Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ideia de jerico


O atual alcaide do Rio que em sua gestão já promoveu, em tão pouco tempo, caçada aos camelôs, apreensão de bicicletas e outras realizações similares, colocou as baterias em direção às pedras portuguesas que enfeitam vários calçamentos da cidade, principalmente nas áreas consideradas turísticas. Tem muito mulherio, em especial, aplaudindo. Caminhar de salto alto pela Rio Branco é tormento para muitas delas. Imponentes em seus terninhos ou roupas executivas, de repente, não mais que de repente, são levadas ao solo, com todo orgulho seriamente golpeado. Arrancar as pedras portuguesas e substituí-las por modernosos designs século XXI romperia de vez nosso cordão umbilical com os portugueses, um tanto abalados com a reforma ortográfica que lhes impusemos, acabando entre outras coisas com arcaísmos como aptual, óptica, etc e tal.
Uma saída mais econômica seria a criação de faixas exclusivas na qual apenas as executivas desfilassem pelo Centro da Cidade com seus saltos altos, sem risco de os ver presos nas pedras portuguesas.A Guarda Municipal ganharia mais a missão de impedir que brutamontes ou outras mulheres não-autorizadas circulassem pela passarela de nosso modernismo. Manter uma equipe permanente recuperando o calçamento de nossas ruas, é uma ideia de jerico que não deve ser sequer colocada em pauta. Chega de pedras e arcaísmos portugueses.
PS: o que quer dizer mesmo idéia de jerico?
ideia é a forma nova de se escrever antigas idéias

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Chega de Máscaras

 De vez em quando surgem doenças em escala mundial, com conotação de um verdadeiro apocalipse. Parece que do dia para a noite a humanidade toda será exterminada. A bola da vez é a gripe suína. É um prato cheio para a mídia. Contudo, é preciso cuidado com um certo oportunismo e sensacionalismo.

Ridículas máscaras começam a ser usadas em todos os cantos, de Paris, a Londres e Tóquio. Logo mais, certamente, aparecerão especialistas revelando que elas são ineficazes contra qualquer espirro. A indústria produzirá rapidamente máscara de silicone. Máscara no melhor estilo camisinha que se amoldarão ao rosto de cada cidadão. A indústria de comésticos lançará máscaras com a face do seu ídolo ou artista preferido. Você poderá sair à rua como se fosse um Brad Pitt ou coisa que o valha ou no caso de muitas mulheres, transformadas em Angeline Jolie.

A gripe suína marca a escalada mundial de pessoas que vivem uma vida de gado. Gente assustada com medo de qualquer espirro. Gente morta com medo de perder a vida. Gente incubada em suas fortalezas – casas-apartamentos – com medo de tudo.

O poeta Luiz Vieira já cantou que “quem anda com Deus não tem medo de assombração”. Quem não tem medo de viver, da mesma forma não se assusta com a doença bola da vez. Ela não é única: morre-se de tuberculose em pleno Rio de Janeiro ou São Paulo; morre-se de fome; morre-se de bala perdida; morre-se de vícios e também de não-vícios; morre-se de medo; e morre-se de tudo, principalmente de indiferença em relação ao próximo.

A verdadeira vida exige coragem. O resto são máscaras que procuram encobrir a realidade.

Enem: nada de novo no front

Os jornais noticiam com destaque a falência da escola pública brasileira, apontando o péssimo desempenho geral no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados divulgados pelo Ministério da Educação, justamente no Dia da Educação – 8 de abril – demonstram o caos de nossa educação.
Infelizmente, um resultado mais do que esperado. Providências para a modificação desse quadro, no entanto, são feitas ainda de forma muito tímida.
É preciso que a educação seja de fato a grande prioridade nacional.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Dia da Educação

Terça-feira, 28 de abril é o Dia da Educação. Pouco comemorado, pouco citado e tão esquecido como a própria Educação. Não apenas a educação formal ministrada pela escola. Não apenas o ensino oficial privado ou público. Não apenas a educação voltada para a formação e o trabalho. Mas, a educação em sua essência: a da construção de uma sociedade mais justa e mais feliz.

Pelo contrário, em muitos casos o acesso à educação formal pouco significa em termos de verdadeira educação. Cresce a educação mercantilista na qual o importante é o vencer na vida, visto como o saber levar vantagem em tudo, mesmo que isso seja feito na base do atropelamento do próximo, da burla, da farsa e do estabelecimento da mentira em todas as suas formas.

Edmund Burke afirma que “o exemplo é a escola da humanidade, e ele ensina como ninguém!”

Aprovação automática não tem se envolvido muito nos escândalos nossos de cada dia, que perpassam todos os setores da sociedade. Entendemos serem eles resultados de nossa baixa educação (não a escolar), mas a voltada para a construção de uma sociedade melhor.

Os antigos dizem que o exemplo vêm de cima. Nunca o chamado andar de cima de nossa sociedade esteve tão apodrecido.

O Dia da Educação esquecido em um país, no qual a Educação deveria ser um árduo trabalho de todo o dia, envolvendo toda a população, excluindo – de vez – as ervas daninhas que como pragas danificam a árvore da verdadeira vida.

 

Educação em baixa

Em e-mail publicado pelo O Globo de 24 de abril, a leitora Leidiane Telles Baiense se queixa da situação de seu colégio, em Cachoeira de Macacu. “Sobre as péssimas condições do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (16/4), digo que a situação do meu colégio, também é lamentável. A Secretaria de Educação dá desculpas pela falta de professores. No ano passado não tivemos biologia, este ano estamos sem língua estrangeira e redação. Os livros da esperada biblioteca estão abarrotados no vestiário e nós, por conseqüência, estamos sem vestiário e biblioteca”, registrou a leitora.

