Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Medicina integrativa - A cura pelo equilíbrio


Escrito por um dos maiores especialistas brasileiros no tema e endossado por Andrew Weil, médico americano pioneiro na área, o livro Medicina integrativa – A cura pelo equilíbrio apresenta pela primeira vez a medicina integrativa tanto para o leigo quanto para o profissional. Com informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados da prática, a obra oferece novas perspectivas para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Praticada em grandes hospitais e universidades, a medicina integrativa está em ascensão em todo o mundo ocidental. Trata-se de uma abordagem médica orientada para a cura do paciente como um todo, visando saúde, qualidade de vida e autocuidado. O objetivo não é apenas curar o paciente, mas estimulá-lo a melhorar seus hábitos e a ter papel ativo em sua recuperação. Partindo da história de vida, dos hábitos e da análise meticulosa da saúde daquele indivíduo específico, o médico que adota a abordagem integrativa propõe o plano mais adequado para ele – sempre tomando por base uma visão ampla de saúde e cura. No livro Medicina integrativa – A cura pelo equilíbrio (144 p., R$ 32,20), lançamento da MG Editores, o médico Paulo de Tarso Lima, um dos maiores especialistas brasileiros da área, reúne informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados concretos dessa prática.

O autor

Paulo de Tarso Lima é médico cirurgião formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Graduou-se no programa de Medicina Corpo-Mente da Universidade Harvard (EUA) e no Programa de Redução do Estresse Baseado na Meditação da Universidade de Massachusetts (EUA). Foi o primeiro médico brasileiro a completar o Programa de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (EUA). Membro da Sociedade de Nutrição da Inglaterra e da Sociedade de Oncologia Integrativa, é atualmente diretor médico da Anima Medicina Integrativa, em São Paulo, e integrante do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Comprometido com a difusão e implementação da medicina integrativa no país, realiza palestras e apresentações sobre o tema em universidades, hospitais e empresas.

Título: Medicina integrativa – A cura pelo equilíbrio
Autor: Paulo de Tarso Lima
Editora: MG Editores
Preço: R$ 32,20
Páginas: 144
ISBN: 978-85-7255-061-1
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.mgeditores.com.br

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alerj aprova Plano de Professor de 40 horas

Após quase 20 anos, os professores com carga horária de 40 horas semanais terão um Plano de Cargos e Vencimentos. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em discussão única, na quarta-feira (25/11), o projeto de lei 2.712/09, do Poder Executivo, que cria o plano, beneficiando mais de 6.500 profissionais da ativa e quase 400 inativos, como lembrou o presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Comte Bittencourt (PPS). Ele foi o responsável pela aprovação do texto , ao solicitar aos seus colegas a retirada das 18 emendas que fariam o projeto sair de pauta.

"Eu pedi a retirada das emendas de todos os autores porque este é o resultado de uma luta de mais de 16 anos dos profissionais de Educação que ficaram marginalizados durante esse período todo. Eram professores que fizeram concursos para a antiga Fiep, extinta, e foram transferidos para os quadros da Secretaria de Estado de Educação, sem serem contemplados pelos planos dela.”, explicou, alegando que a aprovação garantirá benefícios ainda este ano. O texto será enviado ao governador, que terá 15 dias úteis para sancionar a proposta.

O Plano, cujo estudo foi estabelecido por emenda da Alerj na lei de incorporação da gratificação intitulada Nova Escola, prevê uma progressão salarial de 12% a cada cinco anos, enquadrando os docentes nas tabelas de vencimento de acordo com o tempo de serviço, sem efeitos retroativos. “O projeto de lei determina ainda a extinção dos mencionados cargos que se encontrem vagos, sendo os cargos que se encontrem providos extintos à medida que vagarem, vedados novos provimentos”, explica o governador Sérgio Cabral na justificativa. O plano vai gerar impacto de R$ 46 milhões no orçamento.

