sind-Justiça promoverá diversos debates, em seis diferentes regiões do estado, garantindo assim que um maior número de serventuários possam esclarecer dúvidas, além de manifestarem suas posições.

CALENDÁRIO DE DEBATES DO PCCS:» Dia 02/03 (terça-feira): Nova Iguaçu, às 17h - Local: 4º andar do prédio anexo ao Fórum. Mesa: Maurício Tolentino (Coordenador de Finanças e Administração), Amarildo Silva (Coordenador Geral) e Marco Antonio (Coordenador de Comunicação).»
Dia 03/03 (quarta-feira): Fórum Central, às 18h30Local: auditório Antonio Carlos Amorim.Mesa: Amarildo Silva e José Carlos Arruda (Coordenadores Gerais), Marta Barçante e Maurício Tolentino (Coordenadores de Finanças e Administração) e Tony Vieitas (Coordenador da Regional Sul Fluminense).»
Dia 04/03 (quinta-feira): Volta Redonda, às 10h - Local: Tribunal do Júri, no 3º andar do Fórum.Mesa: Tony Vieitas (Coordenador da Regional Sul Fluminense), Amarildo Silva (Coordenador Geral) e Elio Elias (Coordenador de Formação Política). Obs: ao final será discutido o problema do plano de saúde.»
Dia 09/03 (terça-feira): Nova Friburgo, às 17h - Local: Esaj ou Tribunal do Júri (a confirmar).Mesa: José Carlos Arruda (Coordenador Geral), Renato Ferraz (Coordenador Jurídico) e Roberto Gomes (Coordenador de Saúde). Obs: ao final será discutido o problema do plano de saúde.»
Dia 09/03 (terça-feira): Cabo Frio, às 17h - Local: Sala da Esaj, no 3º andar. Mesa: Oksana Gembatiuk (Coordenadora Geral), Maurício Tolentino (Coordenador de Finanças e Administração) e Marília Macedo (Coordenadora de Organização Sindical).»
Dia 10/03 (quarta-feira): Campos, às 17hLocal: Sala da Esaj.Mesa: José Carlos Arruda (Coordenador Geral) e Renato Ferraz (Coordenador Jurídico). Obs: ao final será discutido o problema do plano de saúde.
ASSEMBLEIA GERAL - Dia 16/03 (terça-feira), às 18h30, no auditório Antonio Carlos Amorim. Em pauta, a aprovação da proposta de PCCS da categoria e Campanha Salarial.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SERVENTUÁRIOS APROVAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Reunidos em assembleia geral , em frente ao Fórum Central, os serventuários debateram a proposta de pauta de reivindicações da campanha salarial, apresentada pela diretoria do Sind-Justiça. Com alguns adendos, a pauta foi aprovada e já está disponível no site da entidade (em Cópias de Documentos). Uma nova Assembleia está prevista para breve, a fim de definir as reivindicações prioritárias e a estratégia da campanha. Até lá será feita uma enquete, também em nosso site, para que todos possam opinar sobre quais devem ser as prioridades. Quanto à reposição salarial, um dos itens da pauta, o índice aprovado foi de 27,7%. “Este percentual, calculado sobre o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vergas, garante a reposição das perdas de 2002 até o momento”, afirma Marta Barçante, dirigente do sindicato.

Outro item da pauta que ganhou destaque é o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). Para a diretoria do sindicato, o momento para aprová-lo é agora e, em breve, será convocada uma assembleia geral exclusivamente para deliberar a proposta de Plano da categoria. “Temos que aproveitar o processo eleitoral deste ano e, com mobilização, garantirmos o nosso PCCS, muito importante para a valorização dos servidores. Já temos um trabalho pronto, que demandou mais de um ano e que, agora, precisa ser aprovado pela categoria e, posteriormente, ser enviado à Administração do TJRJ”, diz Tony Vieitas, coordenador da Regional Sul do Sind-Justiça e membro da comissão de elaboração do PCCS.