Universidades federais

O reitor da PUC-Rio, padre Jesús Hortal, afirma que “o governo federal parece apostar quase todas as fichas na expansão das universidades federais”. Segundo ele, “o caminho mais correto seria procurar uma soma de esforços, uma espécie de programa de parcerias público-privadas, visando a uma otimização dos recursos disponíveis. Não basta ter nichos de excelência. O dilema não está entre qualidades e quantidade, mas entre ampliação com qualidade estagnação.”

sábado, 25 de abril de 2009

Leitura e analfabetismo

Uma Aula Pública será realizada na tarde da terça-feira, 28, às 14h30, no gramado ao lado da rampa do Congresso Nacional para debater o enorme déficit educacional em relação aos índices de leitura, analfabetismo e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil . Uma carta gigante com as reivindicações da sociedade será entregue às autoridades para que seja levada à VI Confintea (Conferência Internacional de Educação de Adultos), que acontece em Belém-PA, de 19 a 22 de maio.
O evento faz parte da Semana de Ação Mundial 2009 e será realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a CEC. Atualmente, um em cada dez brasileiros com mais de 14 anos de idade é analfabeto e mais de 77 milhões de pessoas não desenvolveram o hábito da leitura no Brasil. De acordo com o coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, os dados não são novos, mas refletem uma realidade que pouco tem obtido avanços no país.

Analfabetismo brasileiro

Dados da Pnad-IBGE/2006, do Instituto Pró-Livro/2007, da Unesco/2008 e da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação/2009 apontam que são mais de 14 milhões de pessoas sem saber ler e escrever, 53% (7,6 milhões) só na região nordeste. Negros e moradores de zonas rurais são em geral mais afetados pelo analfabetismo que brancos e residentes urbanos. Cerca de 40 milhões de brasileiros não se interessam por leitura e outros 25 milhões não têm acesso a bibliotecas ou dinheiro para comprar livros. Menos de 30 dos mais de 1,5 mil cursos de pedagogia do país destinam atenção específica à formação de educadores de jovens e adultos. Nos presídios brasileiros, 330 mil jovens e adultos não completaram a educação básica. Os dados são da Pnad-IBGE/2006, do Instituto Pró-Livro/2007, da Unesco/2008 e da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação/2009.

Cursos de jornalismo

O portal Comunique-se registrou na sexta-feira, 24 de abril, que o presidente da Comissão formada pelo Ministério da Educação para aplicar novas diretrizes curriculares aos cursos de Jornalismo, José Marques de Mello, deixou claro que o objetivo do grupo é garantir “a liberdade curricular nas universidades e estabelecer diretrizes que não sejam uma camisa de força. Vamos respeitar as diversidades regionais, não queremos um tipo de jornalismo chapado. Defendemos uma formação básica genérica e unificada, mas cada curso deve procurar uma vocação.”

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Organizações Sociais

O polêmico Projeto de Lei 02/2009, enviado pelo Executivo no início deste ano à Câmara Municipal, que qualifica a gestão de alguns serviços da administração direta municipal em favor de organizações sociais (OSs) deverá ser votado até quinta-feira (30) naquela Casa Legislativa. Um substitutivo ao projeto original foi apresentado, que retira os temas Educação e Saúde do texto, assim como prevê que a Organização Social contratada publicará na imprensa e no Diário Oficial do Município, no prazo máximo de 60 dias contados da assinatura do contrato de gestão, regulamento próprio contendo os procedimentos que adotará para a contratação de serviços e obras necessários à execução do contrato de gestão, bem como para compras com emprego de recursos provenientes do Poder Público, sujeito à fiscalização do Tribunal de Contas do Município (TCM).As Comissões de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Reimont (PT), e de Higiene, Saúde Pública e Bem Estar Social, presidida pelo vereador Carlos Eduardo (PSB) já haviam mobilizado a população no sentido de votar contra o projeto original apresentado pelo Prefeito Eduardo Paes. Reimont, inclusive, quer rever o contrato com as creches conveniadas com a Prefeitura. “Precisamos aprimorar o atendimento às creches e saber do prefeito quantas delas serão construídas em seu mandato para absorção da demanda de crianças. Queremos que se cumpra a regulamentação constitucional da Emenda 53 que constitui um direito adquirido pelos movimentos sociais que foram às ruas e exigiram que as creches fossem responsabilidade da Prefeitura”, acrescenta Reimont.

Benjamin Constant

O Instituto Benjamin Constant (IBC) está com inscrições abertas para processo seletivo que contratará oito professores temporários. As inscrições são aceitas até a próxima quinta-feira, dia 30 de abril, das 9h às 17h, no próprio instituto, na Avenida Pasteur, 368, 2º andar, Urca, Zona Sul do Rio. O salário é de R$ 1.115,02 para carga horária de 40 horas semanais. O edital pode ser visto no site http://www.ibc.gov.br/.

Falta de pessoal

Em e-mail ao jornal O Globo, publicado em 14 de abril, o leitor David Neto, de São Paulo, fez o seguinte registro: “Lula tem 3.431 funcionários, Obama 1.800. Talvez aí esteja a explicação que justifique tão graves problemas que os EUA estejam vivendo: falta de pessoal. Ética e moral à parte, felizmente, no Brasil não há crise, apenas, uma marolinha”.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Call Centers