O plano prevê o enquadramento dos docentes nas tabelas de vencimento considerando o tempo de serviço. Segundo dados da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), isso representará um aumento de 40% nos vencimentos-base a partir de janeiro de 2010.
A partir de janeiro, 81% dos 1.514 professores DOC I (que lecionam da 6ª à 9ª séries), e recebem atualmente R$ 1.831,74 de vencimento-base, passarão a receber R$ 2.573,46. Os 19% restantes passarão a ganhar R$ 2.297,73.

Os 5.054 professores da categoria DOC II (que lecionam da 1ª à 5ª séries) e recebem R$ 1.168,20 de vencimento-base serão beneficiados seguindo a mesma lógica. 91% receberão R$ 1.641,23 e 9% receberão R$ 1.465,39. Ambos serão beneficiados ainda pela incorporação do Nova Escola, o que, a partir de outubro do próximo ano, aumentará estes valores.

Grafologia Expressiva


Grafologia expressiva é o novo lançamento da Editora Ágora. O livro apresenta um estudo aprofundado no qual o autor, Paulo Sergio de Camarco, unifica conceitos da escola italiana e da escola francesa e os atualiza. Tendo recolhido 15 mil exemplos de escrita para esta obra, Paulo Sergio de Camargo selecionou mais de duzentos para representar as formas encontradas hoje no cotidiano.

A editora explica que a grafologia é uma ciência que ajuda a desvendar a personalidade com base na escrita. Ela tem sido cada vez mais utilizada nas áreas de psicologia e saúde, bem como nas empresas, que a adotaram como técnica de apoio para contratação de novos profissionais.


O autor é considerado um dos mais bem preparados e conceituados grafólogos brasileiros. Membro de honra da Agrupación de Grafoanalistas Consultivos de España e da Sociedade Brasileira de Grafologia, é o único brasileiro com diploma oficial de professor de grafologia reconhecido pelo governo argentino. Fez pós-graduação em gerência e desenvolvimento de Recursos Humanos na Unifae Centro Universitário, em Curitiba, e atuou como instrutor de grafologia no Centro de Psicologia Aplicada (Cepa), no Rio de Janeiro, entre 1994 e 2002.


Título: Grafologia expressiva – 2ª edição revista, atualizada e ampliada

Autor: Paulo Sergio de Camargo

Editora: Ágora

Preço: R$ 73,90

Páginas: 320

ISBN: 978-85-7183-063-9

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Intercâmbio Profissional e Estudantil

A Unesp e Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) assinaram convênio. A parceria entre as duas instituições vai beneficiar mobilidade estudantil no mundo inteiro.

O acordo entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Abipe visa fomentar a prática do intercâmbio cultural, através da concessão de bolsas de estágio para estudantes estrangeiros pelo programa “International Association for the Exchange of Students for Technical Experience” (Iaeste). Através desse convênio, a Unesp oferecerá 100 bolsas de estágio durante o ano de 2010, de dois meses de duração cada, para estudantes estrangeiros das áreas de Engenharias, Arquitetura, Tecnologia, entre outras, em suas diversas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. Em contrapartida, 100 estudantes da Unesp poderão ser beneficiados com experiências de estágio no exterior, nos mais de 80 países que fazem parte da Iaeste mundialmente. Para mais informações, entre em contato com a ABIPE – (11) 3371 2885 ou (11) 3371 2885; www.abipe.org.br.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Professor 40 horas

Está previsto para entrar em pauta de votação, nesta quarta-feira, 25 de novembro, às 16h30, na Alerj, o Projeto de Lei n° 2712/2009, que trata do Plano de Cargos e Vencimentos dos Professores Docentes I e II (40 horas).

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Deus não é nada disso...

Deus não é chatura
pois o chato ninguém atura

Deus não é chatice
Muita coisa não foi Deus
quem disse

Deus não é preconceito
nem prece de quem bate no peito

Deus não é nada disso
que andam pregando por aí

Quem prega te crucifica
e não te ama

Se não é amor
não é de Deus

Pode ser qualquer coisa
porque sem amor
não há existência
não há criação

E pra existir
é preciso parir

É preciso criar do nada
um tudo, que pode
ser eu, você ou até
todo mundo

Deus é mais silêncio
que palavras.