Unidade e mobilização - Durante a assembleia, muitos oradores enfatizaram a necessidade da categoria estar unida e mobilizada para que a campanha salarial seja vitoriosa. “A campanha está no início, mas será preciso aumentar a participação dos serventuários em suas atividades. Sabemos que este ano será eminentemente político, marcado pelo debate eleitoral. Unidos, poderemos cobrar todas as falsas promessas que o governador Sérgio Cabral irá fazer para tentar se reeleger”, enfatiza Marília Macedo, coordenadora da Secretaria de Organização do Sindicato. Esta opinião também é compartilhada por Indalício Simplício, também coordenador da Secretaria de Organização: “A importância da participação da categoria nesta campanha salarial, unida e disposta a lutar por suas reivindicações, é a única garantia que temos de obtermos novas conquistas, tão necessárias para os serventuários”.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As sete competências básicas para educar em valores


Xus Martín García e Josep Maria Puig, especialistas em educação na Espanha, apresentam as sete competências pessoais e profissionais para que o professor eduque em valores. Defendendo o princípio da educação para a construção da cidadania, eles abordam os diversos problemas do ensino e também as causas e os desafios da revolução educacional.

A escola de hoje passa por uma série de dificuldades relativas ao seu papel na sociedade. Nesse contexto, o conceito de competências vem se firmando como o novo caminho a ser trilhado pelos docentes na construção de uma sociedade ética, humana e solidária.

No livro As sete competências básicas para educar em valores (184 p., R$ 54,90), lançamento da Summus Editorial, os especialistas em educação Xus Martín García e Josep Maria Puig, ambos da Espanha, propõem diversas atividades práticas que podem ser trabalhadas em todos os níveis de ensino.

Partindo do princípio de que a educação em valores é uma ocupação essencial dos educadores, os autores revelam aquelas que definem como as sete competências pessoais e profissionais para que o professor cumpra essa tarefa: ser ele mesmo, reconhecer o outro, facilitar o diálogo, regular a participação, trabalhar em equipe, fazer escola e trabalhar em rede.

Os autores

Xus Martín García é professora titular de Teoria e História da Educação da Universidade de Barcelona, onde ministra aulas de Educação Moral, Educação e Valores e Teoria da Educação. É membro do Grupo dePesquisas em Educação Moral (Grem). Entre suas publicações individuais e coletivas se destacam: Descarados: una pedagogia para adolescentes inadaptados (Octaedro, 2008); Tutoría: técnicas, recursos y actividades (Alianza, 2008); e Competencia en autonomía e iniciativa personal (Alianza, 2007).

Josep Maria Puig é professor catedrático de Teoria da Educação da Universidade de Barcelona e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Moral (Grem). É reconhecido como um dos maiores especialistas em educação moral na Espanha, onde tem vários livros na área. No Brasil, publicou as seguintes obras: Educação e valores: pontos e contrapontos (Summus, 2007), em coautoria com Ulisses F. Araújo e Valéria Amorim Arantes (org.); Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral (Moderna, 2004); Democracia e participação escolar (Moderna, 2000); Ética e valores: métodos para um ensino transversal (Casa do Psicólogo, 1998); e A construção da personalidade moral (Ática, 1998).

Título: As sete competências básicas para educar em valores

Autores: Xus Martín García e Josep Maria Puig

Revisão Técnica: Valéria Amorim Arantes

Editora: Summus Editorial

Preço: R$ 54,90

Páginas: 184 (2 cores)

ISBN: 978-85-323-0646-3

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.summus.com.br

Estágio no exterior

Conferência na Suíça debate importância da mobilidade internacional entre jovens

Para cada brasileiro aceito para estagiar no exterior, um estrangeiro vem ao Brasil com o mesmo objetivo

São Paulo, 22 de fevereiro de 2010Após participar da 63ª Conferência Geral da IAESTE, realizada entre os dias 22 e 30 de janeiro, a Associação de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) acaba de voltar de Zurique, na Suíça, com a mala cheia de novidades. Oitenta e quatro países participaram

do evento, reunindo cerca de 300 pessoas com um só objetivo: promover a mobilidade internacional.