A Câmara Municipal do Rio promoverá no dia 30 (quinta-feira), às 10h, uma audiência pública sobre o chamado Projeto de Lei (PL) dos Call Centers, enviado à Câmara pelo Prefeito Eduardo Paes no início deste ano. “É um projeto sugerido pelo Partido dos Trabalhadores ainda na campanha à Prefeito de Eduardo Paes e abraçado pelo Executivo, que o enviou à Câmara Municipal. O texto prevê incentivos fiscais no setor de teleatendimento”, conta o vereador Reimont, que está atuando na Casa Legislativa pela aprovação deste PL. O parlamentar, ao participar este mês de um seminário realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), prometeu agilizar as discussões na Câmara sobre o tema. O projeto contempla duas propostas: redução do ISS e a isenção do IPTU. Além disso, agrega a isenção do ITBI e a cessão de espaço para instalação das empresas na chamada Área de Planejamento 3 (AP3) da cidade, que engloba 80 bairros onde se concentram 40% da população do município, no corredor da Avenida Brasil. Os incentivos valem para as empresas já instaladas na região e para as que vierem a se instalar. “É um projeto de resgate da economia desta região para ampliar a abertura de empresas nesta área, aumentando a oferta de emprego no setor. É uma proposta da maior magnitude para o Rio de Janeiro, que perdeu bastante mão-de-obra nos últimos tempos, e conta com o meu apoio”, frisou Reimont. De acordo com estudos da Prefeitura, a atividade de call center no Rio de Janeiro vem sofrendo esvaziamento devido a fatores variados, entre os quais a alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que atualmente é de 5%, concorrendo com alíquotas de 2% praticadas por municípios vizinhos da Região Metropolitana.

"Golpe de R$ 1 milhão"

A Marinha do Brasil distribuiu nota esclarecendo reportagem do jornal "Extra" sobre desvio de óleo diesel do seu Depósito de Combustíveis. Eis a nota:


NOTA DE ESCLARECIMENTO
Rio de Janeiro, 21 de abril de 2009

Com relação à matéria veiculada no Jornal “Extra”, página 7, do dia 20 de abril de 2009, com o título “Golpe de R$ 1 milhão”, a Marinha do Brasil esclarece que em maio de 2008, por ação do seu próprio Controle Interno, confirmou indícios de desvio de 30.000 litros de óleo diesel do seu Depósito de Combustíveis e instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o fato. Baseado no Relatório desse IPM, o Ministério Público Militar (MPM) ofereceu denúncia contra três militares envolvidos, a qual foi aceita pela 1ª Circunscrição da Justiça Militar.
Em março de 2009, fruto do relatório do MPM que apontou 11 entregas de combustível suspeitas de serem irregulares, foi aberto outro IPM para apurar esses possíveis ilícitos. A quantidade que teria sido desviada poderia totalizar cerca de 50.000 litros de óleo diesel.
Supondo o preço do citado combustível a R$ 1,30 (um real e trinta centavos), como anunciado na reportagem, chega-se ao valor do objeto dos IPM. Somando-se esses 50.000 litros aos 30.000 litros do IPM já concluído, apuramos um valor próximo a R$ 100.000,00 (cem mil reais), bem diferente do montante de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) apresentado na reportagem do Jornal “Extra”.
Ao contrário do que também foi informado na reportagem, a Marinha do Brasil funciona na véspera de feriados, nos próprios feriados e em todos os demais dias. Consequentemente, sua estrutura de apoio está diuturnamente em condições de atender às diversas demandas, como de hospitais, navios, unidades de abastecimento e manutenção. Assim, não são raros os abastecimentos pelo Depósito de Combustíveis da Marinha nos finais-de-semana e feriados, que seguem os mesmos procedimentos dos dias úteis.
Atenciosamente,
PAULO FERNANDO AMORIM DE CAMPOS
Capitão-de-Fragata ( T )
Encarregado da Seção de Comunicação Social

Parque Nacional de Jurubatiba

O Parque Nacional (Parna) da Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro, comemora 11 anos no próximo dia 29. Até lá, estão programadas várias atividades na sede do parque, no município de Quissamã, como caminhada da natureza, gincana cultural, lançamento de livro e ciclo de palestras com especialistas do setor ambiental. As atividades, em parceria com a Prefeitura local, têm o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da preservação do parque. 
Nesta sexta-feira, dia 24, haverá a posse do novo chefe do parque, o arqueólogo Carlos Alexandre Fortuna, que substituirá Eduardo Jalles. O evento será no Centro de Visitantes. O diferencial do aniversário deste ano é que o parque já conta com um Plano de Manejo, importante para implementar os três atrativos que deverão ser explorados no local – a trilha na Lagoa das Garças e os passeios de barco pelo Canal Campos em Macaé e de bugre.

Vagas para executivos

A Right Management, consultoria organizacional em transição de carreira (outplacement), divulga o resultado do estudo sobre a captação de vagas ofertadas aos executivos em março, no Brasil.  Nesse período, o mercado mostrou sinais de aquecimento, já que o número de oportunidades aumentou em 38% em relação ao mesmo período do ano passado. No comparativo mensal, o resultado também foi positivo, com o crescimento de 31% de vagas ofertadas.

            De acordo com a executiva Matilde Berna, diretora de Transição de Carreira da consultoria, alguns setores e segmentos, principalmente o construção civil, continuam na contramão da crise, numa realidade positiva. Esse aquecimento de mercado está centralizado em alguns segmentos de empresas que continuam contratando, apesar dos anúncios de crise. Para essas empresas, esse momento é de oportunidade para crescimento ou remanejamento do quadro de executivos.

            Apesar de liderar em número de vagas em março, o setor industrial apresentou estabilidade em relação a fevereiro com 39% das oportunidades. Já o setor de serviços respondeu por 27%, registrando um pequeno acréscimo em relação aos 26% do mês anterior.

                  Os segmentos que tiveram destaque no setor industrial foram: construção civil com 15%, bens de consumo com 13% e automotivo/autopeças com 12% das ofertas.  Já no setor de serviços, Telecom aparece na frente com 23%, seguido de TI com 18% das oportunidades. As áreas de atuação financeira e comercial, mais uma vez, foram as responsáveis pelo maior número de vagas registrando 25% e 15%, respectivamente.