Para Deus
até a morte (é)
cura

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Ensino da Língua Inglesa

O blog agradece o convite da
Editora SBS pelo lançamento do
livro O Ensino da Língua Inglesa
nos Dias Atuais - Relançamento
revisitado - da autora Susan Holden.

Ela ministrará palestra no dia 27 de
novembro, às 15 horas, sob o tema
"Teaching and Learning English
Today: Exploring the Reality",
na Avenida Vital Brasil, 695,
Butantão, São Paulo.

CI e Multishow

Programa “Intercâmbio”
Quatro pessoas serão selecionadas para morar no exterior e registrar a experiência em um programa de TV
A CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, e o canal Multishow estão selecionando quatro pessoas para conhecer o mundo de graça. Os selecionados farão parte do programa “Intercâmbio”, que será composto por quatro vagas: um trabalho voluntário na África do Sul, um curso de inglês na Austrália, um estágio com mochilão na Europa e um emprego de férias nos Estados Unidos. As quatro experiências serão registradas por uma equipe e vão para a TV.

Os interessados em fazer parte da seleção deverão se inscrever até o dia 26 de novembro (quinta-feira) no site http://multishow.ci.com.br, respondendo à pergunta “Por que a CI e o Multishow devem levar você nessa viagem?”, através de um vídeo.
Os autores dos 10 vídeos mais criativos passarão para a segunda fase da seleção, cujos resultados estarão disponíveis a partir do dia 28/11, nos sites da CI e do Multishow. O resultado final, com os quatro vencedores da promoção, será divulgado no dia 05/12, no site do Multishow.

Crescimento das oportunidades

Vagas para executivos apresentam aquecimento de 21% na comparação com setembro e 11% em relação a outubro do ano


A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, revela que o número de vagas para executivos no Brasil mostrou aquecimento de 21% em outubro na comparação com o mês anterior. Em relação à outubro do ano passado, o mercado manteve a tendência de aquecimento, com resultado 11% superior ao mesmo mês de 2008.

A indústria voltou a liderar a oferta de vagas com 40% das contrações, uma participação ainda maior que em setembro, quando a indústria respondeu por 33% das vagas. O setor de serviços ocupa a segunda colocação, responsável por 28% das contrações. Os segmentos que mais ofertaram vagas na indústria foram os bens de consumo (16%), seguido por automobilístico (12%), construção civil (11%) e químico (9,5%). Já no setor de serviços, os destaques são tecnologia da informação (27%), serviços especializados (24%), logística (12%) e Saúde (7%).

Para a Diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, os resultados demonstram um cenário bastante positivo com a reação das contratações. Segundo ela, ainda só não foi maior por estarmos próximos ao final do ano. Isso já nos remete a imaginar que as organizações, a partir de agora, serão mais cautelosas na contratação de profissionais. Acredita ainda que para os próximos meses a concentração de vagas ficará entre segmento de consumo e automobilístico, repetindo o modelo do mês anterior.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Novos modelos educacionais

Ex-Ministro da educação critica falta de incentivo para novos modelos educacionais

O desenvolvimento insatisfatório da educação no Brasil e o pouco uso em sala-de-aula de novas tecnologias forma um cenário inadequado do ensino brasileiro, de acordo com Carlos Alberto Chiarelli, Presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced) e ex-ministro da Educação.

“Infelizmente, nossa educação ainda é basicamente voltada para o ensino tradicional, que não busca outras ferramentas que possam auxiliar o aprendizado. Dessa forma, nota-se certo desestímulo entre os estudantes, que estão no seu cotidiano em contato com novos instrumentos tecnológicos”, destaca.

Chiarelli explica que existem instituições de ensino e alunos que buscam novas alternativas para o acesso ao saber, mas, infelizmente, as tecnologias educacionais não estão sendo incorporadas na velocidade necessária. O ex-Ministro ainda comenta que, na busca por novos métodos, os estudantes encontram na Educação a Distância (EAD) e em materiais didáticos diferenciados novas formas de aprender, mas ainda há dificuldades impostas sobre estas ferramentas.