Representante da IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience no Brasil, anualmente a Abipe viabiliza estágios remunerados para estudantes brasileiros no exterior, e o mesmo número para estudantes estrangeiros no Brasil, colocando o país entre as cinco nações com maior número de intercâmbios realizados dentro da associação. Este ano, a Abipe conseguiu negociar 310 vagas de estágios nas mais diferentes áreas, com 46 países. Isso significa que a instituição receberá documentações de 310 estudantes estrangeiros, dos cinco continentes, interessados nas vagas brasileiras.

“Intercambiamos um número de vagas mais alto que no ano passado. Isso foi, sem dúvida, uma excelente surpresa, tendo em vista os efeitos da crise

financeira, razão pela qual esperávamos um número inferior de oportunidades para nossos estudantes no exterior”, diz Paula Semer Prado, gerente-executiva da Abipe.


Participam do processo seletivo desta temporada cerca de 1.200 estudantes universitários brasileiros. O candidato deve estar devidamente matriculado em um curso de graduação, pós-graduação, especialização ou mestrado; e obter nível ao menos intermediário de inglês. Além disso, deve ter vontade de fazer parte de uma nova cultura e ter facilidade para se adaptar a novos ambientes.

Para mais informações, entre em contato com a ABIPE – 11 3371 2885,www.abipe.org.br, ou com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040,

Goiânia/GO (62) 3093-4353.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Trabalho Voluntário

Embarque com a CI no Trabalho Voluntário na Índia

Programa possibilita ao candidato vivenciar uma experiência única, permitindo o contato com outras culturas e contribuindo para o crescimento pessoal

São Paulo, 18 de fevereiro – Com a CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, é possível trabalhar como voluntário em um dos destinos mais exóticos do mundo: a Índia. O voluntário pode participar de projetos sociais em comunidades indianas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, e também em projetos ambientais, que envolvem o cuidado com animais e o meio ambiente.

Nesse programa, o viajante pode vivenciar a cultura milenar da Índia e descobrir todas as suas peculiaridades, fazendo safáris de camelos ou tigres, e conhecendo a cidade do Dalai Lama e o famoso Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo.

A duração do projeto é de duas a 12 semanas, com possibilidade de extensão. Os programas indianos estão localizados nos estados de Rajasthan, Himachal Pradesh e Goa. O trabalho nos projetos envolve dedicação diária do voluntário e, portanto, as atividades acontecem de 05 a 07 dias por semana, ente 04 e 08 horas por dia.

Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos, possuir nível de inglês intermediário e ter atitude positiva e disposição.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654,Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acessewww.ci.com.br, para mais endereços.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Educação eleitoreira

Ano de eleições e a Educação volta a ocupar seu espaço eleitoreiro. Na terça, 9, o presidente Lula deixou Brasília para dar força, em Minas Gerais, a candidata Dilma na inauguração de 98 casas populares e inauguração de universidade em Teófilo Otoni, na qual falta água, rampas de acesso e o principal: professores.
No Estado do Rio, os professores cobram o cumprimento das promessas de “campanha eleitoral” do governador Sérgio Cabral, entre as quais a recuperação das perdas salariais da categoria nos últimos 10 anos. Ele enviou carta-compromisso aos professores antes de ser eleito. O piso do magistério é de R$ 584,10 – ou seja, pouco mais que o salário mínimo e na faixa dos profissionais sem escolarização ou habilitação profissional.
No páreo de 2010, está de volta o ex-governador Garotinho, também rejeitado por grande parcela do magistério, sobretudo pela adoção de um tal programa Nova Escola, que pouco representou para a qualidade do ensino no estado.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