Defesa das cotas


Uma manifestação em favor da aprovação das cotas para negros, índios e alunos da rede pública em escolas técnicas e em universidades federais será realizada nesta quinta-feira, 23, em Brasília, para pedir a aprovação do PLC 180/2008, em tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. O ato público será uma das atividades da Semana de Ação Mundial 2009.

A mobilização está sendo coordenada pelo Comitê Brasileiro em Defesa da Aprovação do PLC 180/2008 e contará com a presença de centrais sindicais, entidades da sociedade civil, senadores e deputados. Para o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a aprovação da reserva de vagas seguindo critérios sociais e raciais é importante para garantir a aprendizagem ao longo da vida para alunos de baixa renda, negros e indígenas.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tiradentes

"Dez vidas tivesse, dez vidas daria."

(frase atribuída aos alferes Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Caminhando sobre fronteiras


Caminhando sobre fronteiras. A obra examina a retomada da vida escolar por adultos trabalhadores migrantes. Partindo de sua experiência como educador de jovens e adultos em São Paulo, o autor reflete sobre os papéis da escola na participação de migrantes pouco letrados na sociedade urbana. Ao mesmo tempo, analisa os impactos gerados pela condição de educador em seu olhar sobre o mundo familiar. Já é noite quando os alunos do supletivo do Colégio Santa Cruz adentram os portões da escola. Munidos de força de vontade e perseverança, esses trabalhadores tentam superar as dificuldades que outrora os afastaram da vida escolar. Em São Paulo, buscam uma vida mais digna e alguma possibilidade de ascensão social. Mas será que o acesso ao conhecimento transforma a visão de mundo dessas pessoas, tornando-as mais adaptadas à metrópole – e, em certa medida, estranhas ao sertão de onde saíram na adolescência? No livro Caminhando sobre fronteiras – O papel da educação na vida de adultos migrantes, lançamento da Summus Editorial, Fernando Frochtengarten analisa, de maneira sensível e poética, a experiência de retomada da vida escolar por adultos trabalhadores que deixaram o campo rumo à cidade. Para entender essa trajetória e os motivos que os levaram a emigrar, o autor viajou para as áreas rurais do norte de Minas Gerais e sul da Bahia, a fim de conhecer as famílias de alguns de seus alunos e visitar o local onde eles um dia viveram. O lançamento foi programado para o dia 23 de abril (quinta-feira), das18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (piso superior), Rua Fradique Coutinho, 915.
Título: Caminhando sobre fronteiras – O papel da educação na vida de adultos migrantesAutor: Fernando Frochtengarten Editora: Summus Editorial Preço: R$ 37,80 Páginas: 168. Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 Site: http://www.summus.com.br/

Defesa das cotas

O Comitê Brasileiro em Defesa do PLC 180/2008, que reserva 50% das vagas nas universidades federais e nos cursos tecnológicos públicos para pessoas oriundas da escola pública, respeitando a proporção de negros(as) e indígenas em cada Estado da Federação, realizará um Ato Público no dia 23 de abril, às 12h30 na Ala Nilo Coelho, sala 2. O Ato “A Diversidade e a Escola Pública Pedem Passagem na Universidade Pública de Qualidade” reunirá representantes das seis centrais sindicais brasileiras (CUT, Força Sindical, UGT; NCST; CTB e CGTB), dos movimentos Negro (Conen e Educafro), Indígena (Coaib, Cimi, Fórum de Educação Indígena), dos Sem Universidade (MSU), de entidades do movimento estudantil (Une e Ubes), das entidades educacionais (CNTE, Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e de parlamentares dedicados à aprovação do projeto.

Todos vestindo preto

De acordo com o Sind-Justiça, os atos realizados pelos serventuários no último dia 16, em respeito à data-base, foram uma demonstração do desejo da categoria em ver em seus contracheques a valorização que lhe é devida. O próximo passo da Campanha Salarial dos erventuários do Estado do Rio será a realização do ‘abraço’ ao Fórum Central no dia 29 de abril (quarta-feira), às 16 horas. Segundo o sindicato da categoria, é importante que todos estejam vestindo preto, "a cor da nossa indignação". Logo após haverá Assembleia Geral, com o debate do indicativo de uma possível greve da categoria.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cota nas universidades

O Comitê Brasileiro em Defesa do PLC 180/2008, que reserva 50% das vagas nas universidades federais e nos cursos tecnológicos públicos para pessoas oriundas da escola pública, respeitando a proporção de negros (as) e indígenas em cada Estado da Federação, realizará um Ato Público no dia 23 de abril, às 12h30, na Ala Nilo Coelho, sala 2. O Ato “A Diversidade e a Escola Pública Pedem Passagem na Universidade Pública de Qualidade” reunirá representantes das seis centrais sindicais brasileiras (CUT, Força Sindical, UGT; NCST; CTB e CGTB), dos movimentos Negro (Conen e Educafro), Indígena (Coaib, Cimi, Fórum de Educação Indígena), dos Sem Universidade (MSU), de entidades do movimento estudantil (Une e Ubes), das entidades educacionais (CNTE, Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e de parlamentares dedicados à aprovação do projeto.

Copa Itaú de Tênis

Destaques do tênis nacional, os atletas Victor Castro, 5º melhor tenista do Brasil nos 12 anos, e Pietro Silva, 6º do País na mesma categoria, entram em quadra nesta quinta-feira, dia 16 de março, em busca do título da etapa gaúcha da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 e do prêmio dado ao melhor da disputa: uma bolsa de estudo e treino nos Estados Unidos. A competição acontece no complexo esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 6681 - prédio 81 - Partenon - Porto Alegre/ RS). A rodada do primeiro dia da Copa Itaú de Tênis tem início às 13h, de acordo com a programação disponível no site www.trysports.com.br.