“O próprio governo não facilita no patamar desejado o avanço destas novas tecnologias enquanto que, em outros países, o estímulo para a adesão ao EAD, por exemplo, é crescente. É necessário que haja mais incentivos para esses mecanismos de acesso ao saber. Só assim conseguiremos modificar o cenário da educação brasileira”, diz.

Uma classificação feita pelo Fórum Econômico Mundial coloca o Brasil apenas na posição de número 59 entre as economias que mais conseguem tirar proveito das novas tecnologias, por força, inclusive, do governo, que não utiliza suficientemente essas tecnologias.

Entre os países latino-americanos, o líder é o Chile, na 34.ª posição. Já o Brasil vem caindo desde 2005 e já é superado por países como Turquia, México, China, Jamaica, Arábia Saudita, Índia ou Barbados. “Com base nesses dados, deveriam ser revistos os investimentos na área da educação. É preciso agir rapidamente para avançar no uso da tecnologia”, finaliza Chiarelli.

Perfil ACED - A Aced (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). Mais informações sobre a Aced podem ser obtidas no site www.aced.org.br

Vocabulário para Enfermagem

O blog agradece o convite da editora SBS, desejando sucesso para o evento:

Temos o prazer de convidá-lo para a sessão de autógrafos de lançamento do livro Vocabulário para Enfermagem - Série Mil & Um Termos, com os autores Ana Julia Perrotti-Garcia e Sergio Jesus-Garcia, no dia 24 de novembro de 2009, a partir das 19h.
Local:Livraria ManoscrittoRua Afonso Braz, 674 - Vila Nova Conceição - São Paulo SPTel. (11) 3845-0011
Informações: editora@sbs.com.br

Mais professor de 40 horas

São vários os professores da rede estadual do Rio de Janeiro que aguardam ansiosos a votação do plano de carreira, com a inclusão do grupo.
A mensagem já foi enviada à Alerj e a informação é de que será votada a qualquer momento. No entanto, é oportuno que o grupo procure pressionar os deputados cobrando rapidez na votação. Eis alguns e-mails enviados ao Aprovação Automática:

"Grande Mauricio. Seria possível tentar saber a data da votação do plano de carreira dos professores de 40 horas do Rio de Janeiro. Abraços."
"Marcos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Professor 40 horas":
Acredito que na próxima semana vai!!"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

DICAS PARA PROVAS E ESTUDOS

UM MAU DESEMPENHO NA PROVA

Você sai da prova com a nítida sensação de que não sabe nada.
O pior até o que você pensa que sabe acaba vendo que não ou
até mesmo se esqueceu na hora do exame.

Puxa da memória, em casos que ela é fundamental, mas nada
lhe vem à mente.

Ao acabar a prova surge a vontade de desistir; deixar tudo de
lado.

Mas, você não deve deixar o pessimismo prevalecer.

Pelo contrário. É hora de voltar aos livros; se concentrar nas
lições; fazer o maior número de exercícios possíveis.

E isso tem de ser começado de imediato.

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AUMENTE A INTENSIDADE

Se você estudava 10 minutos por dia, terá de passar para,
no mínimo, 1 hora.

Se estudava 1 hora deverá aumentar para 2 horas; se 2 horas
para 3; se 3 para 6.
Mais do que 6 horas não será necessário, pois o levará
apenas à exaustão.

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NÃO SE DISPERSE

É hora de deixar o material auxiliar de lado e concentrar os
esforços no conteúdo programático, pois ele é que é a base
da prova.

Evite a dispersão.

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DEFINA BEM A SUA META

A sua meta é chegar, imediatamente, ao gol do adversário; a
cesta do outro time; rebater a bola de tênis rapidamente e
com muita eficiência para o outro lado da quadra ou da mesa.

Não é hora de firulas, de dribles e improvisações.

É hora do feijão com arroz; de dominar o básico...