980 vagas de estágio

980 VAGAS DE ESTÁGIO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está convocando estudantes do segundo ao penúltimo semestre de 54 cursos do ensino superior, seis do técnico e do ensino médio para se candidatarem a 980 oportunidades de estágio abertas na Prefeitura de São Paulo. Os aprovados ocuparão vagas distribuídas entre as 24 secretarias municipais e receberão bolsa-auxílio de R$ 484,21 (superior) e R$ 338,95 (técnico e médio) e auxílio-transporte de R$ 112,20 mensais para 4 horas de estágio.
A primeira etapa do processo seletivo será composta por provas de português, conhecimentos gerais e redação, realizadas no auditório do CIEE (Rua Tabapuã, 540, Itaim Bibi). Para participar da seleção, o estudante pode se inscrever gratuitamente pelo site www.ciee.org.br ou pelo telefone 3046-8211. Aqueles que já possuem cadastro na organização devem acessar o link correspondente no ambiente Estudantes do portal e se inscrever para as provas.
Os candidatos aprovados serão encaminhados para a segunda etapa de seleção – a entrevista na prefeitura –, de acordo com a disponibilidade das vagas e por ordem de classificação. No momento da convocação para a entrevista, o candidato poderá visualizar, no mesmo site em que fez a inscrição, uma lista das principais atividades que desempenhará durante o estágio. Há também a possibilidade de o jovem ser encaminhado para mais de uma entrevista em diferentes secretarias e ele não será eliminado do processo seletivo, caso não aceite uma delas.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais
participa do encontro internacional
“Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudaméricas”

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) apresentar-se-á no próximo sábado, dia 6, a partir das 20h, no palco principal do encontro internacional “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudaméricas”, montado no Píer Mauá.
A Banda Sinfônica do CFN se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais pela diversidade de sua formação instrumental e abrangência de repertório, transitando do erudito ao popular. Desta forma, além dos instrumentos normalmente empregados pelas bandas convencionais, utiliza toda a família das madeiras, metais, vasto naipe de percussão e cordas (piano, contrabaixos e violoncelos), incluindo a participação especial das gaitas escocesas.
O CFN integra, ainda, esse encontro por meio da exposição de equipamentos empregados pela Marinha do Brasil no desenvolvimento de suas diversas atividades operativas na proteção dos interesses nacionais em toda a Amazônia Azul, bem como, com parcela do acervo do seu Museu
O encontro “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica” conta com diversas atrações culturais, exposições, parque infantil e com a participação de veleiros do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Uruguai e Venezuela. A visitação pública é gratuita e se estenderá até 6 de fevereiro.
Participe!

Dados da Apresentação:
Local: Píer Mauá
Data: 6 de fevereiro
Horário: 20h
Entrada Franca

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estágio nos Estados Unidos

CI e empresas americanas selecionam brasileiros para estagiar nos Estados Unidos. Veja a seguir as informações divulgadas pela CI:

São Paulo – Não há como negar que a experiência internacional na vida de qualquer estudante tem fundamental importância para a carreira. Por saber disso, a CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, em parceria com empresas americanas, está abrindo vagas para estágio nos Estados Unidos. “Ter vivência internacional e profissional no exterior é um diferencial. Atualmente, as empresas brasileiras estão cada vez mais buscando profissionais que tenham esse tipo de perfil, pois revela que o funcionário está aberto a novos desafios e sabe lidar com a diferença”, diz Gisele Mainardi, gerente de Trabalho e Estágio da CI.