Sind-Justiça-RJ

Registro do Sind-Justiça: Na tarde do dia 13 de abril, o presidente do Sind-Justiça, Amarildo Silva, obteve a confirmação da juíza auxiliar da Presidência do TJRJ, Andréia Quintela, e da diretora do DGPES, Beatriz Gaspar, das datas de pagamento do auxílio-locomoção. Elas garantiram que o pagamento dos valores referentes aos meses de fevereiro, março e abril — R$ 4,40 por dia útil — serão efetuados no próximo dia 30 de abril. Já o referente ao mês de maio será feito no dia 5 do próprio mês. Aliás, o dia 5 é a data escolhida pela Administração do Tribunal para o crédito mensal do benefício dos meses posteriores. O benefício contempla todos os serventuários da ativa e será depositado em conta bancária. “Este auxílio é uma conquista direta da greve de 65 dias do ano passado. A revisão do seu valor já é, entretanto, uma das reivindicações da atual Campanha Salarial”, diz Amarildo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Panorama Educacional

Universitários: custos elevados

O ministro da Educação Fernando Haddad divulgou estudo revelando que um universitário brasileiro custa 6,1 vezes mais do que um aluno do ensino básico. O dado é de 2007, tendo em vista a comparação de gastos públicos em universidades e escolas. O estudo, no entanto, aponta que a diferença vem caindo. Em 2006, um universitário custava 6,7 vezes mais; em 2003, 9 vezes; e em 2000, 11,1 vezes. (15/04/09)


Desproporção exagerada

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, as despesas com universitários deveriam ser, no máximo, quatro vezes maior que a com os alunos do ensino básico. Ele considera que atualmente existe uma desproporção exagerada. (15/04/09)


Os gastos com os alunos

De acordo com os dados do MEC, em 2007, o gasto por aluno no ensino superior público ficou em R$ 12.322, em valores da época, com cada estudante da educação básica custando R$ 2.005 ao ano e os do ensino médio, R$ 1.572, com gasto mensal de R$ 131. (15/04/09)



Patamar mundial

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que um universitário deve ter um custo de 5,7 vezes mais do que o aluno de uma antiga escola primária (primeiras séries do ensino básico). (15/04/09)



Reciclagem dos professores

A Secretaria Municipal de Educação do Rio pretende oferecer um programa de reciclagem para os professores de Matemática, tendo em vista a melhoria do aprendizado dos alunos. (postado em 15/04/09)

Comissão de Educação/Alerj

Foi programado para esta quarta-feira, 15 de abril, a audiência pública da Comissão de Educação da Alerj, com a presença do presidente da Faetec, Celso Pansera. Um dos principais temas em pauta será a contratação de professores em regime temporário. (15/04/09)




Merenda em Niterói

A Fundação de Educação de Niterói/Secretaria de Educação deu início a um pregão eletrônico para a compra de gêneros alimentícios com o objetivo de abastecer toda a rede municipal de ensino. (15/04/09)

Nova Iguaçu sem creche

Pais e responsáveis por alunos de 18 creches em Nova Iguaçu realizaram protesto na terça-feira, dia 14, em frente à prefeitura da cidade contra o fim do convênio com as instituições, prejudicando cerca de 600 crianças. Os manifestantes alegam que em dezembro do ano passado, a prefeitura suspendeu o repasse de verbas para as unidades da rede comunitária. (15/04/09)

O fim do vestibular

O Ministério da Educação (MEC) já começou a preparar as provas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá substituir o vestibular em universidades federais. O objetivo é de que até junho tenha início o chamado pré-teste, com 1.500 estudantes da rede pública e privada de ensino médio e superior.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Discriminação ao fumantes

O blog da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) registra que o projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo, pode levar as empresas a evitarem empregar fumantes. A opinião é do presidente da entidade Ralph Arcanjo Chelotti. Segundo Chelotti, os “fumódromos” criados por muitas empresas para empregados que fumam não poderão mais funcionar dentro das instalações das empresas, nem mesmo no andar térreo, como é comum, e terão que ser deslocados para fora dos espaços de trabalho.
Para Chelotti é inegável que os processos de recrutamento e seleção de pessoas, que em algumas empresas já excluem fumantes, vão ser cada vez mais seletivos nesse aspecto, o que é um indicador de que aqueles que fumam podem ter cada vez mais dificuldades para conseguir emprego.“Nesse caso, penso que mentir é uma má ideia, pois a pessoa terá dificuldades em explicar porque precisa se ausentar toda vez que quiser fumar. Embora eu pense que esta proibição é muito invasiva, acredito sim que as empresas começarão a excluir os fumantes de seus processos de seleção”, alerta Chelotti.Conheça mais sobre a ABRH-Nacional.Site: www.abrhnacional.org.brBlog: http://abrhnacional.org/SlideShare: www.slideshare.net/abrh

Centro Universitário do Sul de Minas

Com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade aos alunos que querem utilizar recursos que vão além da sala-de-aula, o Unis (Centro Universitário do Sul de Minas) firmou contrato, em março de 2009, com o Iesde (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino). Segundo Carlos Alberto Chiarelli, ex-Ministro da Educação e Diretor de EAD do Iesde, com esta parceria o aluno irá contar com videoaulas e material didático, além de ter à sua disposição tecnologia de ponta, como o Videobook (aulas no formato de MP4), e acompanhamento de professores altamente qualificados, em um ambiente interativo. Mais informações no site www.iesde.com.br

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ensino de idiomas

O Centro Latino de Idiomas (CLL) e a H2Web acabam de lançar a segunda versão do portal - http://virtualtarget.plugin.com.br/index.php/DmaClick?1525,313,4884,5718,91b5b7f31b3b297bac159905306194b1,aHR0cDovL3d3dy53ZWJsaW5ndWFzLmNvbS5ici8= -, que visa à complementação do ensino tradicional de idiomas como o inglês, francês, espanhol e português, todos com os níveis básico, intermediário e avançado.