De mergulhar fundo na matéria.
Só quando você dominar a técnica do jogo é que ganhará
confiança para fazer novas jogadas; aumentar o seu
repertório.

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SIGA A ORIENTAÇÃO DO TÉCNICO

Por ora você tem apenas que seguir a orientação do
técnico (professor).
O mau desempenho na prova é a oportunidade, real,
de colocar a casa em ordem.

Tudo é como aprender a andar.
Um tombo aqui, outro adiante e mais na frente um
tombo feio.
Mas, não desista!

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PERSISTÊNCIA É BASE PARA VITÓRIA

É essa persistência do seu tempo de bebê que deve
retornar.

Há o incentivo do pai e da mãe; da família e dos
amigos.

A única coisa que você tem em mente é que está
aprendendo a andar.

A fase do engatinhar já passou.

Agora, o objetivo é andar.

Depois virá o correr; o pular; o dançar; o dirigir;
o pilotar e tudo o mais.

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CADA COISA DE UMA VEZ

Não adianta pular etapas. O estalo acontecerá normalmente.

Dispense muletas e aparelhos que possam, aparentemente,
livrá-lo dos perigos da queda.

É caindo que se aprende a andar.



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OBJETIVO SERÁ ALCANÇADO

Não foi uma prova ruim.
Foi o que você conseguiu no momento.

Mas, fique certo, que mais adiante,
a nova prova não passará
de uma simples brincadeira de criança.

Você vai chegar lá. Para isso,
é só não desistir.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Falhas na preparação

Você estudou bastante, mas não conseguiu o sucesso esperado. Reflita sobre alguns prováveis motivos:

1 - De repente você privilegiou um ponto da matéria deixando os demais de lado.

2 - Na hora da prova, você sentiu que o estudo efetuado não possuia a abrangência necessária para garantir uma boa nota.

3 - O material estudado não tinha um peso tão significativo que merecesse uma exclusividade.

4 - Você decorou muito a matéria, mas não fixou bem os assuntos, facilitando a assimilação e o entendimento deles. Com isso, na hora do exame a memória falhou.

5 - O estudo tem de ser completo: aperfeiçoar o que já sabe e intensificar o trabalho com o que sabe pouco.

As falhas não devem servir como desânimo. O importante é corrigir a rota e certamente, mais adiante o rendimento será muito melhor.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Deficiência visual

Tiago Ortega, deficiente visual, espera conseguir se profissionalizar por meio do projeto educacional pioneiro voltado para atender as pessoas com deficiência. O estudante de 20 anos acredita que o programa desenvolvido especificamente para atender as suas necessidades irá lhe proporcionar oportunidades para alcançar os seus objetivos. Este projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (Aced), a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) e o Iesde (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino).
Mais informações sobre a Aced podem ser obtidas no site www.aced.org.br

Diploma de jornalista

O Comunique-se informa que a Proposta de Emenda à Constituição 386/2009, que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, deverá ser votada na próxima quarta-feira (11/11) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). Na reunião de 4/11, a oposição apresentou requerimento que pedia a retirada do projeto da pauta, mas ele foi derrubado por 29 votos contra 10.

Inscrições para estágio remunerado

Não há como negar que a experiência internacional na vida de qualquer estudante de graduação e de pós-graduação é fundamental para a carreira. Por saber disso, a Associação de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) acredita que essa vivência é um marco importante na formação do cidadão. Em parceria com a International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste), anualmente, a Abipe viabiliza cerca de 300 estágios remunerados para estudantes brasileiros no exterior e o mesmo número para estudantes estrangeiros no Brasil, colocando-o entre os cinco países com maior número de intercâmbios realizados dentro da Iaeste.

Para participar do programa, o candidato deve ter entre 18 e 28 anos; estar devidamente matriculado em um curso de graduação, pós-graduação, especialização ou mestrado; obter nível ao menos intermediário de inglês é um diferencial, mas além disso, o candidato deve ter vontade de fazer parte de uma nova cultura e ter facilidade para se adaptar a novos ambientes. O valor da inscrição é de R$ 76 e esta pode ser feita até o dia 15 de novembro.
A CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, por sua vez, oferece preços e condições de pagamento competitivos a todos os estagiários do programa de intercâmbio Iaeste.