Veja, abaixo, as empresas e os cargos disponíveis:

Hartstone Inn (Camden, Maine)Área: HospitalidadeVaga: CulináriaInício: Final de fevereiro ou início de março, 2010Duração: 12 meses

Loews New Orleans (Nova Orleans, Louisiana)Área: HospitalidadeVagas: Culinária, Recepção, Auditor NoturnoInício: Maio, junho ou outubro, 2010Duração: 12 meses

Montauk Yacht Club (Montauk, Nova York)Área: HospitalidadeVagas: Culinária, Recepção e Alimentos e BebidasInício: Metade de março, abril e início de maio, 2010Duração: 08 meses

Park Hyatt (Washington, DC)Área: HospitalidadeVagas: Alimentos e BebidasInício: Março e abril, 2010Duração: 12 meses

Sorrel River Ranch Hotel and Spa Resort (Moab, Utah)Área: HospitalidadeVagas: Recepção e Alimentos e BebidasInício: Março, abril, maio ou junho, 2010Duração: 06 meses

Equinox Resort and Spa (Manchester Village, Vermont)Área: HospitalidadeVagas: Alimentos e BebidasInício: 15 de maio a 15 de junhoDuração: 06 meses

O interessado deve ter nível avançado de inglês, idade entre 18 e 32 anos, ser estudante universitário, recém-formado (há até um ano) ou formado há até cinco anos, e ter experiência mínima de um ano na área do estágio. Os trabalhos são exclusivamente na área de formação/experiência. Estão inclusos no programa: contrato de estágio temporário, auxílio no preenchimento dos formulários, DS-2019 (documento necessário para obtenção do visto J-1, necessário para estagiar legalmente nos EUA.) orientação de pré-embarque no Brasil, seguro médico internacional com validade para o período do programa, suporte no Brasil e nos Estados Unidos, e certificado de participação. Valor do programa: a partir de US$1.436. Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

Conae e novo PNE são prioridades

Conae e novo PNE são prioridades da educação no ano eleitoral.
Temas devem comandar as discussões sobre o futuro da educação
no país e orientar programas eleitorais que serão divulgados no segundo semestre

Com a proximidade da Copa do Mundo e o advento das eleições poucos temas relevantes devem ser tratados pelo Poderes Executivo e Legislativo em 2010. A atenção da área educacional deve ficar orientada para a realização da Conae (Conferência Nacional de Educação), que, por sua vez, dará as bases à elaboração do projeto de lei do novo PNE (Plano Nacional de Educação – 2011/2020).
Diante da disputa eleitoral, que normalmente determina a agenda do Congresso Nacional, as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal pretendem definir até 5 de fevereiro suas prioridades de atuação em 2010. Contudo, a tendência é que nenhum projeto polêmico seja levado ao plenário das Casas. Na opinião do cientista político e coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a cultura partidária brasileira e as regras do jogo eleitoral intimidam o enfrentamento de temas complexos e polêmicos em um ano de eleição. “Mesmo que as Comissões desejem, os líderes não deixarão temas espinhosos chegarem ao plenário. Especialmente no caso de 2010 que determinará a sucessão de Lula, um presidente que conta com aprovação recorde”.
Frente às dificuldades tradicionais que surgem com a proximidade das eleições, a participação dos parlamentares na Conae passa a ser uma boa alternativa para a construção de uma agenda congressual vigorosa no primeiro semestre. “A Conae trará uma mobilização muito importante de educadores e da sociedade civil em torno da educação”, analisa a presidenta da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Maria do Rosário (PT-RS).
Com uma missão bastante efetiva, a Conferência aprovará um documento que deverá ser utilizado como base à construir o projeto do novo PNE. Esta proposta necessitará ter tramitação ágil e qualificada, pois o PNE atual terá sua vigência encerrada em dezembro de 2010. Para Daniel Cara, “em uma perspectiva democrática a valorização da Conae pelos parlamentares é valiosa. Quem deliberará sobre o novo PNE será o Congresso Nacional, mas fazer isso ouvindo a comunidade educacional é uma nova e promissora prática. Deve resultar em grandes acertos.” Além do PNE, Maria do Rosário espera também que as resoluções da Conferência possam influenciar e “reforçar” o programa dos aspirantes aos cargos que estarão em disputa nos pleitos de 2010.
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidenta em exercício da Comissão de Educação do Senado, também trabalha com essa perspectiva. De acordo com ela, a mobilização e as resoluções do evento ajudarão a dar concretude aos programas dos partidos políticos, evidenciando a pauta educacional. “É importante que o debate eleitoral não fique só na questão econômica ou no bolsa-família. Em qualquer discurso político a educação é fundamental, mas na hora que vamos debater as grandes questões nacionais ela não é evidenciada como deveria”.
O secretário executivo adjunto do MEC e coordenador da Comissão Organizadora Nacional da Conae, Francisco das Chagas, reforçou um horizonte de interferência positiva da Conae na pauta das eleições. “Procuramos não realizar a Conferência no período eleitoral para evitar disputa político-eleitoral durante a Conae. A disputa política que vai existir será em torno de propostas e não de candidaturas”.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sindjustiça-RJ realiza assembleia