domingo, 12 de abril de 2009

Rogério Marques

Querido Amigo Maurício,
antes de mais nada, parabéns pelo Blog, muito bem apresentado e, mais importante, com conteúdo . Como essas suas considerações sobre a questão do comportamento humano e das leis.
Jamais esquecerei aquelas tardes de trabalho no velho Jornal dos Sports da Rua Tenente Possolo. Você foi um dos que me ajudaram, e muito, nos primeiros dias na Editoria Escolar. Coisas que eu jamais esqueço, mesmo passados tantos anos -- quase trinta!
Forte abraço, muita paz, felicidade e sucesso sempre,
Rogério Marques



Ps: Rogério Marques é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. O gentil comentário é recebido com orgulho por esse jornalista.

Páscoa

José Luiz Teixeira deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Páscoa: Jesus Cristo sem rótulos I":
Maurício, parabéns pelo blog e obrigado pela citação. Você conseguiu aprofundar o tema, com muita propriedade, e, talvez por causa disso, deixar claro que a mensagem cristã depende da interpretação de cada um.
uma boa páscoa e um abraço

Páscoa: Jesus Cristo sem rótulos I


Minha velha vó Iracema disse para que não perdesse tempo discutindo religião. Nesse período de Semana Santa – com o perdão de minha vó – faço uma ressalva. Recebi o sempre inteligente blog Escuta Zé! do jornalista José Luiz Teixeira, com o título “Era Jesus Cristo socialista?”
Como antigo estudante de História da Faculdade do Pedro II confesso que tenho lá minhas dúvidas. Como diria o mestre Benito Alemparte: “há controvérsias”.
Na área do jornalismo há a célebre citação de Alcindo Guanabara, quando inquirido em uma redação de jornal a escrever sobre Jesus: “a favor ou contra?”
Há Danilo Nunes com o seu “Judas: traidor ou traído?”. Há uma série de obras históricas – com maior ou menor grau de veracidade que podem levar o leitor para o caminho que quiserem.
Dependendo do que seja socialismo, é possível que Jesus tenha sido socialista.
Contudo, neste começo de 2001 assistimos impávidos (e colosso) o desgaste das palavras. Há contumazes autoritários que aparecem na realidade atual com discursos de democratas. Serviçais de ditaduras pregam lições de democracia. Antiéticos escrevem sobre ética e dão cursos e palestras sobre o assunto.
Do ponto de vista histórico Jesus sequer era cristão. Jesus era judeu. Mas, e daí?
Da mesma forma, Marx não se considerava marxista. E daí?
As palavras figuram em nossa sociedade muitas vezes como rótulos e servem para que lobos se vistam com pele de cordeiro.
O sentido da Páscoa (Pessach – a travessia) é o da libertação da escravidão. A escravidão da ignorância e do não se permitir o acesso a todos a uma boa educação; a escravidão da doença e não se permitir a todos o acesso a um bom sistema de saúde; a escravidão ao desamor e não se permitir a todos o acesso ao amor; e por aí vai.




...............................................................

Páscoa: Jesus Cristo sem rótulos II

No Sermão do Monte, o Nazareno alertava à multidão para que o escutassem bem, aqueles que não fossem surdos (não a surdez apenas física, mas a surdez da alma). Roberto (o rei Carlos) afirma que todos estão surdos e poucos têm a capacidade de ouvir nos dias atuais.
O Sermão do Monte (ou da Montanha – para os que preferem o exagero, pois não havia montanhas no local) é a síntese da mensagem de Jesus. Quem quer ir direto a fonte, sem interferências de terceiros basta ler a mensagem e ponto final.
Nesse aspecto, o ponto do Sermão que talvez aproxime Jesus de uma visão pragmática e fundamental para o entendimento de nossa sociedade dita cristã seja justamente o trecho:

“... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que particais a iniqüidade.”

(Mateus VII)


.....................................................................
Páscoa: Jesus Cristo sem rótulos III

O teólogo Emmet Fox observa a citação de Mateus: “E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou de sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.”

E assinala Emmet Fox: “Mateus nos diz que as pessoas ficaram admiradas com a doutrina de Cristo, e é sempre assim. A mensagem de Cristo é 100% revolucionária. Derruba todos os padrões e todos os métodos, não só do “mundo” como de todas as religiões convencionais ou ortodoxas, pois faz com que desviemos nosso olhar de fora para dentro, do homem e de suas obras para Deus.”


..............................................................
Páscoa: Jesus Cristo sem rótulos IV

Já o filósofo Roger Garaudy frisa que “Jesus não definiu qualquer programa político nem doutrina social que se impusesse a todos os povos e a todos os tempos. Não se trata, portanto, de pretender sacralizar, em nome da fé, uma obrigação de ser de direita ou de esquerda. Mas o que podemos e devemos clamar, com todas as nossas forças, é que, em nome de nossa fé, não podemos tolerar a divisão do mundo em dois, o Norte e o Sul, e a acumulação da riqueza num pólo da sociedade e da miséria no outro. Se o mundo não é um, nem nossa vida pessoal, nem nossa história comum podem ter sentido.”
E acrescenta Garaudy: “Nossa tarefa é reunir todos os homens de fé – seja qual for essa fé – contra o mundo atual do não-sentido, criar núcleos de resistência ao não-sentido, denunciando e combatendo tudo o que é contrário a uma unidade sinfônica do mundo, em que cada criança, cada mulher, cada homem possa desenvolver plenamente todas as riquezas humanas que tem em potencial, a fim de que cada povo, cada cultura, cada fé traga suas contribuição à unidade fecundante do mundo.
Isso implica combater aquilo que se opõe a essa unidade, pretendendo impor uma dominação imperial, o que não passa de uma falsa unidade.”