Para mais informações, entre em contato com a Abipe – 11 3371 2885 www.abipe.org.br, CI São Paulo/SP (11) 3677-3600, Rio de Janeiro/RJ (21) 2512-6171, Porto Alegre/RS (51) 3346-4654, Brasília/DF (61) 3340-2040, Goiânia/GO (62) 3093-4353, ou acesse www.ci.com.br, para mais endereços.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Professor 40 horas

"Professor de 40 horas no Plano de Carreira"

Vários professores têm indagado sobre a data para votação do plano de carreira para os professores de 40 horas do RJ.

A expectativa do grupo é de que a votação ocorra o mais rápido possível na Alerj. Por enquanto, ainda não foi fixada a data para a apreciação da proposta do governo, nesse sentido.

domingo, 1 de novembro de 2009

Twitando


Laptops do estado

Um assunto para a Comissão de Educação da Alerj,
presidida pelo deputado Comte Bittencourt, passar
a limpo: algumas escolas da rede pública do estado
ainda estão com laptops empacotados. Em uma delas,
segundo denúncia ao blog, os computadores são de
modelos muito ultrapassados (2003) e não funcionam
a contento. A própria Secretaria de Educação-RJ deveria
se pronunciar.

Laptops do estado 2

O blog defende a tese de que as escolas prescindem de
tecnologias de ponta para funcionarem bem. Essa tese
passamos a encampar, com base em entrevista ainda no
início de carreira com o saudoso professor Santos Júnior,
coordenador da Escola Técnica Federal Celso Suckow
da Fonseca, atual Cefet. Inquirido sobre os equipamentos
da escola (máquinas, etc), o professor explicou que em
alguns casos ela estava adiante do mercado de trabalho
e em outros muito aquém. No entanto, frisava que o
mercado estava mais interessado em estudantes que
dominassem bem a Matemática, Física, Química, etc,
pois esses eram o que, certamente, se sobressairiam
nas empresas. Ele adiantava que muitos alunos do atual
Cefet, com esse perfil, já eram requisitados muito antes
do período oficial para estágio. O tradicional ensino das
disciplinas em sala de aula é o que fazia a diferença e
não a parafernália técnica, que servia apenas como um
suporte aos alunos, uma espécie de arremedo do mercado.

SBS Botafogo

É ruim quando uma cidade perde uma livraria, entre as
já tão pouco existentes. Agora é a unidade Botafogo
da SBS, especializada em livros estrangeiros, que
encerra as atividades.
A equipe SBS agradece aos clientes e indica outros
de seus endereços
:
Centro -
Largo de São Francisco
| Tel.: 21 2221-3231;
Rua da Quitanda | Tel.: 21 2516-3656; Niterói -
Rua Domingos de Sá | Tel.: 21 2612-3384; Copacabana - Av.
N.Sra de Copacabana | Tel.: 21 2548-0010;
Tijuca - Rua Conde
de Bonfim | Tel.: 21 2204-2799.

Aeroporto

Os primeiros tapumes já surgem no Aeroporto Tom
Jobim como efeito da Copa do Mundo de 2014 e
Olimpíadas de 2016. As obras
por si só permitem a geração de alguns empregos.
No resto é que a sociedade crie mecanismos para
que as verbas existentes sejam realmente bem
empregadas, sem qualquer tipo de desvio.
Seria desejável ao aeroporto a existência de uma
equipe de cicerones que circulassem pelo local,
orientando o público.
Um dia desses duas senhoras quase se
acidentaram ao tentar subir na escada rolante no
sentido contrário. Ao serem alertadas,
por outros usuários, do perigo que corriam,
levaram o fato na esportiva.
Mesmo no aeroporto, nem todas as pessoas
estão acostumadas com algumas modernidades
(não tão modernas assim).