A CAMPANHA SALARIAL VAI COMEÇAR!

O SindiJustiça-RJ marcou assembleia para o dia 9 de fevereiro dando a largada na Campanha Salarial de 2010.

Para o sindicato, "somente com organização e mobilização poderemos obter conquistas! E lá vamos nós de novo deflagrar mais uma Campanha Salarial. Se a do ano passado nos trouxe algumas conquistas, como o respeito à data-base (1º de maio), extensão do auxílio-creche até os 7 anos de idade e o retorno do auxílio-alimentação/refeição nos afastamentos legais, sabemos que falta muito para uma efetiva valorização do serventuário, uma promessa da atual Administração do TJRJ. As tão esperadas promoções e os reajustes dos auxílios estão congelados, para desespero da categoria...E a Campanha Salarial deste ano coincide com as eleições gerais, onde os governantes irão martelar a ideia de que a crise econômica já passou, que nada temos a temer. Vamos ter que cobrar, então, que o Estado garanta a reposição das nossas perdas salariais na data-base. Caso contrário, denunciaremos à população quais são os políticos que são contrários ao serviço público de qualidade. Sem moleza. E não é só isso! Teremos também que cobrar da Administração do Tribunal que é necessário que o dinheiro do Fundo Especial não seja gasto somente com obras milionárias, mas que parte dele seja revertido para garantir melhores condições de trabalho e de saúde de quem realmente faz a Justiça fluminense ser uma das mais eficientes do país: os seus servidores! "

As principais reivindicações são: Respeito à data-base e reajuste que reponha as perdas salariais;» Promoções;» Novo PCCS;» Reajuste de benefícios;» Pelo fim das remoções arbitrárias e contra o assédio moral;» Licenças sindicais;» Concurso público, já!

ASSEMBLEIA GERAL DA CAMPANHA SALARIAL.Venha debater a pauta de reivindicações. Dia 9 de fevereiro (terça-feira), às 18h, em frente ao Fórum Central.

Intercâmbio

CI abre vagas para o Grupo Oficial de Intercâmbio mais esperado pelos adolescentes: Los Angeles. São três semanas de programa, passeios e muita diversão num dos lugares mais glamourosos dos Estados Unidos

A CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, abriu as inscrições para o Grupo Oficial de Intercâmbio Teen em Los Angeles, nos Estados Unidos. Com 20 horas de aula por semana, no English Language Center (ELC) – UCLA, o programa será realizado entre 3 e 24 de julho deste ano. Estão inclusos acomodação no campus da UCLA, em quarto duplo; pensão completa (café, lanche no almoço e jantar) de segunda à sexta, aos sábados, meia-pensão (café e jantar) e, aos domingos, apenas café; traslados de chegada e partida; mochila CI; camiseta do grupo; e brinde especial. Podem participar adolescentes entre 14 e 17 anos, pois o Grupo Oficial é acompanhado por um líder do início ao fim da viagem.

O Intercâmbio Teen é uma ótima oportunidade de iniciar a experiência de ter uma vivência no exterior. Como é preparado especialmente para adolescentes, é possível aprender um idioma, conhecer pessoas de todo o mundo e vivenciar uma cultura diferente, sempre com muita diversão.

Para mais informações, entre em contato com a CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.