...........................................................
Páscoa: Jesus Cristo sem rótulos V

Finalmente, para quem deseja fugir do Jesus – muitas vezes – esteriotipado de Hollywood, o blog indica “O Evangelho Segundo São Mateus”, do cineasta comunista Píer Paolo Pasolini, eleito pelo Vaticano como um dos melhores filmes sobre religião de todos os tempos e segundo o crítico Derek Malcolm, do The Guardian “um filme memorável sobre Jesus.”
Um detalhe: não é um Jesus branco nem de olhos azuis (ou seja, um Jesus sem rótulos. Ou na complementação de Garaudy: “É o que se exprime quando se diz que Deus se fez homem em Jesus, nos revelando todas as dimensões do homem: sua dimensão divina, isto é, sua relação com Deus; sua dimensão cósmica, quando, além do invólucro que parece encerrá-lo, a natureza inteira transforma-se em seu corpo; sua dimensão comunitária, quando cada um sente pessoalmente responsável pelo destino de cada um dos outros.

E isto se chama amor. Ou Deus.”
Uma ótima Páscoa para todos os leitores: a Páscoa-Pessach – a travessia da escravidão para a liberdade.

Investimentos no esporte

O Ministério do Esporte pretende, ainda neste primeiro semestre de 2009, mobilizar os setores econômico e financeiro do país para nacionalizar ainda mais os investimentos no esporte com recursos da Lei de Incentivo. É que em 2008 foram aprovados projetos para serem executados em 18 estados e destes, apenas os projetos referentes a 10 estados conseguiram efetivar a captação de recursos. A grande concentração ficou para Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, onde se encontram a sede da maioria das empresas. O anúncio foi feito pelo ministro interino do Esporte, Wadson Ribeiro, durante o primeiro dia de atividades do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Esporte.

O ministro interino informou que a estratégia de ação é reunir federações da indústria, federações do comércio e representantes dos demais setores da economia para que eles conheçam, com riqueza de detalhes, a necessidade e a grande importância de patrocinar o esporte.

Intercâmbio estudantil

A CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, anuncia que as inscrições para a temporada de trabalho de férias nos Estados Unidos estão abertas. O programa dura de três a quatro meses, com início previsto para novembro de 2009 e término em março de 2010. E, quem se inscrever até o dia 31 de julho, recebe um desconto de US$ 100 no pagamento à vista, ou pode fazer o pagamento em até 10 parcelas sem juros. O programa de trabalho de férias é exclusivo para jovens universitários, com idade entre 18 e 28 anos, que possuam nível intermediário de inglês. As vagas são para trabalhar em empresas americanas do ramo de entretenimento e turismo, como parques temáticos, hotéis, resorts, restaurantes, redes de fast-food, lojas, entre outras.

Para mais informações, entre em contato com a CI: São Paulo - Pacaembu (11) 3677-3600. Ou acesse http://www.ci.com.br/. Sobre a CI

Marmalade boy



MARMALADE BOY é um romance recheado de comédia e triângulos (ou seria melhor dizer polígonos?) amorosos, publicado originalmente em capítulos mensais entre 1992 e 1995 na revista Ribon, da editora Shueisha. Com o sucesso, já foi adaptado para uma série de animê de 76 episódios entre 1994 e 1995; um longa metragem animado em 1995; e uma novela (dorama) de trinta episódios produzida em Taiwan. E é o novo mangá shojo (feminino) que chega ao Brasil mensalmente, num total de oito volumes, com sentido de leitura e onomatopéias originais, além das páginas editoriais e extras preparados pela equipe do Planet Mangá.


MARMALADE BOY - de Wataru Yoshizumi- Romance / Comédia - entre 176 e 208 páginas- - 8 volumes, completo- Distribuição Setorizada- R$ 9,90

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Equilibrium Fharmácia

Instalada há 12 anos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Equilibrium Pharmácia de Manipulação está inaugurando sua primeira filial em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Até o final do ano, a intenção do médico e empresário Oswino Penna é abrir mais duas filiais, desta vez, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aviando receitas alopáticas, cosméticas, dermatológicas, fitoterápicas,nutracêuticas, odontológicas, ortomoleculares e veterinárias, em breve a Equilibrium também vai passar a investir em Homeopatia. São mais oportunidades de vagas no mercado de trabalho.

sábado, 4 de abril de 2009

Saúde Coletiva na UVA

O vestibular para o curso de Saúde Coletiva, da Universidade Veiga de Almeida, acontece neste sábado, 4 de abril. As inscrições foram aceitas no site da UVA, oubnos campi, Tijuca ou Cabo Frio, com 1kg de alimento não perecível. O objetivo do curso, inédito até então em instituições privadas, é preencher um campo ainda carente de profissionais na área de gestão das instituições de saúde. O curso tem duração de 4 anos e os alunos poderão atuar nas áreas de planejamento, logística, gestão e avaliação em setores governamentais e iniciativa privada.

Fecap abre inscrições

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) abre as inscrições para o Processo Seletivo do 2º semestre de 2009. Os interessados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas podem se inscrever para as provas que acontecem de março a julho. Para a prova do dia 25 de abril, as inscrições podem ser feitas até o dia 22. As inscrições podem ser feitas por meio do portal Fecap (www.fecap.br) ou na Área de Relacionamento Institucional, na Av. Liberdade, 532, São Paulo, de segunda a sexta, das 9h às 21h e, aos sábados, das 9h às 13h. O telefone é (11) 3272-2222.

Intercâmbio nos Estados Unidos

A CI, empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, anuncia que as inscrições para a temporada de trabalho de férias nos Estados Unidos estão abertas. O programa dura de três a quatro meses, com início previsto para novembro de 2009 e término em março de 2010. E, quem se inscrever até o dia 31 de julho, recebe um desconto de US$ 100 no pagamento à vista, ou pode fazer o pagamento em até 10 parcelas sem juros.
O programa de trabalho de férias é exclusivo para jovens universitários, com idade entre 18 e 28 anos, que possuam nível intermediário de inglês. As vagas são para trabalhar em empresas americanas do ramo de entretenimento e turismo, como parques temáticos, hotéis, resorts, restaurantes, redes de fast-food, lojas, entre outras.

Dia do Voo

Trinta ousadas máquinas voadoras sem motor promotem cruzar o céu de São Paulo no mês de agosto. As criativas engenhocas são os aviões caseiros da segunda edição do Red Bull Flugtag – O Dia do Voo, que está de volta ao Brasil em busca de amantes da aviação, aficionados por diversão e novas invenções. Pilotos, co-pilotos e engenheiros mecânicos amadores de todo país vão ganhar a chance de viver um dia de Santos Dumont e a tarefa de pilotar sua própria criação. Para participar do evento bastam criatividade e um desejo muito forte de voar! Os candidatos devem reunir-se em equipes com 3 a 5 pessoas e colocar no papel o projeto da sua máquina. As inscrições vão até o dia 30 de abril – todas as informações estão no site www.redbull.com.br.

Serventuários-RJ mobilizados

A Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 1º de abril, aprovou calendário de luta para intensificar mobilização pela reposição salarial na data-base e demais itens da pauta de reivindicações. Há quase um mês da data-base (1º de maio), garantida pela Lei nº 4.620/05, os serventuários ainda não têm a definição quanto à reposição das perdas salariais. Pelo calendário de atividades haverá no dia 16 de abril assembleias em todo o estado e no dia 29 de abril, abraço ao Fórum Central, às 16h, seguido de Assembleia Geral.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Folha Dirigida: Caros Amigos

O jornalista está se desligando da Folha Dirigida depois de muito tempo de estrada. Nessa saída, a mensagem dos amigos de redação e demais setores do jornal emocionam o velho escriba por poder comprovar que o que se leva desta vida são os amigos que a gente tem no coração. Nota 10 para todos, com total APROVAÇÃO AUTOMÁTICA.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

JS: a derrubada de um velho jornal

O prédio do antigo Jornal do Sports, na Rua Tenente Possolo, 15, Centro do Rio, próximo da Lapa, acaba de ser demolido para dar lugar a um novo prédio em que funcionará uma empresa de informática. Criado por Mário Filho, o JS foi durante anos referência na área esportiva no Rio de Janeiro e com repercussão no país. O famoso cor-de-rosa constituiu-se em uma verdadeira escola de jornalismo, tendo suas páginas abrigado talentosos jornalistas. Atualmente, com uma concorrência mais acirrada, o JS funciona em um prédio na Praça da Bandeira, sob o comando de outro grupo. O jornalista começou sua carreira no Jornal dos Sportes, trabalhando na editoria de Educação. A derrubada do prédio cor-de-rosa do JS encerra um capítulo da imprensa brasileira, em um momento em que o jornalismo impresso procura uma saída diante do surgimento e fortalecimento da mídia eletrônica.

Pesquisa EESP-FGV

O Centro de Microeconomia Aplicada da EESP-FGV divulgou pesquisa inédita sobre o impacto da adoção de material didático de escolas particulares pelos alunos da rede municipal do ensino fundamental do Estado de São Paulo. O estudo levou em consideração, entre outras variantes, a proficiência dos alunos de quarta e oitava séries em português e matemática na Prova Brasil, avaliação criada em 2005 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma autarquia do Ministério da Educação e Cultura, aplicada em 5.387 municípios envolvendo mais de 3 milhões de alunos. O projeto foi coordenado pelo prof. André Portela, com a participação dos professores Maria Carolina da Silva Leme e Vladimir Ponczek, docentes da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e Paula Louzano. O Estudo O termo “sistema de ensino” é utilizado para designar instituições privadas que comercializam seu material didático e sua proposta pedagógica, estabelecendo convênios com escolas ou redes escolares privadas ou públicas. Exemplos disso são os sistemas como do Objetivo, COC, Positivo, Anglo, Pueri Domus, Fundação Bradesco, Sigma, entre outros. Esses sistemas propõem a estruturação dos conteúdos curriculares e das atividades pedagógicas por meio de materiais didáticos destinados não somente aos alunos, mas também à capacitação aos professores. Mais informações: Para receber a pesquisa na íntegra, bem como os gráficos de municípios atingidos, por favor, contatar a assessoria de imprensa. Insight Engenharia de Comunicação e MarketingTel. (11) 3284-6147 / 3253-4916Fabiana Farias – (11) 7320-1887 – fabiana@insightnet.com.brJoyce Matsushita – (11) 9917-2801 – joyce@insightnet.com.br

Lei Rouanet

O blog Escuta Zé! aprovou o Projeto de mudanças na Lei Rouanet. Os interessados no assunto podem verificar detalhes no www.escutaze.com.br .

Yázigi: novas unidades

O Yázigi Internexus – primeira franquia de idiomas no Brasil com 59 anos de mercado – deve inaugurar 30 unidades até o fim de 2009, com possibilidade de geração de novos empregos. Entre as praças em que a rede tem um foco especial estão Vitória e Porto Alegre. Ao todo, o Yázigi conta com cerca de 400 escolas espalhadas pelo Brasil. Vitória é um ponto estratégico para o Yázigi na região sudeste - que atualmente concentra 49% das unidades da rede. - Yazigi- www.yazigi.com.br